Em fundo azul, foto mostra mão segurando embalagem do balm para barbear THE SHAVING SOLUTION, da Dr. JONES, que contém Bisabolol.

Por dentro do produto: Bisabolol

Extraído de plantas como a camomila e a brasileiríssima candeia, o Bisabolol tem a propriedade de acalmar a pele masculina, ajudar na cicatrização e combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce – e isso é só o começo.

Olhar rótulos de cosméticos pode não parecer a atitude mais comum entre homens – mas há quem o faça, e por um bom motivo: saber o que, afinal, está sendo aplicado na pele masculina e se os princípios ativos realmente funcionam. Até porque existe toda uma ciência por trás de uma substância antes que ela chegue ao seu rosto.

Quem já adquiriu essa prática pode observar, aqui e ali, que há ativos que se repetem em várias fórmulas – como o Pantenol, por exemplo –, geralmente graças a uma multiplicidade de benefícios que trazem para a pele e cabelos. O Bisabolol é outro desses ativos biofuncionais que são “multitarefa”, mas, afinal, o que ele faz por você?

Da camomila para a pele do homem

Foto mostra, em destaque, flores de camomila, que contêm Bisabolol. São flores pequenas, de pétalas brancas e centro amarelado, delicadas, sustentadas por caules finos.

Foto: Kallerna | Wikimedia C. | CC BY-SA 3.0.

Por milênios, a humanidade usou a camomila como parte da medicina popular.

Versátil, essa planta de origem europeia pode ter diferentes partes empregadas na criação de chás a aromatizantes, sendo as flores a parte mais utilizada – e têm razão de ser.

Isso porque as flores, em especial, são muito ricas em substâncias com propriedades medicinais importantes, como os flavonoides, por exemplo, e um tipo de álcool que recebeu o nome de Bisabolol, alfa-bisabolol ou, ainda, levomenol.

Uma curiosidade sobre esse composto é que, sobretudo frente ao uso milenar da camomila para uma série de problemas de saúde, de dermatite de contato a doenças inflamatórias gastrointestinais, ele foi isolado apenas recentemente, no século 20 – e que grata surpresa foi a descoberta!

Para que serve o alfa-bisabolol?

Foto de rapaz jovem e negro, cabelos curtos e camiseta branca, sem barba e brinco em formato de cruz. Ele se encontra embaixo de uma árvore, iluminado pelo sol, e olhando diretamente para a câmera.

Foto: Vitória Santos | Pexels.

Só para você ter uma ideia, o Bisabolol tem propriedades antibacterianas, antissépticas e é um antioxidante muito eficaz.

Ele protege a pele contra a ação dos radicais livres e, assim, também funciona como anti-idade, por combater o envelhecimento precoce.

O Bisabolol tem também a capacidade de estimular a resposta de cicatrização da pele, o que torna sua aplicação bastante útil depois que ela sofreu uma ação traumática, como o ato de se barbear, por exemplo – e mais: ele funciona para iluminar a pele e combater manchas.

Além disso, é bastante seguro de ser usado e ‘conversa’ muito bem com outros ingredientes, até mesmo ampliando a absorção desses outros compostos pela pele.

Por isso, o Bisabolol costuma aparecer combinado a ativos que, por si sós, têm dificuldade de serem absorvidos, ou ainda para dar uma ‘mãozinha extra’ e ampliar efeitos de uma fórmula, como o de hidratantes, por exemplo.

Bisabolol e pele sensível, ou qual o melhor calmante para a pele

Visualmente, o Bisabolol tem o aspecto de um líquido oleoso transparente, límpido a amarelado, e já se descobriu que ele, afinal, não existe apenas na camomila.

Na natureza, o composto já foi encontrado em outras plantas, com excelente concentração. Uma delas é a candeia (Vanillosmopsis erythropappa), que ocorre naturalmente na Mata Atlântica brasileira e se tornou uma das maiores fontes naturais do Bisabolol.

Mesmo assim, na busca por mais sustentabilidade, o Bisabolol também já pode ser obtido de forma artificial, no laboratório, o que ajuda a garantir a preservação das matas.

Uma característica interessante é que ele não é inodoro: tem um delicado perfume floral e amadeirado e, por isso, também é utilizado para conferir aroma a produtos.

O que se ressalta, porém, entre todas as suas qualidades que você já viu, é o fato de ele ser calmante e anti-inflamatório. Isso torna o Bisabolol um verdadeiro amigo da pele sensível. Ademais, não apenas combate as inflamações, como também atenua os casos de irritação na pele.

Imagem mostra mão em destaque apertando a saída do produto THE SHAVING SOLUTION, da Dr. JONES. Parte do conteúdo do balm para barba, que contém Bisabolol, cai sobre os dedos da outra mão.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Na Dr. JONES, o Bisabolol consta da formulação do balm para barba The Shaving Solution.

Suas propriedades calmantes e cicatrizantes não apenas protegem a pele ao se fazer a barba – para quem o usa em conjunto com o aparelho de barbear The Razor, por exemplo –, mas também contribuem para manter a saúde da pele e hidratação, além de combater coceira na barba e contribuir, por tabela, para que ela fique mais macia.

E aí curtiu saber mais sobre o Bisabolol? Conta pra gente de que forma você usa o nosso balm para barba, seja para os pelos faciais, seja para a pele em si.

Foto/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Leia também: