Como escolher o melhor perfume masculino (I)
Na hora de escolher o melhor perfume, você tem de levar em conta sua personalidade, seu estilo de vida e a concentração que mais se adequa a eles. Confira as dicas da Dr. JONES para você ficar mais cheiroso — e sem erros!
28/09/2023
Apesar do calorão que anda fazendo por aí 🫢, vamos nos ater à tradição: a primavera chegou e é a estação das flores, dos aromas… e dos perfumes.🌹🌺
Por conta disso, inspirados pela nova estação, trazemos aqui a primeira parte de um guia prático para você saber como escolher o perfume masculino ideal para sua personalidade — e o que é melhor: dá para recorrer a ele o ano inteiro.😏
O que é perfume?
Imagem: ilustração por IA (Midjourney), embalagem fictícia. Autor: João Marinho.
Parece bobagem perguntar, né? Mas conceitos são importantes.
A palavra “perfume” vem do latim per fumum, que significa “através da fumaça”.
Isso tem relação com a queima de incensos, resinas e madeiras, que antigamente era a maneira mais tradicional de as pessoas experimentarem fragrâncias agradáveis.
Só depois que a expressão foi ‘importada’ para se referir aos líquidos que, aplicados no corpo ou nos ambientes, deixam aquele cheirinho gostoso.👃
Quais os perfumes que mais fixam?
Ahá! Essa é uma pegadinha.
Na verdade, existe uma classificação dos perfumes, que tem a ver com a concentração de compostos aromáticos, ou óleos essenciais, que contêm.
Essa concentração afeta tanto a intensidade quanto a duração do aroma na pele — e se você é como eu, já deve ter se perdido entre nomes como “eau de toilette” e “deocolônia”. Chega de dúvidas, então!
1. Parfum (Perfume)
Imagem: ilustração por IA (Midjourney). Autor: João Marinho.
O perfume, perfume mesmo, é caro, mais difícil de ser encontrado e muito concentrado em termos de óleos essenciais.
Por causa dessa concentração, que é acima de 20% e pode chegar a 40%, ele dura muito na pele: 10, 12 horas, até o dia inteiro.
Também tem menos solvente — os mais utilizados na perfurmaria são uma mistura de álcool e água deionizada — e, por isso, acaba sendo bacana para pessoas com pele sensível.
O perfume puro tem de ser usado em pequenas quantidades, porque evidentemente tem uma fragrância bem forte.
2. Eau de parfum – EDP (Água de perfume)
É o segundo tipo com mais concentração, entre 15 e 20%. A fragrância é mais suave que a do perfume puro e dura entre 6 e 8 horas.
O preço é mais em conta, mas ainda um tanto elevado. Por isso, e pela força da fragrância, o EDP tende a ser indicado para a noite, eventos formais e ocasiões especiais.
Mystère Royal 084, da O.U.i: um EDP. Foto: O.U.i | Reprodução.
3. Eau de toilette – EDT (Água de banho)
A concentração aqui varia entre 5 e 15%. É uma das versões mais comuns do mercado e, por muita gente, é considerada um ‘daywear’, ou seja, para ser utilizada durante o dia.
A duração normalmente fica entre 3 e 5 horas e pode ser utilizado diariamente. Os preços costumam ser mais acessíveis que os de concentrações superiores.
4. Eau de cologne – EDC (Água-de-colônia, ou simplesmente colônia)
Rummo Desafio, da Eudora: uma colônia. Foto: Eudora | Reprodução.
O nome “Colônia” vem de uma cidade alemã, onde foi desenvolvida a fórmula desse composto, que fica entre 2 e 5% de concentração.
As fragrâncias, que duram entre 2 e 4 horas, são mais suaves e frescas, ideais para tempos quentes e para serem usadas durante o dia, inclusive em reaplicações.
Além disso, os preços tendem a ser significativamente mais acessíveis.
Um adendo é que hoje, muitas vezes, a palavra “colônia” se refere a qualquer fragrância leve, independentemente da concentração — mas, mesmo assim, há sempre a tendência de que seja menor que um EDT, justamente para dar essa leveza.
No Brasil, temos ainda a deo colônia (ou desodorante-colônia), que fica a ‘meio caminho’ entre a colônia e o eau de toilette.
Ela, na verdade, é equivalente ao próprio EDT, só que com um ativo desodorizante que, além de proteger contra odores corporais, ajuda a dar uma maior sensação de frescor.
O mesmo princípio é válido para a categoria deo parfum, que ficaria entre o eau de parfum e o perfume.
5. Eau fraîche | Body splash
São os produtos mais acessíveis e os com menor concentração de óleos essenciais — e, como duram entre 1 e 2 horas, podem ser reaplicados ao longo do dia.
O body splash, também chamado body mist, tem concentração tipicamente abaixo de 5%, embora alguns cheguem a 7%.
O eau fraîche (em português, “água fresca”) é semelhante, mas há algumas diferenças na formulação e na concentração, que costuma ficar entre 1 e 3%.
Ambos os tipos são geralmente utilizados logo após uma ducha, para prolongar a sensação de banho tomado.
Malbec Bleu, de O Boticário: uma desodorante colônia. Foto: O Boticário | Reprodução.
A fixação depende só da concentração?
Na verdade, há outros fatores que interferem.
Um deles é a família olfativa, tema da próxima matéria desta série. Já dando um spoiler, quando a fragrância é mais fresca, como um cítrico, tende a durar menos que uma mais ‘pesada’, como um amadeirado, por exemplo — independentemente da concentração.
A qualidade da essência também interfere, além da condição da pele: se ela está hidratada, a fragrância tende a durar mais.
Se a pessoa suar, pode diminuir a duração da fragrância, mas, ao mesmo tempo, devido ao aumento da evaporação no corpo quente, intensificar o cheiro por um período. Por isso, algumas funcionam melhor em temperaturas altas que outras, e vice-versa.
Agora, a concentração é, sim, um ótimo indicativo da duração do ‘perfume’ — você finalmente já sabe que tem vários tipos.
Então, pode ser um bom caminho para você encontrar o aroma que se encaixa no seu modo de ser e no seu estilo de vida.👍
Com colaboração de Carlos Henrique Araújo.
Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.