Escolher o finalizador de cabelo mais adequado para o seu estilo pode ser uma epopeia com tantas opções, a começar pelos ‘tipos’ de produtos que existem, mas aqui a gente explica direitinho o que é cera, pomada modeladora e gel — e o que cada um faz por você.
Cuidar da aparência é hoje um requisito cada vez mais importante para o homem moderno. Afinal, trata-se de passar às outras pessoas a mensagem de alguém que preza pela boa apresentação, boas maneiras, que cuida de si e, mais importante, também da sua saúde.
Integrar os cuidados com a pele, a barba e o cabelo ao seu dia a dia é, portanto, uma excelente ideia — e, por falar em cabelo masculino, saber escolher o produto mais adequado para um penteado condizente com seu estilo faz toda a diferença na hora de compor essa tal mensagem.
Na Dr. JONES, temos dois finalizadores de cabelo que dão um grau no seu penteado: a pomada Amino Water Pomade e a cera Amino Matte Wax — mas, afinal, você sabe qual a diferença entre cera e pomada para cabelo e entre elas e o gel?
Jogos de luz

Foto: Christian Buehner | Unsplash.
Brilho, textura e fixação são as palavras-chave para entender essa diferença, que, no final, vai definir sua escolha.
Começando pelo brilho, temos principalmente dois efeitos.
Primeiro, o efeito shine, que muitos conhecem como ‘brilho molhado’: o produto tem um acabamento que aumenta a reflexão da luz pelo fio, que fica mais brilhante e, por isso, parece até mais saudável — lembremos que cabelos bem cuidados, afinal, tendem a brilhar mais.
O segundo é o efeito matte. Nesse caso, o acabamento é opaco, seco, garantindo um visual sem brilho. Para os adeptos, a vantagem do matte é dar uma cara mais natural ao penteado masculino: o cabelo fica no lugar e parece que simplesmente ‘nasceu assim’ (ok, exagerei um pouco, mas você captou a ideia...).
Qual o melhor efeito para você? Depende do seu gosto pessoal — mas essa decisão costuma ser indicativa da textura do finalizador, e isso pode guiar sua escolha.
Para que serve o gel para cabelo?

Foto: Hannah Skelly | Unsplash.
O gel para cabelo masculino é um dos produtos para fixar e modelar mais comuns, e seu nome já traz a textura embutida.
Esses produtos costumam dar um efeito shine bastante pronunciado ao cabelo, principalmente os que não têm álcool na formulação.
A fixação é geralmente forte, embora existam formulações que atenuam ou ampliam essa característica.
O cabelo fica rígido, com efeito molhado — um pouco menor no caso de fórmulas com álcool —, e o penteado tende a ser mais resistente aos agentes externos que podem desmanchá-lo.
Isso é útil para penteados que requerem mais ‘dureza’, definição e tiram vantagem de uma finalização bem marcada, como os cortes de cabelo masculino que privilegiam o aspecto arrepiado e ‘pontiagudo’.
Há, porém, algumas questões que precisam ser levadas em conta no uso do gel e que vêm de suas próprias características.
A rigidez do cabelo é uma delas, porque impede, por exemplo, que os fios sejam livremente manipulados ao longo do dia ou que o penteado seja modificado. Além disso, como os fios ficam muito definidos e marcados, o produto acaba não sendo interessante para quem tem cabelo fino, porque aumenta a sensação de pouco preenchimento.
Outra questão do gel é o álcool presente em muitas fórmulas e que, com o tempo, pode ressecar a extensão dos fios e enfraquecê-los, deixando-os quebradiços.
Além disso, a presença constante do produto tende a estimular a oleosidade no couro cabeludo, o que contribui para o aparecimento da caspa e, potencialmente, de problemas relacionados a ela, como a queda de cabelo.
Por isso, indica-se que o produto não seja usado todos os dias e, principalmente, que não se durma com ele, entre outros cuidados. Quem tem alergia ao álcool, por exemplo, deve evitar o gel para cabelo que tenha esse componente na fórmula.
O que a cera faz no cabelo masculino

