Qual a diferença entre gel, cera e pomada para cabelo? - Dr. JONES

Qual a diferença entre gel, cera e pomada para cabelo?

Escolher o finalizador de cabelo mais adequado para o seu estilo pode ser uma epopeia com tantas opções, a começar pelos ‘tipos’ de produtos que existem, mas aqui a gente explica direitinho o que é cera, pomada modeladora e gel — e o que cada um faz por você.

Cuidar da aparência é hoje um requisito cada vez mais importante para o homem moderno. Afinal, trata-se de passar às outras pessoas a mensagem de alguém que preza pela boa apresentação, boas maneiras e que cuida de si.

Integrar os cuidados com a pele, a barba e o cabelo ao seu dia a dia é, portanto, uma excelente ideia. Aliás, por falar em cabelo masculino, saber escolher o produto mais adequado para um penteado condizente com seu estilo faz toda a diferença na hora de compor essa mensagem — mas, afinal, você sabe quais as diferenças entre cera, pomada para cabelo e gel?

Jogos de luz

Em frente a fundo neutro marrom, homem olha de perfil para a câmera. Ele tem pele clara, está sem camisa, usa barba por fazer e tem cabelos curtos bem lisos e com brilho caindo sobre a testa, em lateral.

Foto: Christian Buehner | Unsplash.

Brilho, textura e fixação são as palavras-chave para entender essa diferença, que, no final, vai definir sua escolha.

Começando pelo brilho, temos principalmente dois efeitos.

Primeiramente, o efeito shine, que muitos conhecem como ‘brilho molhado’: o produto tem um acabamento que aumenta a reflexão da luz pelo fio, que fica mais brilhante e, por isso, parece mais saudável — cabelos bem cuidados, afinal, tendem a brilhar mais.

O segundo é o efeito matte. Nesse caso, o acabamento é opaco, seco, garantindo um visual mais natural. Para os adeptos, a vantagem do matte é justamente esse look menos brilhoso: o cabelo fica no lugar e parece que simplesmente ‘nasceu assim’ (ok, exageramos, mas você captou a ideia 😉).

O melhor efeito para o seu penteado depende do seu gosto pessoal, mas essa decisão costuma, já de partida, indicar a textura do finalizador e pode, portanto, guiar sua escolha.

É bom usar gel para cabelo?

Homem com barba por fazer, pele clara e feições árabes usa cabelo raspado na lateral e fios no alto da cabeça com brilho e arrepiados. Ele usa uma camisa jeans de manga comprida e um relógio.

Foto: Hannah Skelly | Unsplash.

O gel para cabelo masculino é um dos produtos para fixar e modelar mais comuns, e seu nome já traz a textura embutida.

Esses produtos costumam dar um efeito shine bastante pronunciado ao cabelo, principalmente os que não têm álcool na formulação.

A fixação é geralmente forte, embora existam formulações que atenuam ou ampliam essa característica.

O penteado fica bem fixo e estruturado e tende resistir mais aos agentes externos que podem desmanchá-lo. Isso é útil para aqueles estilos que requerem bastante definição e que tiram vantagem de uma finalização bem marcada, como os cortes de cabelo masculino que privilegiam o aspecto arrepiado e ‘pontiagudo’.

Como o penteado é bem marcado, o ideal é não ficar manipulando o cabelo ao longo do dia. Além disso, como o fios ficam bem definidos, homens com cabelos finos devem prestar atenção redobrada na hora de usar, para que não ampliem o aspecto de pouco preenchimento.

O gel também estimula a oleosidade no couro cabeludo. Assim, homens com cabelos oleosos devem estar atentos à formulação do produto e usá-lo moderadamente. Recomenda-se também que o gel para cabelo não seja usado todos os dias nem que se durma com ele. 

Para que serve a cera para cabelo?

Homens com feições da Ásia Central e barba por fazer olha para o lado, usando camisa verde-escura, com cabelo curto e bagunçado em efeito matte.

Foto: Joanna Nix Walkup | Unsplash.

De textura pastosa, a cera para cabelo também se destaca, via de regra, pela fixação forte. Por isso, pode ser usada também em penteados bem-estruturados.

A cera cria uma espécie de camada que envolve o fio e, ao contrário do gel, não deixa o cabelo superdefinido.

Isso permite um visual mais despojado, além de permitir que o cabelo seja manipulado e remodelado ao longo do dia.

O fato de criar uma camada ou superfície em volta do fio também torna a cera muito útil para a inclusão de ativos biofuncionais que tratam o cabelo, como é o caso da Amino Matte Wax, da Dr. JONES.

Existem ceras com efeito matte, como a própria Amino Matte Wax, e com efeito shine. No caso das que têm efeito shine, o brilho tende a ser menos pronunciado que o do gel.

Confira nosso vídeo sobre como usar nossa cera matte em penteados masculinos.

Qual a função da pomada no cabelo?

Homem de meia-idade, barba curta e cabelo raspado na lateral e liso em cima usa óculos escuros e camisa branca. Os fios estão fixados, mas com movimento.

Foto: Apostolos Vamvouras | Unsplash.

A pomada para cabelo é a que tem a textura mais cremosa. Por isso, tende tanto a uma fixação média quanto a um efeito mais shine, embora existam também as versões matte.

Ela vai ser indicada, então, para o homem que gosta de manter os fios com o movimento bem mais natural, o que a torna interessante para cortes de cabelos médios e cabelo longo.

A textura cremosa também permite que o cabelo seja remodelado ao longo do dia e torna a pomada receptiva à inclusão de componentes que tratam os fios na fórmula .

Essa é uma novidade bem-vinda, já que, antes, algumas formulações tradicionais das pomadas para cabelo incluíam petroquímicos, que ajudavam no brilho, mas também podiam agredir os cabelos. Hoje, porém, há opções de pomadas à base de água, que protegem os fios e saem facilmente no banho

Dica Dr. JONES para o seu cabelo

Foto da embalagem da cera para cabelo Amino Matte Wax, da Dr. JONES, em fundo laranja e dourado.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O que vai ser melhor para você, se gel, cera ou pomada modeladora, vai depender do seu gosto e do tipo de acabamento que você deseja no cabelo.

Na Dr. JONES, a cera Amino Matte Wax garante textura seca e maleável, efeito matte (sem brilho) e fixação forte de longa duração, além de conter Óleo de Café Verde, Cera de Carnaúba, Glicerina e ativos biofuncionais na fórmula, que tratam, hidratam e fortalecem os fios, combatendo o envelhecimento precoce.

Foto/Destaque: Redd | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance