Afinal, homem tem pele sensível?

Em fundo branco, dentro de banheiro, jovem asiático de cabelos descoloridos e camisa azul, verifica sua pele ao espelho (o qual não aparece na fotografia), a fim de ilustrar sensibilidade na pele.

Sensibilidade na pele é um problema que pode, sim, afetar a saúde masculina. Por isso, é bom ficar atento aos sinais, às formas de prevenir irritação e outros problemas e onde buscar ajuda se eles aparecerem.

Será que homens têm pele sensível? ‘Sensibilidade’ não parece ser muito a palavra para falar de pele masculina – que, afinal, tende a ser mais espessa que a da mulher.

Ao contrário do que muitos pensam, porém, sensibilidade na pele não tem a ver com espessura, maciez ou delicadeza...

O que é pele sensível?

“Pele sensível é uma pele irritada [...], que reage mais, com coceira e até dor, a fatores físicos e químicos no dia a dia”, explica o dermatologista Renato Lima

No vídeo a seguir, o Dr. Renato esclarece essa e outras dúvidas sobre peles sensíveis no homem, do diagnóstico à prevenção e tratamento. O conteúdo também está disponível no IGTV da Dr. JONES.

Por que a pele fica sensível?

Em foto em fundo neutro, jovem asiático de cabelos escuros médios e camiseta branca põe uma máscara transparente no rosto, em alusão à pele sensível masculina.

Foto: Monstera | Pexels.

Na prática, a pele sensível é caracterizada por uma maior disposição ao aparecimento de dermatites de contato.

Isso pode acontecer em relação à dermatite de contato irritativa, causada por um agente que, ao tocar a pele, causa a sensação de sensibilidade, coceira e vermelhidão (irritação na pele). 

Também pode ocorrer quanto em relação à dermatite de contato alérgica (alergia), que aparece devido a um ‘fator cumulativo’ que causa reação exagerada do sistema imune frente a uma substância ou agente. 

A explicação é que a função da pele é, essencialmente, atuar como uma barreira. Quando essa função começa a sofrer prejuízos e há algum dano, vem a sensibilidade.


Aliás, também não é raro que a sensibilidade seja acompanhada de desidratação, ou seja, a pele perde água. 

Infelizmente, porém, não existe uma única causa para a ocorrência de pele sensível. Produtos que são utilizados no dia a dia, cosméticos, calor, frio ou umidade e até tratamentos dermatológicos podem estar envolvidos. 

A isotretinoína, por exemplo, substância com eficácia utilizada no tratamento da acne severa (cravos e espinhas) pode causar sensibilidade na pele como efeito colateral.

Já as causas internas dizem respeito à predisposição da pessoa, algumas vezes por conta de fatores genéticos. Isso inclui uma maior probabilidade de desenvolver alergias, dermatite seborreica (caspa) e outras condições, como a rosácea

 Subdividida em quatro tipos, a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que cursa com pele sensível, avermelhada, geralmente mais seca e que se irrita facilmente com ácidos e produtos dermatológicos em geral. 

Saiba mais sobre a rosácea, que atinge mais as mulheres, mas também tem uma importante prevalência entre homens – principalmente os de pele clara – no vídeo a seguir, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O que fazer com sensibilidade na pele?

Destaque de jovem loiro, pele clara e rosto molhado, com lago ao fundo, em alusão à hidratação, necessária à pele sensível.

Foto: Christopher Campbell | Unsplash.

Se não dá para evitar 100% a ocorrência de sensibilidade na pele, algumas ações ajudam.

Evitar produtos com fortes componentes alérgenos e usar hidratante para combater o ressecamento ajudam, especialmente para homens que já têm a pele sensível.

Também vale a pena prestar atenção à alimentação, como evitar bebidas muito quentes e alimentos muito condimentados ou ‘ardidos’, como curry, pimenta e wasabi, além do álcool.

Por fim, é claro, não deixe de ir ao(à) dermatologista caso apareçam sintomas como pele avermelhada, coceira, inchaço e ressecamento.

E aí, curtiu? Você tem pele sensível? Comenta com a gente o que faz para cuidar e o que aprendeu com esse conteúdo.

Foto/Destaque: Ron Lach | Pexels.

Leia também: