Pomada ou cera pode causar queda de cabelo?
Você pode ter cabelos curtos ou preferir um estilo longo, pode raspar às vezes ou adotar o undercut: na hora de dar o acabamento ao penteado masculino, uma pomada ou cera é sempre uma opção – mas será que causam queda de cabelo?
06/09/2021
Uma boa pomada modeladora ou cera para cabelo é sempre uma solução para quem quer adicionar mais estilo ao penteado, seja em clássicos cortes de cabelo masculino, bem definidos, seja simplesmente para fazer aquela ‘bagunça organizada’.
Entre diferentes tipos e texturas de cabelo, uma dúvida, porém, paira no ar: até que ponto as ceras e pomadas afetam a saúde dos fios? Os finalizadores podem contribuir para a queda de cabelo?
Como evitar danos no cabelo?
Foto: Derick McKinney | Unsplash.
O ponto-chave para esses questionamentos é que, no geral, passamos muito tempo com a pomada ou cera agindo sobre o fio.
Esses produtos, na verdade, podem ficar na cabeça o dia inteiro, mantendo mais contato com o cabelo e o couro cabeludo do que qualquer shampoo e condicionador.
Basicamente, um cabelo saudável conta com brilho e maleabilidade como características principais.
Essa vitalidade, entretanto, é prejudicada no dia a dia, tanto por agentes externos, como os raios ultravioleta (raios UV), quanto por agressões físicas e químicas.
Exemplos dessas agressões são a escovação brusca, uso excessivo de secador de cabelo e prancha quente; e tintura, descoloração, alisamentos, permanentes, cloro e uso de produtos inadequados.
Entre esses produtos inadequados podem estar, sim, a cera ou pomada de cabelo que você tem usado.
Isso porque há finalizadores que contam com elementos químicos que podem agredir a saúde dos fios. Quem nunca usou, por exemplo, uma pomada ou cera que deixa uma sensação de intensa oleosidade?
Perda de resistência, hidratação e proteína, além de danos ao couro cabeludo, são alguns dos efeitos nocivos causados por produtos feitos à base de ativos petroquímicos, por exemplo.
Como parar a queda de cabelo urgente?
Solução mágica, não tem: é preciso, sim, prestar atenção na formulação do produto antes de aplicá-lo – e, às vezes, isso inclui até mesmo pesquisar sobre os ingredientes usados na fórmula, como os já citados petroquímicos.
Atualmente, porém, os produtos mais inovadores quando se fala de finalização e acabamento trazem compostos bioativos adequados para os fios, que ajudam a deixar o cabelo com um nível de hidratação adequado e finalizam o penteado, com os fios mais bonitos, fortes e macios.
Esses compostos podem complementar ou ampliar o efeito benéfico do shampoo e condicionador – desde que estes, claro, também sejam adequados para a pessoa e usados corretamente.
Um deles é a Carbocisteína, um aminoácido que auxilia na reposição de proteínas, protege contra os dados externos, melhora a textura e aumenta a resistência do fio de cabelo. Outro é a Cera de Carnaúba, que, ao criar uma barreira em torno dos fios, os protege de agressões e os ajuda a reter umidade.
Na Dr. JONES, esses e outros ativos benéficos para o cabelo masculino estão presentes na linha Amino, que traz uma pomada e uma cera que modelam, estilizam e, ao mesmo tempo, tratam os cabelos ao longo do dia. Além disso, ambas as fórmulas não incluem petroquímicos.
Especialmente no que diz respeito à pomada para cabelo, ela ainda é produzida à base de água, seguindo as melhores tendências do mercado.
Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).
Saiba mais sobre a pomada para cabelo masculino Amino Water Pomade e a cera Amino Matte Wax – e conheça também nosso shampoo anticaspa Caspa Control e nosso shampoo fortalecedor contra a queda de cabelo Hair Force.
Foto/Destaque: Kevin Bidwell | Pexels.