O que a desidratação faz no seu corpo

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O corpo humano é constituído, na maior parte, por água (quantidade varia ao longo da vida). Isso, por si só, é um sinal claro de que ela é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.

No entanto, a desidratação é um problema por muitas vezes ignorado na nossa rotina, visto como bobo ou pouco digno de preocupação. Ledo engano, meu caro.

Sem água nosso corpo não funciona direito. Isso vai desde você passar um tempo sem visitar o trono até perder o fio da meada numa conversa.

Quais são os sintomas da desidratação?

A desidratação é um negócio tão doido que os sintomas são os mais diversos. Muito além de sentir sede, são sinais:

  • sentir boca e a pele secas;
  • aparência com olhos fundos;
  • chorar com pouca produção de lágrimas;
  • suar menos que o normal;
  • aquela dor de cabeça chata;
  • sentir fraqueza, cansaço, sonolência ou tonturas;
  • ter aumento da frequência cardíaca.

Quando o quadro piora de gravidade, você pode acabar tendo queda de pressão arterial, confusão mental, desmaios, convulsões, até chegar ao coma, falência de órgãos e morte.

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Como tratar a desidratação?

Se ao longo do dia é inevitável perder água, a reposição diária é fundamental. Beber água é o modo como prevenimos a desidratação e tratamos a leve. Em casos mais graves ou desidratação prolongada, é preciso tomar soro intravenoso no posto de saúde.

Em casa, você pode providenciar o famoso soro caseiro, na medida de 1 colher de chá rasa de sal + 2 colheres de sopa rasas de açúcar diluídas em 1 litro de água filtrada ou fervida (essa solução tem validade de 24 horas na geladeira). Água de coco também é excelente para repor sais minerais.

Bebidas esportivas, como isotônicos, podem ser usados também, mas não são recomendados para crianças e precisam estar intercalados com beber água pura.

Quanta água preciso beber por dia?

Apesar de muito se falar dos 2 litros de água por dia, na real essa não é uma fórmula para todo mundo. Afinal, nossos corpos e nossos hábitos variam muito e isso influencia diretamente na nossa perda de líquidos.

A quantidade mínima de água que um adulto precisa consumir é de 35 ml para cada 1 kg de peso. Ou seja, se você pesa 85 kg, precisa tomar pelo menos 2,975 litros de água por dia.

Essa quantidade varia de acordo com a idade e hábitos. Se você pratica exercícios físicos ou consumiu álcool precisa de mais água, por exemplo. Um bom indicativo é a cor da urina: se estiver bem clara (mas não totalmente transparente), você está no caminho certo.

Hidratação de pele funciona?

As hidratações interna e externa são essenciais e complementares (uma não substitui a outra). A pele seca e desidratada piora o quadro de oleosidade e também é fonte de sensibilidade (coceira no corpo sem relação com infecções e vermelhidão).

Repor a hidratação da pele é um trabalho diário e contínuo, fundamental para a sua saúde. Nem todo mundo curte ou tem tempo para passar cremes hidratantes no corpo todo, mas você pode resolver a questão escolhendo sabonetes hidratantes para a pele.

Na parte de dentro é com você, na parte de fora, deixa com a gente:

Hidrate no banho:

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