Nativa do Brasil, a carnaúba produz uma cera com propriedades emolientes e modeladoras impressionantes para o cabelo masculino. O ingrediente faz parte da fórmula da cera para cabelo Amino Matte Wax, da Dr. JONES — e você vai saber por que ela fixa e trata os seus fios.
No Nordeste do Brasil, a carnaúba é chamada "árvore da vida"... e tem sentido. Palmeira exuberante e símbolo do Ceará e do Piauí, a carnaúba é brasileiríssima e bem distribuída em todos os estados da região.
A carnaúba tem uma vida bastante longa e atinge o máximo desenvolvimento aos 50 anos de idade, quando pode chegar de 9 a 12 metros de altura, em média — e, mais importante, tem uma série de aplicações para o ser humano que, desde sempre, a tornaram muito valiosa para a sobrevivência no clima semiárido, do qual é natural.
Do tronco, por exemplo, extrai-se madeira para construção. As raízes têm propriedades medicinais. Os frutos podem ser utilizados em ração animal. As folhas podem ser empregadas no artesanato e adubo, além de ser a matéria-prima de um ingrediente bastante utilizado nos cosméticos: a Cera de Carnaúba.
O que é a Cera de Carnaúba?

Carnaúba. Foto: Tacarijus | Wikimedia Commons | Sob licença CC BY-SA 3.0.
É uma resina, extraída diretamente das folhas.
O processo de extração envolve primeiramente selecionar as folhas, geralmente não em grande quantidade, para que a produção seja sustentável. Em seguida, elas são postas para secar, a fim de que a umidade seja retirada e a cera seja extraída com mais facilidade.
Depois de secas, as folhas são batidas, manualmente ou por máquinas, o que faz com que liberem a cera que contêm. A mistura é, então, peneirada ou filtrada para retirar os resíduos e iniciar a produção da cera bruta.
O processo envolve ainda etapas de beneficiamento e, posteriormente, destilação e refinamento, para que seja obtida a versão comercial utilizada na indústria.
Para que serve a Cera de Carnaúba?

Cera de carnaúba. Foto: Fabiobarros | Wikimedia Commons | Sob licença CC BY-SA 4.0.
A Cera de Carnaúba tem propriedades bastante especiais. Além de ter uma consistência sólida, ela não é facilmente solúvel, por exemplo.
Água? Não dilui, não. É preciso apelar para outros solventes e, não raro, com o uso de calor. Além disso, o ponto de fusão dela é bem alto: uns 78º C.
Toda essa resistência, consistência e durabilidade fazem com que a Cera de Carnaúba tenha aplicações que vão desde ceras automotivas a produtos de marcenaria.
Além disso, ela é bastante versátil: dá para polir instrumentos musicais, aplicar em pisos para prevenir arranhões e desgastes, revestir alimentos como chocolates e frutas (o que lhes prolonga o frescor e a vida útil) e usar em uma ampla gama de cosméticos, como batons, hidratantes e produtos para cabelos.
Aliás, de acordo com os autores Alves e Coelho (2006, apud ARAGÃO FILHO; ARAGÃO, 2013, p. 10), existem três tipos de Cera de Carnaúba:
O “Tipo Um” é o mais nobre, originário do “pó de olho”, proveniente da folha do olho da carnaúba e tem utilizações mais nobres, tais como nas indústrias cosmética, farmacêutica, alimentícia e em emulsões.
Os outros dois tipos se originam do “pó de palha”: a cera “Tipo três”, de cor marrom escura, é filtrada, sendo normalmente utilizada em tintas, vernizes e cera para polimentos; a cera “Tipo Quatro” é preta, centrifugada, empregada normalmente na fabricação de papel carbono.
Legal, né?
Por que a Cera de Carnaúba é boa para o cabelo?
Primeiramente, por causa da proteção.
Utilizada em produtos para cabelo masculino, por exemplo, a Cera de Carnaúba cria uma camada protetora nos fios, que age como barreira contra agressões.
Essas agressões incluem poluição, secador de cabelo e até o sol! Embora, sozinha, ela não substitua protetores solares mais especializados contra os raios UV, a Cera de Carnaúba confere um primeiro nível de proteção que minimiza os danos causados pela radiação ultravioleta.
Outra razão é porque, exatamente devido a essa camada protetora e à sua consistência e propriedades, a Cera de Carnaúba controla o efeito frizz no cabelo masculino e o modela, garantindo fios alinhados, mais definição para quem tem cabelos cacheados e fixação de longa duração. Não é à toa que ela é um dos ingredientes da cera para cabelo Amino Matte Wax, da Dr. JONES!

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).
Finalmente, um outro aspecto bem legal é que a Cera de Carnaúba tem propriedades hidratantes para o cabelo do homem.
Sua composição, por exemplo, é rica em ácidos graxos, estéres e álcoois que não apenas agem na hidratação como conferem nutrição ao cabelo.
Lembra ainda da camada protetora? Então, ela também ajuda a selar as cutículas do cabelo e auxilia na retenção da umidade.
Numa cera para cabelo como a Amino Matte Wax, a inclusão da Cera de Carnaúba só traz vantagens, além daquele toque brasileiro, porque, afinal, estamos falando de uma cadeia produtiva nacional.
Tudo isso sem mencionar os outros ingredientes da nossa cera modeladora, como a Glicerina, que também hidrata, e o Óleo de Café Verde, que tem ação antioxidante. Que tal experimentar?
Imagem/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados).