Como emagrecer e manter a boa forma no inverno - Dr. JONES

Como emagrecer e manter a boa forma no inverno

Você sabia que, no inverno, nosso corpo trabalha bem mais para manter a temperatura, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias do que no verão? E essa pode ser uma boa notícia para você.

Temos o costume de achar que o inverno é a estação do ano em que mais ganhamos peso, não é?

A impressão é de que sentimos mais fome — e as comidas à mesa, mais gostosas, mais quentes e mais calóricas, parecem um incentivo para os números crescerem na balança.

Isso, porém, não é totalmente verdade, meu caro. O inverno, pelo contrário, pode ser pode ser um ótimo período para perder peso ou manter os ganhos que os exercícios físicos já lhe proporcionaram. Vem que a gente explica.

Então, por que ganhamos peso no inverno?

Imagem gerada por IA mostra, em fundo neutro, um homem de costas para uma mulher. Ela, ruiva e jovem usando camisa preta. Ele, loiro, na faixa dos 30 anos, usando camisa branca.

Imagem: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Primeiramente, os fatos. Existem, sim, dados que mostram que as pessoas tendem a engordar quando as temperaturas baixam.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já se comprovou que as pessoas ganham entre 0,4 e 0,9 kg nos meses mais frios, que lá compreendem o período entre novembro e janeiro.

A explicação para isso, porém, está mais ligada a fatores culturais e até psicológicos: simplesmente, as pessoas comem mais e as porções são maiores. Em países como os próprios Estados Unidos, onde o Natal, o Ano Novo e as ceias fartas coincidem com o inverno, está dada a receita para o ganho de peso.

A culpa é, em larga medida, da alimentação porque o que acontece com o organismo no inverno é o contrário do que muitos acreditam: no frio, na verdade, nosso corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna

Com isso, o metabolismo se acelera e pode ser a deixa para que percamos peso com mais facilidade no frio do que no calor! Já há, inclusive, dados que mostram que os tremores e calafrios (em inglês, shivering) que sentimos no frio é um poderoso ‘queimador’ de gordura.

Na verdade, praticar atividade física ao ar livre no frio pode ajudar a queimar 30% mais calorias que no calor do verão, segundo a American Sports & Fitness Association (ASFA). Tem até treinadores e personal trainers que tiram proveito disso. 😵

O que comer para emagrecer no inverno?

Agora, é claro que, sem orientação e supervisão adequadas de um profissional, sair na friaca de regata sob o pretexto de acelerar a queima diária de calorias não é uma boa estratégia para a sua saúde.

Por isso, uma das formas de garantir que você perca peso, ou ao menos não ganhe, é começar ‘atacando o inimigo’ onde ele está: na sua mesa.

É importante não descuidar da alimentação só porque está frio — e aproveitar para investir em alimentos que são a cara do inverno, mas contribuem para a aceleração do metabolismo.

Foto mostra prato em que se vê um frango assado com rodelas de limão e vegetais para consumo.

Foto: Tim Douglas | Pexels.

A canela, por exemplo, é um ingrediente termogênico que pode ser adicionada a chás, cafés e frutas. Outro termogênico famoso é o gengibre, que rende chás ou pode ser adicionado a outras receitas.

Também dá para caprichar em temperos como alho, cebola e pimenta nos caldinhos e sopas, por exemplo; e que tal aproveitar o clima para curtir verduras e legumes cozidos e consumir frutas assadas, como banana e maçã?

Não se esqueça das fibras para manter o intestino funcionando bem. Alimentos integrais, que podem incluir arroz e até massas, além das leguminosas — como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha — são ótimas opções nesse sentido. Ah, e mantenha a hidratação em dia, bebendo água e sucos de baixas calorias.

Faltou saber quantas gramas de proteína por dia você precisa para manter ou aumentar o ganho muscular? Sem problemas. Temos uma matéria aqui, no blog, para você 👉 Como ganhar massa muscular com a quantidade certa de proteína

Quais exercícios fazer no inverno?

Homem de pele clara, regata cinza, cabelos compridos e calça realiza o exercício de agachamento em academia.

Foto: Ivan Samkov | Pexels.

A gente sabe que o friozinho não é propriamente convidativo para sair da cama e do sofá com cobertor quentinho, mas olha... diminuir a atividade física enquanto se come muito não é lá a melhor estratégia para a boa forma, né?

Se você for adepto das atividades ao ar livre, não se esqueça de consultar um profissional de educação física para continuar os exercícios físicos sem sofrer com o frio e acabar prejudicando seu bem-estar, pois o frio e o ar seco podem prejudicar as vias respiratórias. 

Agora, se essa não é sua praia gelada, tire vantagem do fato de que muitas academias ficam mais vazias no inverno e aproveite para malhar ‘in door’ mesmo, com todos os cuidados e conforto. Veja algumas séries de exercícios que podem ser bem legais

  • Barra: é um ótimo exercício para manter e aprimorar força e condicionamento físico e força
  • Faixa elástica: pode ser bem útil nos alongamentos e tem papel no desenvolvimento da força de da flexibilidade
  • Exercícios de explosão muscular, como agachamentos com salto e saltos em profundidade: são excelentes aliados para a queima de calorias
  • Abdominais: fundamentais para fortalecer o core (parte central do corpo) e ajudar na queima de gordura da barriga. 
  • Exercícios aeróbicos: não precisa nem falar, né? Além de contribuir para o condicionamento físico geral, são também excelentes ‘queimadores’.
Homem de cabelos curtos, tatuagem e pele clara, executa o exercício de barra fixa. A imagem mostra a ativação muscular nas costas.

Foto: Milan Csizmadia | Unsplash.

Manter a frequência de atividade física em, no mínimo, três vezes por semana é o ideal para obter bons resultados.

Praticando esses bons hábitos, seu inverno poderá ser muito produtivo, mais interessante e uma etapa fundamental para o ‘projeto verão’. 🤜🤛

Quer uma mãozinha?

Foto em destaque de um torso masculino, com foco no abdômen, de homem bronzeado de pele clara que coloca na palma de uma das mãos um pouco do produto Abdoburn, da Dr. JONES.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Criado especialmente para a pele masculina, o gel redutor de medidas para o abdômen Abdoburn, da Dr. JONES, pode ser seu aliado tanto no inverno quanto no verão.

Sua fórmula exclusiva contém Cafeína Pura vetorizada em matriz de Silício Orgânico, Pantenol (Pró-Vitamina B5) e ativos biofuncionais que, juntos, otimizam a ação lipolítica, combatem o acúmulo de gordura e a flacidez e têm ação anti-inflamatória. 😏

Com colaboração de Raquel Marinho.

Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance