4 erros que os homens cometem na hora de fazer a barba

Pode fazer a barba com condicionador? Pode passar hidratante facial na barba para desenhar o bigode? O que é melhor: fazer a barba com a pele molhada ou seca? Vamos responder a essas dúvidas e explicar por que você não pode barbear-se com qualquer coisa.

Compartilhar:

Erro é aquela coisa que deixa só duas alternativas na vida: ou a gente aprende, ou a gente se arrepende.

Não podemos fazer muito sobre a maioria dos erros que existem por aí, mas sobre os erros ao se barbear, vamos ajudar você a não cometê-los. Vem que, ao menos um deles, é batata que você já fez (ou faz).

1. Pode fazer a barba com sabonete?

Em artigo sobre quatro produtos muito errados para fazer a barba (barbear), imagem mostra uma barra de sabonete cor-de-rosa em fundo rosa claro.

Foto: Alecsander Alves | Unsplash.

Na verdade, depende do sabonete. Atualmente, já existem opções de sabonete para barbear no mercado, que têm função similar à da espuma, balm e outros produtos para barba similares  — mas a gente sabe que quando vem essa pergunta, o que está na cabeça da pessoa é geralmente o ‘sabonetão’ comum, que usamos no banho diário. Não é? 😒

Bom, para esse, a resposta é: não, não pode. Aliás, esse erro é um verdadeiro clássico, porque, de um lado, o sabonete ‘lembra’ o efeito da espuma de barbear e, de outro, tem a função de realizar uma limpeza de pele, mesmo que superficial.

Isso é ótimo, com certeza. Só que remover a gordura (óleo) natural da pele do rosto, como o sabonete faz, também elimina a sua proteção e dificulta o deslizar da lâmina. O processo não apenas não vai ser mais fácil, como você tem mais chances de se cortar, ganhar uma irritação na pele e até desenvolver foliculite!

Além disso, o sabonete comum normalmente é também mais abrasivo que os produtos desenvolvidos para o barbear e, por isso, tende a diminuir a durabilidade das lâminas do seu barbeador.

2. Pode usar condicionador de cabelo na barba?

“Ok. Entendi sobre o sabonete — mas e o condicionador? Você não está repondo uma ‘gordura’ com ele ali?”. Bem. Isso pode até fazer sentido à primeira vista, mas infelizmente não é a alternativa correta, não.

O condicionador para cabelo não é um produto que foi feito para passar na barba nem direto na pele do rosto: mesmo quando utilizado onde ele deve ser — o cabelo —, o próprio modo de usar instrui que não se deve aplicá-lo na raiz, próximo ao couro cabeludo. Exatamente por isso, por não terem sido feitos para a região da barba, não é indicado utilizar produtos de cabelo ali. Nem o condicionador.

Ademais, o condicionador para cabelo, se aplicado na barba, tende a fechar poros e deixar resíduos que, com o tempo, podem acabar entupindo e enfraquecendo os bulbos capilares da região. Isso pode criar uma série de problemas, de pelos encravados até queda.

3. Pode passar hidratante de rosto na barba?

O hidratante realmente foi feito para passar na pele do rosto, mas, mais uma vez, é um produto que não foi feito nem para o barbear nem para hidratar os pelos —  e pode ser pior se, em vez de um hidratante para o rosto, você usar outro, feito para outras partes do corpo.

Não se indica usar hidratante para barbear porque ele não tem a formulação necessária para realmente facilitar o corte do pelo e proteger a pele de irritações no processo, além de ter uma performance bastante inferior à de qualquer produto específico para essa função.

Depois de fazer a barba, aí, sim: o hidratante vai ajudar a pele a ficar em dia com a hidratação e a manter sua oleosidade natural.

4. Pode fazer a barba a seco?

Esse é o último erro — e talvez o mais grave: dar uma de ‘macho raiz’ e não usar produto algum.

Além de poder causar mais sofrimento e ampliar os efeitos negativos do atrito da lâmina, que sempre vai estar presente, ‘não usar nada’ aumenta as chances de cortar a pele e causar irritação, inflamação, vermelhidão, coceira, pontinhos de sangue, ardor e até espinhas e manchas escuras. Você não precisa de nada disso para ficar com a cara lisa, não é?

Afinal, o que passar na hora de se barbear?

A resposta é simples e clara: produtos para barba. Eles são a alternativa que realmente pode cumprir o que promete, além de trazer uma melhor experiência e melhores resultados.😉

Confira as opções que temos na Dr. JONES. 👇

Foto de destaque da embalagem do balm The Shaving Solution, da Dr. JONES.

Fotos: Dr. JONES (todos os direitos reservados)

O balm para barbear The Shaving Solution é transparente e dispensa enxágue. Sua fórmula moderna lubrifica a pele e substitui o creme de barbear — e, para quem usa barba, hidrata e condiciona os pelos. A fórmula contém Óleo de Café Verde, com ação antioxidante, e fator de proteção solar.

Comprar

Foto de destaque da embalagem da espuma de barbear Precision Foam, da Dr. JONES.

Para o homem mais tradicional, a espuma de barbear Precision Foam une o melhor da mousse e do creme para barbear sem abrir mão da tecnologia. Sua fórmula suave contém Glicerina, não resseca e provê ação hidratante que protege a pele e torna a passada da lâmina menos traumática.

Comprar

|

Foto/Destaque: Karolina Grabowska | Pexels.