Foto: Joanna Nix Walkup | Unsplash.
De textura pastosa, a cera para cabelo também se destaca, via de regra, pela fixação forte. Por isso, pode ser usada também em penteados bem-estruturados.
A cera cria uma espécie de camada que envolve o fio e, ao contrário do gel, não deixa o cabelo rígido e superdefinido.
Isso pode tornar mais difícil chegar, por exemplo, ao efeito arrepiado e marcado que mencionamos.
Em compensação, a cera tem inúmeras outras vantagens, como garantir o visual ‘milimetricamente bagunçado’ dos cortes de cabelo mais despojados, principalmente os curtos. Além disso, como não deixa o cabelo tão rígido, permite que ele seja manipulado e remodelado ao longo do dia.
O fato de criar uma camada ou superfície em volta do fio também torna a cera muito útil para a inclusão de ativos biofuncionais que tratam o cabelo, como a Cera de Carnaúba, presente na Amino Matte Wax, da Dr. JONES. De quebra, a fórmula não tem álcool.
Existem ceras com efeito matte, como a própria Amino Matte Wax, e com efeito shine. No caso das que têm efeito shine, o brilho tende a ser mais suave e menos ‘melado’ que o do gel.
Por sua vez, o efeito matte (sem brilho) contribui para um visual estilizado bem mais descolado e natural, sem comprometer a segurança da alta fixação.
Confira nosso vídeo sobre como usar nossa cera matte em penteados masculinos.
Cera e pomada: diferenças e aproximações

Foto: Apostolos Vamvouras | Unsplash.
Por último, mas não menos importante, a pomada para cabelo masculino é, dos três produtos, a que tem a textura mais cremosa.
Por isso, tende a uma fixação média e a um efeito mais shine, embora existam também as versões com efeito matte.
A pomada de cabelo vai ser indicada, então, para o homem que gosta de manter os fios sob controle, mas com movimento mais natural, o que também a torna interessante, por exemplo, para cortes de cabelos médios e para quem tem cabelo longo.
Algumas formulações tradicionais das pomadas para cabelo incluíam petroquímicos, que, se ajudavam no brilho, também podiam agredir os cabelos.
Hoje, porém, há opções de pomadas à base de água, como a Amino Water Pomade, da Dr. JONES, que não maltratam o cabelo.
A textura cremosa também torna a pomada receptiva à inclusão de componentes que tratam o cabelo na fórmula, sem falar que, quando é à base de água, ela sai facilmente no banho e também permite que o cabelo seja remodelado ao longo do dia.
A Amino Water Pomade, em particular, tem ativos biofuncionais também encontrados na cera Amino Matte Wax — Carbocisteína, Pantenol e Óleo de Café Verde — e Proteína Hidrolisada de Trigo, que ajuda a hidratar e fortalecer os fios e a deixar um toque suave.
Então, o que é melhor: pomada ou cera?

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).
O que vai ser melhor para você, se cera ou pomada modeladora, vai depender do seu gosto e do tipo de acabamento que você deseja.
No entanto, fica claro que esses produtos tendem a ser melhores para os seus cabelos, especialmente se você se atentar a detalhes importantes da fórmula, que também vão determinar o uso diário.
Confira nosso vídeo sobre as diferenças entre a Amino Matte Wax e a Amino Water Pomade na hora de modelar, estilizar e fixar seu penteado.
Por fim, no review da nossa pomada e cera matte, além do balm para barba The Shaving Solution, feito pelo canal El Hombre (00:00–05:13), você vê uma comparação entre as texturas e brilhos.
E aí, curtiu? Deixe seu comentário sobre qual seu produto preferido e por quê: cera ou pomada?
Foto/Destaque: Redd | Unsplash.