Pomada ou cera pode causar queda de cabelo?

Em fundo azul acizentado, foto mostra homem sem cabelo, pele clara, olhos azuis e barba longa e grisalha, de blusa quadriculada cinza, representando a possível queda de cabelo causada por pomadas e ceras que utilizam compostos petroquímicos.

Você pode ter cabelos curtos ou preferir um estilo longo, pode raspar às vezes ou adotar o undercut: na hora de dar o acabamento ao penteado masculino, uma pomada ou cera é sempre uma opção – mas será que causam queda de cabelo?

Uma boa pomada modeladora ou cera para cabelo é sempre uma solução para quem quer adicionar mais estilo ao penteado, seja em clássicos cortes de cabelo masculino, bem definidos, seja simplesmente para fazer aquela 'bagunça organizada'. 

Entre diferentes tipos e texturas de cabelo, uma dúvida, porém, paira no ar: até que ponto as ceras e pomadas afetam a saúde dos fios? Os finalizadores podem contribuir para a queda de cabelo?

Como evitar danos no cabelo?

Foto de homem loiro, de perfil, óculos escuros e camiseta branca, mostrando o cabelo "bagunçado" com pomada ou cera, evidenciando o penteado.

Foto: Derick McKinney | Unsplash.

O ponto-chave para esses questionamentos é que, no geral, passamos muito tempo com a pomada ou cera agindo sobre o fio. 

Esses produtos, na verdade, podem ficar na cabeça o dia inteiro, mantendo mais contato com o cabelo e o couro cabeludo do que qualquer shampoo e condicionador. 

Basicamente, um cabelo saudável conta com brilho e maleabilidade como características principais. 

Essa vitalidade, entretanto, é prejudicada no dia a dia, tanto por agentes externos, como os raios ultravioleta (raios UV), quanto por agressões físicas e químicas.

Exemplos dessas agressões são a escovação brusca, uso excessivo de secador de cabelo e prancha quente; e tintura, descoloração, alisamentos, permanentes, cloro e uso de produtos inadequados. 

Entre esses produtos inadequados podem estar, sim, a cera ou pomada de cabelo que você tem usado.

Isso porque há finalizadores que contam com elementos químicos que podem agredir a saúde dos fios. Quem nunca usou, por exemplo, uma pomada ou cera que deixa uma sensação de intensa oleosidade?

Perda de resistência, hidratação e proteína, além de danos ao couro cabeludo, são alguns dos efeitos nocivos causados por produtos feitos à base de ativos petroquímicos, por exemplo.

Como parar a queda de cabelo urgente?

Solução mágica, não tem: é preciso, sim, prestar atenção na formulação do produto antes de aplicá-lo – e, às vezes, isso inclui até mesmo pesquisar sobre os ingredientes usados na fórmula, como os já citados petroquímicos.

Atualmente, porém, os produtos mais inovadores quando se fala de finalização e acabamento trazem compostos bioativos adequados para os fios, que ajudam a deixar o cabelo com um nível de hidratação adequado e finalizam o penteado, com os fios mais bonitos, fortes e macios. 

Esses compostos podem complementar ou ampliar o efeito benéfico do shampoo e condicionador – desde que estes, claro, também sejam adequados para a pessoa e usados corretamente. 

Um deles é a Carbocisteína, um aminoácido que auxilia na reposição de proteínas, protege contra os dados externos, melhora a textura e aumenta a resistência do fio de cabelo.

Na Dr. JONES, a Carbocisteína, entre outros ativos benéficos para o cabelo masculino, está presente na linha Amino, que traz uma pomada e uma cera que modelam, estilizam e, ao mesmo tempo, tratam os cabelos ao longo do dia. Além disso, ambas as fórmulas não incluem petroquímicos.

Especialmente no que diz respeito à pomada para cabelo, ela ainda é produzida à base de água, seguindo as melhores tendências do mercado.

Em frente a uma janela que dá para um jardim, foto mostra embalagens da AMINO WATER POMADE, pomada para cabelo; e AMINO MATTE WAX, cera para cabelo, ambas da Dr. JONES, lado a lado, sobre mesa branca e parede de blocos brancos.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Algumas vantagens da Carbocisteína

  1. Restauração de cabelos extremamente danificados; 
  2. Ganho de força e resistência ao cabelo; 
  3. Resgate da flexibilidade do cabelo; 
  4. Maior proteção às agressões do cotidiano (poluição, piscina etc.);
  5. Melhora significativa da textura e maciez do cabelo; 
  6. Aumento do brilho natural; 
  7. Torna o cabelo mais fácil de pentear;
  8. Redução do frizz.

Saiba mais sobre a pomada para cabelo masculino Amino Water Pomade e a cera Amino Matte Wax – e conheça também nosso mais novo lançamento para tratar os fios e couro cabeludo: o shampoo anticaspa Caspa Control.

Foto/Destaque: Kevin Bidwell | Pexels.

Leia também: