De pai para filho: especial Dr. JONES - Dr. JONES

De pai para filho: especial Dr. JONES

Que mudanças acontecem na vida e percepção dos homens que se tornam pais? No especial De pai para filho, abordamos o tema a partir do olhar de seis depoentes.

O que é a paternidade? Com a proximidade do Dia dos Pais, que acontece neste domingo, 13 de agosto, conversamos internamente sobre o assunto aqui, na Dr. JONES, e sobre como é a jornada e o que muda no homem que passa pela experiência de se tornar pai.

Diego Costa, gerente de Growth da Dr. JONES, ofereceu um primeiro depoimento, que traz, no bojo, a união gradual entre amor, responsabilidade e evolução pessoal.

Eu imaginava que, quando eles nascessem, eu sentiria uma explosão de amor, como num filme, novela, série... e não foi nada disso.

A única coisa que eu pensava e continuo pensando é 'não posso morrer pelos próximos 20 anos', hehehe — e hoje percebo que a mudança vem de forma gradual.

O amor vai aumentando gradativamente, e, todo dia, vou mudando um pouco. Quando percebo a influência que tenho nas atitudes dos meus filhos, quando aprendo algo com eles, vejo que é um aprendizado constante para ambos.

Como é um amor de pai?

A responsabilidade e a evolução também são mencionadas por Eduardo Benom, para quem a paternidade “é a melhor oportunidade para evoluir como ser humano, principalmente como homem”. 

Os desafios, surpresas e delícias de ser pai foram os temas do episódio em vídeo De pai para filho, fruto da iniciativa Resenha Dr. JONES, projeto que se propôs conversar sobre algumas das principais preocupações da masculinidade contemporânea — e que está disponível no nosso canal do YouTube. Assista.

Foto de homem negro, cabelo raspado levemente e barba, camisa preta, segurando, abraçando e beijando seu bebê, que veste macaquinho branco, azul e rosa.

Foto: Zach Vessels | Unsplash.

Para Felipe Requião, ser pai desencadeou nele a necessidade de refletir sobre o homem que gostaria que seu filho visse. 

Leandro Ziotto, por sua vez, reforça a jornada de aprendizado do papel de ser pai e de participar efetivamente e ativamente do cuidado doméstico, do filho e da formação daquela nova pessoa.

Esse papel do cuidado, que, por muito tempo, foi culturalmente negado aos homens, está na pauta de novas e possíveis experiências de paternidade, que passam por valorizar coisas mais simples na vida, como comenta Felipe Oliveira; e por reflexões e mudanças constantes, em busca de se fazer o melhor, como relata Bruno Amorim no episódio.

No fim, não existe uma única forma de exercer a paternidade, mas, para Nicácio Belfort, há um único fundamento que deve pautar a relação entre pai e filho(a): o amor, que “é o que nos faz melhores pessoas e melhores pais”.

De pai para filho é uma cocriação da Dr. JONES e do coletivo 4Daddy, que disponibiliza uma plataforma de conteúdo e formação parental, com a missão de sensibilizar homens e mulheres a respeito da figura/função paterna para o desenvolvimento humanoO roteiro e a direção são de Tatiana Serebrinsky e a edição é de Vitor Aidamos.

Saiba mais: gênero e desenvolvimento

Você sabia que o coletivo 4Daddy pauta suas ações nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)?

A Agenda 2030 tem uma pauta ambiciosa: combater as desigualdades sociais e promover, até 2030, a erradicação da pobreza, com desenvolvimento socioeconômico e ambiental em escala global. Para isso, assenta-se nos 17 ODS-ONU e em mais de 160 metas que os países devem perseguir até lá.

O 4Daddy trabalha especificamente com os ODS 5, que busca combater a desigualdade de gênero; e 16, que tem o objetivo de promover a paz, a justiça e instituições eficazes. Confira o site oficial ODS Brasil.

Foto/Destaque: Dr. JONES/4Daddy (todos os direitos reservados).

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance