Barba falhada: saiba como resolver - Dr. JONES

Barba falhada: saiba como resolver

Se você tem falhas, sonha em ser um ‘viking’ e até já pensou em usar produtos para crescer a barba, temos uma boa notícia: às vezes, a solução pode ser mais fácil do que você imagina!

Há muitas razões para ser um homem com barba. Moda, estilo e até parecer mais atraente, ou mais maduro. Agora, verdade seja dita, aquela barba de lenhador, cheia e comprida, pode não ser para todos, especialmente se você tem falhas na barba.

Sem problemas. Hoje, você vai ter as respostas à pergunta existencial “Por que minha barba é falhada?” – e saber dicas do que fazer, quem procurar e até mesmo como contornar as falhas para ter a barba perfeita.

Dica 1. Saiba como deixar a barba crescer

Em artigo sobre falhas na barba, imagem mostra um homem de camiseta preta, pele clara, barba escura, longa e densa, semigrisalha, com leve sorriso.

Foto: Nonsap Visuals | Unsplash.

A primeira dica parece até ‘bobinha’, mas a verdade é que crescer barba é uma arte – e requer paciência.

Então, você já parou para pensar se, de repente, aquela falha na barba... não é falha?

Acontece que o crescimento não é uniforme, tudo crescendo ao mesmo tempo, e por uma questão de funcionamento do corpo mesmo.

Nas bochechas, por exemplo, a barba tende a crescer mais devagar do que no queixo e no bigode. Isso ocorre pelo mesmo motivo por que a bochecha costuma ser a região com mais falhas: ela recebe menor fluxo sanguíneo.

Como resultado, os hormônios que chegam lá pelo sangue demoram mais a estimular o bulbo capilar. Além disso, é bastante comum que um lado cresça mais rápido que o outro, sem contar as inúmeras diferenças individuais, que variam de pessoa para pessoa.

Então, meu caro, às vezes, você só precisa esperar. Pare de se barbear por um tempo, resista à coceira dos primeiros dias e espere crescer até o tamanho desejado.

Enquanto isso, apare de quando em quando, para manter a simetria do rosto e deixar a ‘barba fechada’, com um aspecto mais compacto – e, portanto, parecendo mais cheia. Só tome cuidado com a frequência e com a quantidade de pelo cortado: aparar demais ou o tempo todo pode não dar tempo para o pelo crescer.

Às vezes, nesse processo de cultivar a barba, aquela ‘falha’ pode ir embora: porque você deu tempo para os pelos crescerem ali, porque disfarçou quando aparou, ou porque conquistou a ‘barba viking’ que sonhava, porque, sim, tem muito barbudo por aí com falhas escondidas pelo volume: depois de se obter uma certa quantidade de fios, não se notam mais as falhas.

Dica 2. Comece a cuidar da sua barba

Em artigo sobre falhas na barba, imagem mostra homem negro, com camiseta sem mangas laranja, cabelo cacheado e raspado nas laterais, barba aparada, tendo aplicado creme no rosto.

Foto: Curology | Unsplash.

Essa dica é tão ou mais importante que a anterior. Primeiro, porque a coceira e a irritação na pele podem ser suas maiores inimigas nas principais etapas do ‘projeto barba longa’.

Segundo porque, muitas vezes, as falhas na barba estão relacionadas com a falta de cuidado. Simples assim.


Uma barba mal cuidada somada a sujeira e a uma pele oleosa em excesso pode fazer com que os bulbos fiquem obstruídos, causando ou aumentando as falhas. 

Além disso, alguns problemas de pele, como a dermatite seborreica e a foliculite, que podem ser agravados pela falta de cuidados, atrapalham o crescimento. O mesmo acontece com infecções, como as causadas por fungos.

Então, trate de manter a limpeza de pele e da barba em dia. Use um gel de limpeza facial, faça a hidratação do rosto do jeito certo, aplique um bom shampoo para barba e use produtos próprios para ela, que limpam, hidratam, retiram as impurezas e não deixam resíduos inconvenientes. Usar um esfoliante facial a cada uma ou duas semanas para manter os bulbos capilares desobstruídos também é uma boa pedida.

Dica 3. Cuide da alimentação e atividade física

Em artigo sobre falhas na barba, imagem mostra uma tijela branca com garfo e muitos vegetais: cenoura, repolho, brócolis, tomate, pepino. Na mesa ao lado, abacate e mais vegetais.

Foto: Nadine Primeau | Unsplash.

Parece que isso não tem muito a ver com barba, né? Mas tem sim.

Uma barba estilo lenhador não cresce sem cuidado, e isso inclui o corpo como um todo.

Ter uma alimentação rica e balanceada garante os nutrientes que a barba precisa para crescer forte e saudável, como as vitaminas do complexo B, C e E.

Mais importante: evita a queda – que, sim, pode acontecer ali também. 


Além disso, manter uma rotina de exercícios e praticar atividades físicas regularmente colaboram para a produção da testosterona, o hormônio masculino responsável pelo crescimento dos nossos pelos.

Outros cuidados com a saúde também importam. Evitar estresse e dormir bem, por exemplo, além de manter sua testosterona em dia, diminuem a produção do cortisol – e cortisol alto inibe o crescimento dos pelos.

Dica 4. Consulte o dermatologista

Em artigo sobre falhas na barba, imagem mostra homem oriental mergulhado em piscina com espuma, olhos fechados, rosto fora da água.

Foto: Hisu Lee | Unsplash.

Se você seguiu as dicas e a barba não enche de jeito nenhum, ou até começaram a aparecer mais falhas, não custa buscar ajuda profissional, e o primeiro a se procurar é o dermatologista.


Por dois motivos. Primeiro, existem certos problemas de saúde e pele, como a alopecia areata – uma doença inflamatória que faz cair cabelos e pelos no corpo –, que requerem tratamento adequado, e o mesmo vale se você desconfia de alguma infecção ou já há alguma instalada.

Além disso, o dermatologista pode indicar, se for o caso, algum remédio para crescer a barba, como o minoxidil.

Ele também pode propor uma solução mais radical (como um transplante de fios – sim, existe!), verificar se não existe outra questão de saúde de fundo, como disfunções hormonais e problemas no sistema imunológico, e encaminhar o caso para outro especialista médico, se for necessário.

Por fim, é possível que sua barba falhada simplesmente não seja resultado de problema algum e exista por uma questão genética mesmo. De novo, é o médico que poderá avaliar isso e propor a melhor abordagem.

Dependendo do caso, às vezes, tudo que você precisa fazer é investir num desenho de barba bacana que confira com o tamanho da sua e partir para o abraço.

E você, já tentou ter uma barba grande e cheia e teve de lidar com as falhas? Conta pra gente como foi.

Foto/Destaque: Swag Photography | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance