Skincare masculino: o que fazer para cuidar da sua pele
Para além do barbear cotidiano, está na hora de entender que é preciso, também, ter cuidado com a pele masculina. Confira as dicas para montar sua rotina de skincare e ficar com seu rosto nos trinques.
21/06/2021
Trabalho, estudo, família, contas para pagar. No meio de tanta correria, pode parecer que para nós, homens, cuidados com a pele do rosto devem ser a última coisa na listinha de prioridades.
Ledo engano, companheiro. Fazer do skincare rotina não é, como muitos pensam, coisa de gente vaidosa, mas também importante para a saúde. Vem que te conto por quê.
Mas, afinal, o que é skincare?
Foto: Isabell Winter | Unsplash.
Nada mais, nada menos do que a expressão literal em inglês para ‘cuidados com a pele’.
Isso, claro, nos leva para a próxima questão: por que a pele precisa de cuidados?
Bom, começamos a responder apontando que a pele é um órgão, o maior do corpo humano. Não é apenas uma ‘capa’ que recobre a gente.
- Proteger nossos órgãos internos contra choques, impactos e outras agressões;
- Evitar a entrada de bactérias e outros microrganismos;
- Filtrar os raios ultravioleta que vêm do Sol, impedindo que nossos órgãos internos virem churrasco;
- Impedir que percamos mais água que o normal, mantendo nossa hidratação interna e o funcionamento do organismo;
- Regular a temperatura do corpo, em torno dos 36 ºC;
- Atuar para nos dar o tato e as sensações de calor, textura, pressão etc.;
- Servir como reserva de nutrientes, por causa daquela gordura que fica embaixo dela;
- Produzir vitamina D, que, por sua vez, é essencial para fortalecer os ossos e músculos, para reduzir inflamações e regular a pressão sanguínea, entre outros papéis.
Como fazer um skincare?
- Físicas, como os próprios raios UV, o calor e o frio;
- Biológicas, como os micróbios e parasitas; e
- Químicas, como a poluição e substâncias perigosas.
Para que essa barreira funcione bem, ela precisa estar limpa (e ser esfoliada com certa frequência), tonificada, nutrida, íntegra e bem hidratada e protegida – e é justamente isso que o skincare faz para você.
Vamos entender cada uma dessas etapas?
Limpeza de pele, esfoliação e tonificação
Foto: Lumin | Unsplash.
O ideal, além da água, é usar produtos próprios para essa tarefa, como um sabonete para o rosto ou gel de limpeza facial, e adaptados para o seu tipo de pele, seja ela pele seca, oleosa, mista ou normal.
Dica de parceiro: a maioria dos homens tem tendência à pele oleosa, que, além de produzir mais óleo e ter mais brilho, pode apresentar os poros dilatados.
Cuidar da limpeza da pele também evita que a sujeira e o próprio óleo entupam esses poros, o que pode piorar a oleosidade, gerar inflamação e aumentar a ocorrência de cravos e espinhas (acne).
Fazer esfoliação para o rosto é, na prática, fazer uma limpeza mais profunda. Com um esfoliante, dá para remover células mortas, desobstruir os poros que já foram entupidos e ajudar na renovação celular.
É preciso, porém, ter cuidado com a frequência e o tipo de produto.
Esfoliantes mais agressivos, por exemplo, não devem ser aplicados todos os dias e, de preferência, seu uso deve ficar restrito a uma ou duas vezes por semana.
Já um microesfoliante mais suave pode ser utilizado diariamente e até ajuda a pele a restabelecer seu equilíbrio mineral, porque a pele esfoliada fica mais apta a receber os nutrientes e a hidratação. Saiba mais sobre esfoliação no vídeo abaixo.
Nutrir, hidratar, proteger
Foto: The Creative Exchange | Unsplash.
Hidratar é, por sua vez, repor a água; e proteger é aplicar um produto que vai diminuir a agressão dos raios UV.
Produtos de tratamento facial com nutrientes podem ser adaptados à realidade de cada pessoa.
Na sequência, usar um hidratante para o rosto é o elo fundamental, e toda pele precisa disso, inclusive a oleosa.
Aliás, mantê-la hidratada ajuda a controlar a oleosidade, porque diminui a necessidade de a pele se proteger de agressões, já que homens tendem mais a ter a pele do rosto ressecada do que as mulheres.
Deu nó nos neurônios, já que acabamos de dizer que a pele do homem costuma ser mais oleosa? É que água é água e óleo é óleo, amigo.
O óleo é produzido pela pele como uma forma de se proteger contra agressões, o que inclui a própria desidratação e a descamação, por exemplo.
Ter mais óleo, portanto, não significa ter mais água. Aliás, pelo contrário. A pele masculina é até 20% mais espessa que a das mulheres e, com essa camada mais grossa, é mais vulnerável, por exemplo, à ação dos raios UV.
Na prática, isso faz com que ela desidrate mais facilmente. Portanto, fique de olho no hidratante facial.
Por fim, vale a pena usar um protetor solar para ajudar sua barreira natural contra as agressões que vêm da luz solar: no inverno, no verão, na praia ou na montanha.
Felizmente, para quem busca mais praticidade, hoje já existem produtos multifuncionais, que refrescam, acalmam, cicatrizam, energizam e hidratam a pele ao mesmo tempo.
Para os homens: cuidado ao barbear
Além do que já falamos sobre a pele masculina ser mais seca, mais grossa e ter mais óleo, ela também sofre uma agressão que a feminina não sofre: o barbear, que pode ser quase diário.
O atrito da lâmina de barbear é, em si mesmo, uma agressão, o que pode causar coceira, irritação na pele, inflamação e outros problemas mais sérios, como infecção e foliculite.
Portanto, além de uma rotina de skincare tradicional, os homens precisam prestar especial atenção aos cuidados na hora de fazer a barba e no pós-barba, para evitar vermelhidão, pelo encravado e cortes desnecessários.
E você, já está convencido de como fazer o skincare masculino? Conta pra gente sua rotina.
Foto/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.