
Sem água, nosso corpo não funciona direito, e isso é mais grave do que você imagina. Veja aqui quais são os riscos da desidratação, como tratá-la, o quanto você deve beber água e se a hidratação de pele funciona mesmo.
Embora a quantidade varie ao longo da vida, o corpo humano é constituído, na maior parte, por água – e isso, por si só, já é um sinal claro de que ela é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.
Mesmo assim, a desidratação é um problema que é, muitas vezes, ignorado na nossa rotina, visto como bobo ou pouco digno de preocupação. Ledo engano, meu caro.
Sem água, nosso corpo não funciona direito. Isso vai desde você passar um tempo sem ir ao banheiro até perder o fio da meada numa conversa.
Quais são os sintomas de desidratação?
É importante não menosprezar um negócio tão doido quanto a desidratação. Sintomas podem ser os mais diversos e vão muito além de simplesmente ter sede:
- Sentir a boca seca e a própria pele ressecada;
- Aparência com olhos fundos;
- Chorar com pouca produção de lágrimas;
- Produção alterada de suor, ou seja, suar menos que o normal;
- Aumento dos episódios de dor de cabeça;
- Sentir fraqueza, cansaço, sonolência ou tonturas;
- Sofrer de frequência cardíaca alta.
Quando o quadro piora de gravidade, você pode acabar tendo queda de pressão arterial, confusão mental, desmaios, convulsões, chegar ao coma, falência de órgãos e até à morte.

Foto: André Noboa | Unsplash.
Como tratar a desidratação?
Ao longo do dia, é inevitável perder água. Por isso, a reposição diária é fundamental. Beber água é o modo como prevenimos a desidratação e tratamos a do tipo leve. Em casos mais graves, ou desidratação prolongada, é preciso tomar soro intravenoso no posto de saúde.
Em casa, você pode providenciar o famoso soro caseiro, na medida de 1 colher de chá rasa de sal + 2 colheres de sopa rasas de açúcar diluídas em 1 litro de água filtrada ou fervida (essa solução tem validade de 24 horas na geladeira).
Água de coco também é excelente, pois, além de tudo, repõe sais minerais. Bebidas esportivas, como isotônicos, podem ser usadas também, mas não são recomendadas para crianças – e precisam ser intercaladas com beber água pura.
É bom tomar bastante água?
'Bastante' não é bem a palavra. O mais correto é partir da quantidade ideal que seu corpo precisa.
Apesar de muito se falar dos 2 litros de água por dia, essa não é, na verdade, uma fórmula para todo mundo. Afinal, nossos corpos e nossos hábitos variam muito, o que influencia diretamente nossa perda de líquidos.
"Hoje, o recomendado é multiplicar seu peso por 35", explica o educador físico e técnico em nutrição Mike Ribeiro.
Em outras palavras, a quantidade mínima de água que um adulto precisa consumir é de 35 ml para cada 1 kg de peso. Se você pesa 85 kg, precisa tomar pelo menos 2,975 litros de água por dia.
Essa quantidade, porém, também pode variar de acordo com a idade e hábitos. Se você pratica exercícios físicos ou consumiu álcool, vai precisar de mais água, por exemplo. Um bom indicativo é a cor da urina: se estiver bem clara (mas não totalmente transparente), você está no caminho certo.
Hidratação de pele funciona?
Manter a pele hidratada em uma rotina de skincare masculino é, sim, uma atitude em prol da sua saúde e bem-estar, mas não adianta se 'banhar' de hidratante e cuidar só da parte de fora. Na verdade, as hidratações interna e externa são essenciais e complementares – e uma não substitui a outra.
A pele desidratada traz alguns sintomas importantes também: sensação de pele seca, piora na quantidade de oleosidade na pele, coceira no corpo sem relação com infecções, descamação, vermelhidão e aumento da sensibilidade na pele (de forma desagradável, é claro).
Repor a hidratação da pele é, portanto, um trabalho diário e contínuo, fundamental para a sua saúde. É claro que nem todo mundo curte ou tem tempo para passar cremes hidratantes no corpo todo, mas você pode resolver a questão escolhendo um bom sabonete hidratante para a sua pele.
Na parte de dentro, é com você. Na parte de fora, deixa com a gente!
Hidrate no banho:
Foto/Destaque: Ryan Cheng | Unsplash.