Como disfarçar a barba rala - Dr. JONES

Como disfarçar a barba rala

Você sente que os pelos da barba são muito finos, não têm força para crescer e que sua barba tem falhas? Veja o que é verdade e o que é mito e principalmente: o que fazer com a barba rala.

A barba cheia, de lenhador, entrou na moda há alguns anos – e, de lá para cá, a busca por soluções que façam crescer barba e escondam falhas aumentou muito, sob a promessa de transformar o homem brasileiro num autêntico viking. 

Com a busca, veio a frustração: será que todo mundo consegue virar um barbudão?

O que é barba rala?

É a impressão de que os pelos no rosto são mais espaçados, muito finos ou quando a barba tem falhas em grandes áreas.

É uma característica genética, meu caro, não tem muito o que fazer para reverter isso, mas você pode ser estiloso ainda assim, sem ter cara de rapaz na puberdade.

Ah, mas medicamento para crescer a barba funciona....

Realmente, há produtos com medicamentos usados na queda de cabelo, como o caso do minoxidil, que fortalecem os fios fracos. Na barba, ele ajuda a fortalecer, mas não resolve um problema que é genético.

Além disso, como ativo medicamentoso, a concentração precisa ser maior do que a permitida pelos produtos cosméticos, que a gente compra sem receita. A gente precisa lidar com a realidade de uma melhor forma.

Qual o melhor estilo para a barba rala?

Homem de pele clara, cabelo curto e escuro com franja, de barba rala e a fazer, sorri de agasalho azul-escuro, mãos nos bolsos.

Curto. 

Ao contrário do cabelo, que alguns homens deixam crescer e insistem em puxar das laterais para cobrir a calvície (não que seja uma solução recomendável, essa), deixar a barba crescer acima das falhas para tentar encobrir é tapar o sol com a peneira, principalmente para quem tem a barba espaçada.

Aposte na barba sombreada, ‘por fazer’. E não abra mão de um bom desenho para a barba: ele cria uma ilusão de barba mais cheia e evita que você fique com cara de desleixado (em qualquer estilo de barba, inclusive).

Como desenhar a barba rala?

Primeiro tire uma selfie. Estude o seu rosto, onde estão as falhas, onde tem uma melhor concentração de pelos. Aproveite o que você já tem. Barbas com falhas muito grandes talvez precisem de um desenho mais baixo. Valorize também o seu formato de rosto.

Não esqueça de limpar o desenho abaixo da barba também, no pescoço, para que a visão da barba seja direcionada para os pelos do rosto apenas.

Barbas mais estreitas (desenhadas mais baixo ou na linha do maxilar) ficam ótimas com bigode fino. Invista também num estilo bacana para o cabelo, para compor o visual.

Foto de Wilson Weigl, que é um homem de meia-idade, cabelos grisalhos nas laterais, em frente a uma escadaria e plantas, usando camisa azul-clara.

        Foto: arquivo pessoal.

Wilson Weigl

Jornalista especializado em beleza masculina, foi editor das revistas internacionais GQ e Men’s Health e colaborou com as revistas VIP, Playboy, Boa Forma, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Marie Claire, Claudia, Vogue, Status, Viagem e Turismo, Aventuras na História e Capricho.

Conquistou o Prêmio Editora Globo de Jornalismo com a reportagem “A Reconstrução do Homem” (revista GQ Brasil), e o prêmio de Melhor Reportagem Internacional da Sociedade Latino-americana de Cardiologia na revista Men´s Health Brasil. É editor-chefe dos portais Homem no Espelho e Único.

Fotos: Vinicius "amnx" Amano | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance