Por dentro do produto: Bisabolol
Extraído de plantas como a camomila e a brasileiríssima candeia, o Bisabolol tem a propriedade de acalmar a pele masculina, ajudar na cicatrização e combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce – e isso é só o começo.
07/04/2022
Quem já adquiriu essa prática pode observar, aqui e ali, que há ativos que se repetem em várias fórmulas – como o Pantenol, por exemplo –, geralmente graças a uma multiplicidade de benefícios que trazem para a pele e cabelos. O Bisabolol é outro desses ativos biofuncionais que são “multitarefa”, mas, afinal, o que ele faz por você?
Da camomila para a pele do homem
Foto: Kallerna | Wikimedia C. | CC BY-SA 3.0.
Por milênios, a humanidade usou a camomila como parte da medicina popular.
Versátil, essa planta de origem europeia pode ter diferentes partes empregadas na criação de chás a aromatizantes, sendo as flores a parte mais utilizada – e têm razão de ser.
Isso porque as flores, em especial, são muito ricas em substâncias com propriedades medicinais importantes, como os flavonoides, por exemplo, e um tipo de álcool que recebeu o nome de Bisabolol, alfa-bisabolol ou, ainda, levomenol.
Uma curiosidade sobre esse composto é que, sobretudo frente ao uso milenar da camomila para uma série de problemas de saúde, de dermatite de contato a doenças inflamatórias gastrointestinais, ele foi isolado apenas recentemente, no século 20 – e que grata surpresa foi a descoberta!
Para que serve o alfa-bisabolol?
Foto: Vitória Santos | Pexels.
Só para você ter uma ideia, o Bisabolol tem propriedades antibacterianas, antissépticas e é um antioxidante muito eficaz.
Ele protege a pele contra a ação dos radicais livres e, assim, também funciona como anti-idade, por combater o envelhecimento precoce.
O Bisabolol tem também a capacidade de estimular a resposta de cicatrização da pele, o que torna sua aplicação bastante útil depois que ela sofreu uma ação traumática, como o ato de se barbear, por exemplo – e mais: ele funciona para iluminar a pele e combater manchas.
Além disso, é bastante seguro de ser usado e ‘conversa’ muito bem com outros ingredientes, até mesmo ampliando a absorção desses outros compostos pela pele.
Por isso, o Bisabolol costuma aparecer combinado a ativos que, por si sós, têm dificuldade de serem absorvidos, ou ainda para dar uma ‘mãozinha extra’ e ampliar efeitos de uma fórmula, como o de hidratantes, por exemplo.
Bisabolol e pele sensível, ou qual o melhor calmante para a pele
Visualmente, o Bisabolol tem o aspecto de um líquido oleoso transparente, límpido a amarelado, e já se descobriu que ele, afinal, não existe apenas na camomila.
Na natureza, o composto já foi encontrado em outras plantas, com excelente concentração. Uma delas é a candeia (Vanillosmopsis erythropappa), que ocorre naturalmente na Mata Atlântica brasileira e se tornou uma das maiores fontes naturais do Bisabolol.
Mesmo assim, na busca por mais sustentabilidade, o Bisabolol também já pode ser obtido de forma artificial, no laboratório, o que ajuda a garantir a preservação das matas.
Uma característica interessante é que ele não é inodoro: tem um delicado perfume floral e amadeirado e, por isso, também é utilizado para conferir aroma a produtos.
O que se ressalta, porém, entre todas as suas qualidades que você já viu, é o fato de ele ser calmante e anti-inflamatório. Isso torna o Bisabolol um verdadeiro amigo da pele sensível. Ademais, não apenas combate as inflamações, como também atenua os casos de irritação na pele.
Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).
Na Dr. JONES, o Bisabolol consta da formulação do balm para barba The Shaving Solution.
Suas propriedades calmantes e cicatrizantes não apenas protegem a pele ao se fazer a barba – para quem o usa em conjunto com o aparelho de barbear The Razor, por exemplo –, mas também contribuem para manter a saúde da pele e hidratação, além de combater coceira na barba e contribuir, por tabela, para que ela fique mais macia.
E aí curtiu saber mais sobre o Bisabolol? Conta pra gente de que forma você usa o nosso balm para barba, seja para os pelos faciais, seja para a pele em si.
Foto/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados).