7 formas de melhorar sua saúde mental

Muito se fala sobre cuidar da saúde mental, mas pouco é dito sobre como fazer isso de fato, como melhorar a forma como nos sentimos e quebrar a rotina de hábitos que não ajudam em nada. Não se preocupe: a gente está aqui para ajudar!

Compartilhar:

Bom, primeiro é importante você saber que nada substitui a ajuda de um profissional. Faça terapia, cara! Você vai agradecer depois.

A gente sabe que homens e mulheres sofrem com questões psicológicas, mas encaram de formas diferentes e por isso, existem algumas coisas que você pode tentar para ajudar a sua saúde mental ou a outros homens e meninos que você conhece.

1. Rejeite as regras

Quem disse que homem não chora? Também não pode cozinhar? Dançar? Coisa do passado! Reavalie esse tipo de regra e faça o que você gosta, da maneira que se sentir bem.

Fazer uma determinada atividade ou vestir uma peça de roupa que seja rosa não define se você é mais ou menos homem.

Por que esses papéis às vezes são prejudiciais?

Em fundo escuro em que se vê uma lâmpada amarela e uma vermelha, jovem pardo de camisa polo listrada vermelha e cinza toca na têmpera com uma das mãos, em pensamento. Ele tem a barba por fazer, cabelos escuros e olhos escuros.

Foto: Jaikishan Patel| Unsplash.

Querer ser forte e ter o controle das coisas não é algo necessariamente ruim ou negativo.

No entanto, algumas pesquisas sugerem que confiar em todas essas ideias tradicionais do que é ser “um homem” pode ter um efeito negativo na saúde mental masculina de indivíduos de todas as idades.

Agora que você sabe disso, é importante colocar menos pressão sobre si mesmo para se conformar ao que a sociedade considera ‘viril’ e estar consciente dos momentos em que você está agindo de acordo com o estereótipo para ver o que e como pode mudar.

2. Solta o verbo!

Homem negro de camisa quadriculada e máscara preta abaixo da barba segura microfone em foto de perfil para "soltar o verbo".

Foto: Edward Howell | Unsplash.

Fale, fale sem medo. Seja com seus pais, amigo, mozão, irmão ou terapeuta, é importante que você tente encontrar pelo menos uma pessoa com quem possa se abrir.

Isso vale se estiver lutando com um problema de saúde mental, outro problema de saúde ou qualquer outro problema que esteja pesando em sua mente.

Se você não tem alguém com quem sente que pode se abrir ou quer falar com alguém anonimamente ligue para o 188, Centro de Valorização da Vida (CVV) que garante atendimento gratuito para qualquer pessoa.

3. Fique de olho na alimentação

Precisa parar de comer tudo que gosta? Claro que não, mas é bom ter equilíbrio. Seu cérebro está sempre trabalhando para permitir que você pense, se mova e respire, mesmo quando você está dormindo.

Então, o que você come e bebe, afeta as funcionalidades dele e consequentemente interfere no seu humor e saúde mental.

Alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos, contêm vitaminas e minerais para nutrir o cérebro, enquanto uma dieta rica em conveniência e alimentos refinados, como lanches açucarados e carne processada, pode ser prejudicial.

Foto mostra quatro cumbucas marrons em que se veem diferentes pratos saudáveis: peixe, carne de frango, arroz, carne vermelha grelhada, brócolis e outros vegetais.

Foto: Eiliv-Sonas Aceron | Unsplash.

4. Conte carneirinhos

Quer dizer, durma mais e melhor. A saúde mental e o sono são unha e carne, alma gêmea, um depende do outro.

Ter uma boa noite de sono ajuda você a se sentir menos cansado ao longo do dia, mais capaz de lidar com as tarefas da vida diária, confiante, com boa autoestima e menos propenso a se preocupar e estressar.

5. Segura a sua onda!

Sentir raiva é muito natural e uma emoção saudável de se sentir, mas só quando você está no controle disso. É normal sentir raiva se somos frustrados ou maltratados e isso pode nos motivar e ajudar a identificar problemas pessoais.

Foto de jovem de pele cara e óculos, camiseta preta, colocando as mãos na cabeça e gritando, com raiva. Ele tem um relógio num dos pulsos.

Foto: Yogendra Singh | Unsplash.

O que estraga o rolê é quando sua raiva faz com que você se comporte de maneira destrutiva.

Se for assim, isso pode ter um impacto negativo em sua saúde mental e física ou se tornar sua emoção “padrão” quando você deseja bloquear outras emoções. Por isso, é importante gerenciar essa raiva.

Se você sentir que tem um problema com esse sentimento, sua melhor aposta é falar com seu médico sobre tratamentos disponíveis para que ele possa te ajudar e decidir qual seria o melhor para você.

6. Evite usar álcool e drogas para lidar com as emoções

Muitas pessoas bebem álcool ou usam drogas recreativas como forma de relaxar ou se divertir, mas algumas pessoas podem abusar de substâncias e acabar usando isso como para afogar as mágoas e fingir que está tudo bem.

Foto de jovem com montanha ao fundo, na qual se veem gelos eternos. Ele é oriental, usa óculos escuros, tem cabelos pretos escuros e veste uma camiseta cinza com mochila. Na imagem, bebe água mineral de uma garrafa de 500 ml.

Foto: Bit Cloud | Unsplash.

Os homens são mais propensos a usar drogas e álcool como métodos de enfrentamento quando não estão se sentindo bem, em vez de obter a ajuda de que precisam.

Podem fazer isso sem nem perceber já que algumas coisas estão muito arraigadas em nossa cultura, por exemplo, enfiar o pé na jaca no fim de semana e beber como se não houvesse amanhã.

Tente ser mais crítico em relação ao seu uso de bebida e drogas e tente descobrir se você está se permitindo simplesmente se divertir ou se está fazendo isso para fugir dos problemas.

7. Encontre uma atividade que você goste

A vida moderna pode ser agitada e ocupada na maior parte fazendo com que alguns de nós se sintam cansados e estressados.

Então, é importante encontrar uma atividade que ajude a descomprimir e relaxar no tempo livre, seja experimentando novas receitas, curtindo show, praticando exercícios físicos, aprendendo uma nova habilidade como escalada, luta ou ficando imerso em um bom livro ou revista.

Foto de homem loiro, deitado na areia e de costas para a câmera. Ele observa o mar em frente, em atitude de relaxamento e, às suas costas, há seus pertences: mochila, tênis e canga. Ele veste jeans e camiseta cinza.

Foto: Patrick Robert Doyle | Unsplash.

Foto/Destaque: Drew Coffman | Unsplash.