Gibis, HQs, comics ou simplesmente quadrinhos. Se você é nerd, certamente compartilha dessa paixão que vem da infância e se prolonga na vida adulta e já deve ter se inspirado em algum visual para definir o corte de cabelo, os acessórios, a roupa — mas hoje sua tarefa é olhar... as barbas!
Ontem, dia 30 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional dos Quadrinhos.
A data, estabelecida em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, relembra o trabalho de Angelo Agostini, italiano radicado no Brasil e tido como nosso primeiro quadrinista.
Em 1869, Agostini começou a publicar As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte — considerado o primeiro quadrinho brasileiro, distribuído semanalmente no Jornal Vida Fluminense.
Numa extensão natural da comemoração, o 30 de janeiro também passou a ser considerado um bom momento para celebrar as HQs — sigla que significa 'histórias em quadrinhos' — de forma geral pelo público geek e nerd.
A Dr. JONES resolveu celebrar junto e, exercitando a criatividade, homenageamos alguns personagens muito queridos das HQs e que destacam, vejam só, por suas barbas... Será que dá para se inspirar nelas aqui, na nossa versão do multiverso? Vem com a gente ver!
Aquaman: barba cheia

Rei dos Mares e de Atlântida, Aquaman nem sempre apareceu de barba nos quadrinhos ou cartoons.
Já faz algum tempo, porém, que uma versão mais madura de Arthur Curry, barbudo e com cabelos compridos, surgiu por aí — próxima, portanto, do visual adotado por Jason Momoa no filme de 2018.
Para se inspirar nessa versão do herói, a pegada é deixar a barba cheia, passando da linha do queixo. O comprimento é a seu gosto, mas não esqueça de aparar para dar uma cara 'despojada, mas nem tanto', ideal para um soberano e super-herói.
Deathstroke: barba desenhada

Slade Wilson, o Deathstroke, é um assassino profissional nas HQs e, certamente, um dos mais temidos.
Na hora do 'trabalho', é comum que ele apareça de máscara nos quadrinhos, que esconde todo o rosto — mas histórias em que ele dá o ar da graça sem ela também são comuns.
Nesses momentos, Wilson costuma aparecer com um cavanhaque cheio e bigode bem desenhado. Eventualmente, ele aparece também com as laterais crescidas, que usamos como inspiração, mas sem abandonar o visual bem-cuidado e clean.
Pelo desenho bem marcado, a barba inspirada no Deathstroke requer manutenção constante. Nada muito complicado para quem está acostumado a usar lâminas afiadas de diversos tipos...
Doutor Estranho: cavanhaque desenhado

Por falar em cavanhaque desenhado, o mais famoso Mago Supremo é referência na área.
O cavanhaque de Stephen Strange costuma ser curto e acompanhado de um bigode fino, ou desenhado como um triângulo, rente ao lábio superior — e não é raro que eles estejam 'desconectados'.
Apesar do trabalho em acertar e manter todo o desenho, adotar o visual do Doutor Estranho tem vantagens, e não é por causa das artes místicas.
O cavanhaque curto e a ausência dos pelos laterais torna a manutenção muito simples, além de ser uma excelente alternativa para quem tem barba falhada.
Lobo: bigode e cavanhaque 'por fazer'

Motociclista, anti-herói, violento e selvagem, Lobo é um dos personagens mais famosos, temidos e amados dos quadrinhos — e dizem que deverá ser vivido por Jason Momoa em certo reboot confirmado hoje por James Gunn...
O cabelo comprido e as roupas estilosas são a principal marca do Lobo, mas a barba também chama a atenção. Exceto pelo bigode desenhado, Lobo costuma deixá-la por fazer em todo o restante.
Na versão que adotamos, o bigode também fica por fazer, mas com o centro um pouco mais baixo que as suas laterais, o que dá um ar mais agressivo que pode valer a pena experimentar!
Nick Fury: bigode fininho

Existe mais de uma versão de Nick Fury atualmente nos quadrinhos, inclusive variando etnias e descendência.
No entanto, além do tapa-olho, o ex-diretor da S.H.I.E.L.D. é frequentemente apresentado com uma barba grisalha e um bigode fininho... sem muito pelos.
Um visual inspirado no polêmico herói pode juntar o útil e o agradável e deixar o visual por fazer no bigode fino e eventualmente num cavanhaque.
É um estilo de barba bastante democrático: como os pelos ficam baixinhos, quem tem barba rala pode aderir sem problemas, e, como não precisa que ela tome todo o rosto, os que têm falhas também vão curtir.
Depois, é só não esquecer de fazer a cara de homem poderoso e até arrogante. Afinal, Fury, por muito tempo, literalmente mandou nos super-heróis...
Odin: barba grande e bigode grosso

Odin é um personagem que dispensa apresentações. Pai de Thor e Pai de Todos, o deus nórdito, nos quadrinhos, ostenta uma farta barba lenhador branca, com um bigode exuberante.
É difícil reproduzi-la no mundo real: além da paciência para investir no comprimento, os cuidados com a barba precisam ser intensos, para mantê-la macia e alinhada.
Se você não tiver o pique para chegar lá, vale tentar uma versão menor: uma barba média que passa do queixo e é aparada de maneira a ampliar e deixar a mandíbula mais quadrada.
O foco é o bigode chevron numa versão 'selvagem': bastante grosso, eventualmente passando um pouco por cima dos lábios superior e crescendo à vontade na lateral até se destacar do restante da barba.
O resultado é um visual marcante, bastante masculino e imponente. Digno de um deus.