Vai beijar? Como preparar a barba e evitar beard rash

Que papo é esse de que beijar alguém com barba causa irritação? Saiba o que significa o beard rash e como evitar esse incômodo na hora do beijo.

Compartilhar:

Um termo que viralizou recentemente nas redes sociais é o “beard rash”! A trend mostra pessoas com irritações e feridas na pele após supostamente terem beijado alguém que tenha barba, mas será que isso é real? Hoje estamos aqui para falar desse assunto e principalmente te deixar seguro na hora de beijar alguém. Venha conferir!

Barba rala? Saiba como disfarçar

Caspa na barba: como resolver

Barba por fazer: dicas para adotar e cuidar do estilo

Primeiramente, o que é beard rash?

Foco em barba com pelos por fazer

O que é o beard rash?

Traduzindo de forma literal, beard rash significa “irritação da barba”. Esse é o nome popular dado a um tipo comum de dermatite causada pelo atrito entre a pele e os pelos da barba, seja da própria barba ou da barba de outra pessoa, em casos de contato mais próximo, como beijos.

Sim, esse tipo de irritação é real e bastante comum. Ela costuma afetar principalmente pessoas com a pele mais sensível, ressecada ou que já apresentam alguma predisposição a reações cutâneas. O atrito constante pode causar vermelhidão, ardência, coceira e até pequenas lesões ou descamação na pele.

Como a “beard rash” é causada?

A famosa beard rash — ou irritação causada pela barba — surge principalmente devido ao atrito constante entre os pelos faciais e a pele. Esse contato repetitivo pode provocar vermelhidão, ardência e até pequenas lesões, especialmente em peles mais sensíveis.

Situações como beijos, por exemplo, favorecem esse atrito. Isso porque a barba e o bigode ficam localizados bem ao redor da boca, e durante o movimento, os fios entram em contato direto com a pele do(a) parceiro(a), causando esse tipo de irritação.

Além disso, quando a barba está por fazer, o risco de causar desconforto aumenta. Por isso, manter a barba hidratada, limpa e aparada é essencial — tanto para quem usa, quanto para quem entra em contato com ela

Dá pra evitar a “beard rash”? Com certeza, e aqui vai como!

Homem com bigode e barba grande

Não precisa evitar a barba! Saiba com tratar o Beard Rash

Antes de tudo, vale reforçar: não é todo mundo que vai desenvolver a beard rash. Essa irritação na pele é mais comum em pessoas que já têm certa predisposição a alergias, pele sensível, ressecada ou com tendência a reações inflamatórias. Então, não precisa sair evitando a barba por aí — com os cuidados certos, dá pra curtir o contato sem desconforto. Agora, veja como prevenir esse tipo de irritação:

Cuidados para quem tem barba:

  • Mantenha a barba higienizada: mantenha a barba sempre limpa, lavando com shampoo para barba e secando bem. Lembre-se que ambientes úmidos criam um espaço propício para a procriação de fungos e bactérias.
  • Hidrate a sua barba: a barba ressecada é mais áspera e pode irritar mais a pele de quem entra em contato com ela. Por isso, inclua na sua rotina o balm para barba, esse produto vai ajudar a manter os fios macios.
  • Aparar ajuda: fios muito longos ou com pontas ásperas aumentam o atrito. Aparar regularmente ajuda a suavizar o toque.

Cuidados para quem vai beijar alguém com barba:

  • Hidrate a pele diariamente, principalmente ao redor da boca e no queixo. Isso fortalece a barreira natural da pele e reduz a chance de lesões por atrito.
  • Trate microfissuras: se notar pequenos machucadinhos ou áreas sensíveis na pele, busque tratamento! Essas microfissuras podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias que causam irritação.
  • Evite esfoliação logo após o contato com a barba: pois a pele já estará sensibilizada e isso pode piorar o quadro.

Se mesmo com esses cuidados a irritação continuar aparecendo, vale consultar um dermatologista. Às vezes, um tratamento personalizado para o seu tipo de pele pode fazer toda a diferença.

Doutor, sua barba merece todo o cuidado, então aproveite para conhecer a linha completa de produtos para barba de Dr. Jones.