4 filmes e séries sobre o folclore brasileiro - Dr. JONES. Imagem gerada por IA mostra mulher de cabelos muito longos, quase ruivos, traços indígenas e pintura corporal em lagoa na Amazônia, representando o folclore da Iara.

4 filmes e séries sobre o folclore brasileiro

Em homenagem ao Dia do Folclore (22 de agosto), separamos dicas de filmes e séries para maratonar e conhecer mais da cultura brasileira.

Bruxas, duendes, vampiros, elfos e lobisomens são apenas alguns dos personagens que frequentam o imaginário de todos nós, oriundos de países cujas culturas nos têm influenciado já há algum tempo — mas e os nossos 'animais fantásticos', onde estão?🧐

Não é segredo para ninguém que, graças à maneira singular pela qual o Brasil foi formado e pelas dimensões continentais do país, estamos entre aqueles que têm o folclore mais rico e diversificado. Saci, Curupira, Cuca, Iara, Boto Cor-de-Rosa. Quem nunca ouviu falar deles? 

Embora nem sempre valorizados como deveriam, nossas lendas e mitos são lembrados todos os anos em 22 de agosto, Dia do Folclore Brasileiro, data criada em 1965 por um decreto assinado pelo então presidente Castelo Branco — e, para ajudar você a comemorar, selecionamos 4 filmes e séries com personagens folclóricos para maratonar na próxima semana.😏 

1. Cidade Invisível

Trailer oficial – Netflix, temporada 1 (YouTube).

Não dá para falar sobre filmes e séries com lendas do Brasil sem mencionar Cidade Invisível, que estreou na Netflix em 2021.

As duas temporadas da série — a segunda é deste ano, 2023 — estão disponíveis na plataforma de streaming e acompanham a histórica de Eric (Marco Pigossi) e da filha Luna (Manu Dieguez), que descobrem, depois da morte da esposa e mãe Gabriela (Julia Konrad), que os encantados das histórias de infância são reais e vivem entre nós.

A série tem uma pegada thriller carregada de mistério e traz a Cuca (Alessandra Negrini), a Iara (Jessica Córes), o Saci Pererê (Wesley Guimarães), o Boto (Victor Sparapane), Curupira (Fábio Lago) e Matinta Pereira (Letícia Spiller), entre outros personagens míticos.

Classificação indicativa: a partir dos 14 anos
Onde: Netflix

2. Curupira — O Demônio da Floresta

Trailer oficial — 02 Play Game (YouTube).

Por falar em Curupira, ele é o personagem principal do filme de terror slasher de mesmo nome, que o coloca no papel de um demônio sanguinário que persegue 6 jovens perdidos na mata.

Por causa disso, Curupira – O Demônio da Floresta colecionou polêmica quando foi lançado, em 2021, já que a icônica criatura é, nas lendas, um protetor das árvores e dos animais, não um assassino em série.

Se, porém, você gosta de terror e quer se abster de discussões do gênero, dá para curtir sem chabu. Com Di Ramalho, Rosanna Mualem, André Bakka e Flávia Barroso no papel do Curupira.

Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
Onde: Prime Video

3. Ele, O Boto

Trailer oficial — Claro TV+. Amplie a janela para assistir.

O clássico de 1987 dirigido por Walter Lima Jr. não podia ficar de fora da lista. Ele, o Boto segue bem de perto a lenda do animal que, nas noites de lua cheia, se transforma em um homem que seduz e engravida mulheres.

A história ganha contornos dramáticos quando Tereza (Cássia Kis) é seduzida pelo Boto, tem um filho que desaparece no mar e, tempos depois, teme pelo destino da irmã mais nova, Corina (Dira Paes) — que se apaixona pelo encantado.

O filme trabalha bem a problemática dos ciúmes e dos relacionamentos, além de que dá para curtir Cássia Kis no auge da beleza e interpretação e Carlos Alberto Riccelli bastante convincente no papel do Boto.

Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
Onde: Claro TV+

4. Macunaíma

Trailer oficial — Historia do Cinema Brasileiro (YouTube).

Macunaíma é um personagem clássico da literatura brasileira que aparece no livro de mesmo nome escrito por Mário de Andrade, que o apresenta como "anti-herói": mulherengo e astuto, mas preguiçoso.

Na versão cinematográfica de 1969, o personagem é interpretado pelo saudoso Grande Otelo, que o incorpora com seu humor característico, em uma comédia pastiche.

Embora Macunaíma em si não seja uma dos mitos do folclore, a história tanto no livro quanto no filme aborda contos, lendas e aspectos da cultura indígena e afrobrasileira que se conectam com o tema — sem falar da chance única de ver, ou rever, como se fazia cinema na década de 1960.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos
Onde: Globoplay

Dica de presente Dr. JONES

Foto da embalagem aberta da cera para cabelo Amino Matte Wax, da Dr. JONES, que contém Cera de Carnaúba na composição.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

👉 Se a ideia é valorizar nossa cultura e origens, uma boa pedida é a cera para cabelo Amino Matte Wax! 🤩

Com textura seca e maleável, fixação de longa duração e efeito matte (sem brilho), Amino Matte Wax tem, entre seus ingredientes, a brasileiríssima Cera de Carnaúba, que tem ação hidratante, fortalecedora e protetora para o cabelo masculino. Experimente!

Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance