Afinal, raspar a barba faz crescer os pelos? - Dr. JONES

Afinal, raspar a barba faz crescer os pelos?

Será que, quanto mais eu raspar a barba, mais ela cresce? Se você é homem, essa pergunta já deve ter passado pela sua cabeça – e agora vamos descobrir se ela tem fundamento de uma vez por todas. Faça sua aposta: mito ou verdade?

Todo homem já deve ter ouvido falar disso em algum momento da vida, principalmente na adolescência: “Olha, raspar a barba faz ela engrossar e crescer!”, ou então: “Raspar a barba todo dia faz ela crescer mais rápido”.

Será que tem algum fundo de verdade nessa ideia tão popular?

A barba e um mito centenário

De cara, a resposta é não: raspar a barba não faz crescer os pelos.

Não se sabe ao certo como surgiu o mito nem por que ele resiste há tanto tempo. Sério: em 1928 (!), cientistas já tinham realizado uma pesquisa que mostrou não haver relação alguma entre essas coisas – e as mais recentes dizem o mesmo.

Provavelmente, a história nasceu exatamente por conta da adolescência. Acontece que todos os pelos do corpo, incluindo os da barba, têm um ciclo em quatro fases de renovação: 

  • Crescimento (anágena): quando ele começa a crescer a partir da raiz sob a pele;
  • Regressão (catágena): quando a produção do fio para, e ele vai ficando mais superficial;
  • Repouso (telógena): quando o corpo começa a preparar o fio para cair e outro começa a nascer embaixo;
  • Queda (exógena): quando o fio velho cai e é substituído.

Foto de homem do Oriente Médio (persa), de camiseta branca, cabelos escuros curtos e barba por fazer em artigo que discute se raspar a barba faz crescer mais rápido.

Foto: Mehrab Zahedbeigi | Unsplash.

Quando somos adolescentes, boa parte dos pelos da barba está na fase de crescimento, estimulados pelos hormônios masculinos.

Isso vai aumentando, e eles depois passam pelas outras fases, quando são mais visíveis. 

É o que dá a impressão de que ‘cresceram mais rápido’... mas é só ilusão de ótica mesmo. 

Na idade adulta, cada corpo encontra o seu ritmo, e tanto a espessura do fio quanto a velocidade com que acontece o crescimento de barba vão depender da genética e características individuais de cada um.

Então, se você tem uma barba rala ou uma barba falhada, precisa recorrer a outras alternativas para dar aquela impressão de que ela ficou mais cheia – e, sim, elas funcionam!

Como raspar a barba para crescer mais rápido?

Bom, não tem técnica de barbear nem barbeador algum que alterem, por si sós, a velocidade ou a ‘grossura’ nem façam ‘crescer barba’.

Isso porque a lâmina de barbear só corta os pelos que estão nas fases mais superficiais. Ela simplesmente não consegue alcançar a raiz do bulbo capilar (folículo piloso), que é responsável pelo crescimento e fica nas camadas mais profundas da pele.

Agora, verdade seja dita, a lâmina pode ser a responsável pela ilusão de ‘pelo grosso’. 

Isso porque, se você olhar um fio seu bem de pertinho, vai notar que a ponta dele é um pouco mais fina que o resto.

Como o aparelho de barbear corta a ponta, acabamos vendo só o corpo do fio quando ele volta a crescer, e é isso que dá a falsa impressão de que ‘engrossou’. 

Essa explicação, aliás, também vale para muitas mulheres, que acreditam que depilar a perna com lâmina deixa os pelos mais grossos. Não deixa, não, viu?

Dica para uma barba macia

Imagem do produto The Shaving Solution - Balm para Barbear, da Dr. JONES, em uso: pessoa aperta o produto com uma mão e o balm cai na outra mão.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Crescendo rápido ou devagar, mais grossa ou mais fina, a barba não precisa ser áspera!

The Shaving Solution – Balm para Barbear tem uma fórmula hidratante que trata e condiciona os fios da barba e estimula que cresçam mais saudáveis.

Gostou? Comenta pra gente se sua barba tem crescido forte e saudável e o que você tem feito para chegar lá.

Foto/Destaque: Giancarlo Revolledo | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance