Caspa na barba: como resolver
Caspa na barba: tudo que você sempre quis saber, mas se coçava antes de perguntar. Vem que a gente explica como lidar com o problema — e por que ele aparece.
16/06/2023
Imagine a cena. Um dia, você está em casa, preparando-se para sair com aquela pessoa especial e, do nada, começa a dar uma tremenda coceira na barba. Você tenta resistir. É impossível.
Para acabar com o incômodo, você taca as unhas onde tá coçando — e aí sai aquele farelo branco. Parece que tem caspa na barba! 😱
Infelizmente, há homens que passam por esse drama e, pior, às vezes, dá para ver o ‘farelo’ a olho nu, o que pode causar muita vergonha, mas como lidar com o problema? Vem que a gente explica.
Por que a barba fica descamando?
Ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.
Bom, existem duas causas mais comuns para essa situação.
A primeira é a caspa mesmo, cujo nome técnico é dermatite seborreica.
Nesse caso, os principais microrganismos envolvidos no aparecimento da caspa no cabelo — os fungos do gênero Malassezia —, por exemplo, podem estar atacando a barba.
Aí, não tem jeito: o melhor é consultar o dermatologista.
Somente o médico vai poder identificar todas as razões por trás da dermatite e passar o tratamento mais adequado para a região.
Uma dica: nada de sair usando shampoo anticaspa na barba, porque há diferenças entre a pele do rosto e a cabeça — a começar pela falta do couro cabeludo…
Agora, a segunda causa, que é muito mais comum, é que a ‘caspa na barba’ seja fake news: não é dermatite seborreica, não é caspa-caspa. É simplesmente a pele embaixo da barba, que ficou extremamente ressecada e começou a descamar! 👹
Isso costuma acontecer com mais frequência em quem tem barba grande, porque, à medida que o pelo cresce e se distancia, fica mais difícil para a pele do rosto hidratá-lo com seu óleo natural (sebo).
Os pelos podem ressecar e, com isso, tornar a região ainda mais vulnerável, o que contribui para o ressecamento da própria pele, e pele seca = coceira e descamação.
Como eliminar a caspa na barba?
Ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.
De duas formas.
Se a descamação for oriunda da dermatite seborreica, tem que seguir o tratamento médico, que pode incluir medicamentos tópicos, ou seja, aplicados diretamente na região afetada, além de cuidados extras, como manter a região bem higienizada para não piorar o problema e, talvez, até se abster da barba por um tempo.
Agora, se o problema for aquele mais comum, do ressecamente, a dica é, além de manter a barba limpa — e importante: evitar lavar com água muito quente! —, cuidar da hidratação dos pelos e da pele do rosto.
Também é importante, nesse caso, usar produtos próprios para a região, a fim de evitar que, por exemplo, uma irritação na pele causada por um produto que não foi formulado para aquela área acabe piorando o problema.
Balm para barba The Shaving Solution
Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).
Felizmente, a Dr. JONES tem uma solução para ajudar você, e o melhor de tudo: é multifuncional. 😏
O balm para barba The Shaving Solution é daqueles produtos salvadores, que entregam tudo que você precisa: hidrata, alinha e condiciona os pelos da barba; hidrata e acalma a pele; e ainda pode ser usado para lubrificar o rosto no barbear.
Além de tudo, ele é econômico: rende até 40 barbas! A fórmula do The Shaving Solution contém Bisabolol, que tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizente; e Óleo de Café Verde, que é antioxidante e estimula a regeneração celular.
Para os barbados, vale mencionar que o produto ainda tem proteção anti-UV, para combater os danos causados pelo sol e evitar efeitos desagradáveis, como o amarelamento da barba. Ela, seu rosto — e aquela camisa preta que você quer usar sem ‘farelos’ — agradecem! 🥰
Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.