Pele oleosa, mista, seca ou normal? Descubra o seu tipo - Dr. JONES

Pele oleosa, mista, seca ou normal? Descubra o seu tipo

A maioria dos homens tem pele oleosa, mas ela não é a única por aí. Que tal aprender um pouco mais sobre a pele masculina e identificar as características da sua? Isso ajuda a estabelecer um skincare com os cuidados que o seu tipo de pele precisa.

Por dentro, todos os homens somos (quase) iguais... É 'por fora', ao mostrarmos nossa imagem — e nossa pele — que somos diferentes e podemos nos destacar na multidão.

Não é exagero, portanto, dizer que pele, além de ser o maior órgão do corpo humano, é mais do que o que nos separa do mundo em volta: é nossa identidade e proteção – e tem papel fundamental no funcionamento do organismo.

Então, meu caro, os cuidados com a pele masculina são importantes, sim, e um dos primeiros passos é descobrir o seu tipo de pele

Qual é a função da pele?

Homem de pele clara, cabelos escuros e olhos claros, de camiseta branca, passa creme na parte de baixo dos olhos para reduzir rugas.

Foto: Lumin | Unsplash.

A pele é um órgão complexo, como seu coração ou fígado, e tem funções essenciais à vida. Algumas delas são:

  • Proteger os órgãos internos de agressões e dos raios ultravioleta (raios UV) do sol
  • Impedir que percamos mais água que o necessário para o ambiente
  • Regular a temperatura do corpo
  • Produzir vitamina D, essencial para ossos e músculos.

Quais são as camadas que formam a pele?

A pele é formada por camadas — cada uma com um tipo de célula, de tecido e estruturas.

São três as camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme:

Foto de bolo de chocolate em camadas, em prato branco, fundo amarelo e garfo, para ilustrar as camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme.

Foto: Toa Heftiba | Unsplash.

Epiderme: é a camada mais superficial e mais externa. 

A epiderme não tem vasos sanguíneos, mas tem, por assim dizer, suas próprias ‘subcamadas’. Mesmo assim, é bem fininha: mais que uma folha de papel!

A parte mais externa da epiderme, a gente vê a olho nu: é a que entra em contato com o mundo exterior e nos dá nossa identidade e cor. Já a mais interna fica em contato com a derme e é onde nascem as células da própria epiderme.

Dermeé a camada intermediária da pele, bem mais espessa que a epiderme. A derme tem, por sua vez, duas camadas próprias: uma está contato com a epiderme; e outra é mais profunda. 

Na derme, ficam os vasos sanguíneos, as fibras que dão elasticidade à pele, as células nervosas que dão as sensações de frio, calor e dor, por exemplo, e onde são produzidos os pelos, a barba, o óleo (sebo) e o suor — e onde as rugas começam também!

Hipoderme: sabe aquela gordura localizada no abdômen, por exemplo, que incomoda tanta gente? A ‘culpada’ é a hipoderme

Essa camada profunda que fica embaixo da derme e epiderme é essencialmente constituída por tecido adiposo, mas a gordura não está lá para fazer você brigar com a balança: ela modela o corpo, mantém os órgãos no lugar, absorve impactos e funciona como reserva de energia.

Como identificar o tipo de pele?

Cada camada da pele com suas respectivas estruturas são as mesmas para todos nós, mas seu funcionamento, não: ele muda de pessoa para pessoa, de maneira que nenhuma pele é igual a outra.

Até em uma mesma pessoa, a pele muda com o tempo, por causa do ambiente, dos cuidados que se tem ou deixa de ter e mesmo por conta do envelhecimento.

Só que, para tornar possível a produção de cosméticos e produtos para tratar a pele, foi preciso agrupar algumas características em comum e classificá-las.

Saber o seu tipo de pele, então, é importante para tirar o melhor proveito de cada produto ou tratamento no seu skincare masculino.

Pele normal

Homem jovem oriental de camiseta azul-clara, braço tatuado e cabelos descoloridos, passa a mão no queixo para ilustrar o tipo de pele normal.

Foto: Ron Lach | Pexels.

A classificação em pele normal, oleosa, seca ou mista é uma das mais tradicionais e surgiu no começo do século 20. 

Ela se baseia na quantidade de óleo que há na pele do rosto. Aliás, o nome técnico da secreção é sebo.

Na pele normal, a produção de sebo é equilibrada. A pele tem um aspecto liso, saudável e não é brilhante – mas tem uma luminosidade natural. 

Esse tipo de pele tende a poucos problemas com acne ou inflamação — mas precisa ser cuidada para se manter hidratada e em perfeitas condições.

Pele seca

A pele seca tem um aspecto mais fino que a normal, com pouca produção de óleo (sebo). Como o óleo protege, existe uma tendência maior de irritação na pele, descamação, coceira e vermelhidão.

A princípio, o nome ‘seca’ não seria o melhor, porque, afinal, estamos falando de óleo, e não de água, que é a hidratação em si. 

O fato, porém, é que, justamente por ter menos proteção, esse tipo de pele tende a perder mais água e sofrer ressecamento. Por isso, costuma ter um aspecto mais áspero e com pouca luminosidade ou brilho. 

Ela também tende a ‘envelhecer’ mais rápido — é mais vulnerável a rugas — e é bastante sensível aos raios UV, que a ressecam ainda mais.

Os cuidados com a pele seca começam e terminam com muita hidratação. Embora, para todos os tipos de pele, seja necessário usar filtro solar, na seca, ele é ainda mais fundamental.

Pele oleosa

Homem negro, de camisa jeans aberta e lenço na testa, cabelos crespos e médios, olhos fechados, fundo amarelo, ilustra tipo de pele oleosa.

Foto: Justin Essah | Pexels.

No grupo da pele oleosa, está a maioria dos homens

O nome já diz: a oleosidade na pele é bem maior que nos outros tipos, porque há uma produção a mais de sebo

Isso dá a ela um aspecto um pouco mais espesso e mais lustroso. Em outras palavras, a pele oleosa 'brilha'. 


A tendência dos homens à pele oleosa se explica por uma questão hormonal

É que as glândulas sebáceas, que são as responsáveis pela produção do óleo, são bastante afetadas pelos hormônios sexuais masculinos. A testosterona tende a estimular que elas fiquem mais ativas, em maior quantidade e com poros maiores.

Em comparação com os outros tipos de pele, embora um pouco mais protegida dos sinais de envelhecimento, a oleosa é mais vulnerável a entupimentos dos poros, infecção e inflamação. Por causa disso, é comum que tenha mais problemas com cravos e espinhas

Outro ponto de atenção é a hidrataçãoO excesso de sebo pode levar a pensar que o risco de pele ressecada está longe — mas água é água e óleo é óleo. 

Na verdade, nós, homens, somos particularmente mais vulneráveis ao ressecamento da pele, mesmo oleosa. Isso acontece porque a pele masculina é cerca de 20% mais espessa que a femininaPor isso, ela recebe maior carga de raios UV e tende a perder mais água. 

A dica para cuidar da pele oleosa é não descuidar do hidratante, utilizar produtos de fácil absorção e pouco gordurosos, e usar produtos de qualidade que controlem o excesso de oleosidade.

Pele mista

É um ‘mix’. Basicamente, a pele mista tem todas as características do excesso de oleosidade da pele na ‘zona T’ (testa, nariz e queixo) e, no restante do rosto, é do tipo seca — situação mais comum — ou normal. 

Para quem tem esse tipo de pele, a dica é usar produtos com dupla função, que controlem o brilho e a oleosidade ao mesmo tempo que hidratam.

Gel esfoliante para todos os tipos de pele

Em fundo roxo, úmido, com gotículas de água, foto em destaque da embalagem do gel esfoliante Isotonic Face Scrub, da Dr. JONES.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados)

Uma boa limpeza de pele é o primeiro passo para o homem que quer cuidar da sua e evitar problemas com ressecamento, excesso de oleosidade, acne e envelhecimento precoce.

Por isso, a escolha de um produto especialmente formulado para a pele masculina e que não a agrida é fundamental.

Na Dr. JONES, o gel esfoliante Isotonic Face Scrub cumpre esse papel. Sua fórmula contém Pantenol (Pró-Vitamina B5), Glicerina e Areia de Bora Bora — e promove, ao mesmo tempo, uma limpeza de pele de alta qualidade sem irritações, sem deixar a pele oleosa e com hidratação. Experimente.

Foto/Destaque: Olha Ruskykh | Pexels.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance