Como raspar o cabelo com o aparelho de barbear

Foto de homem careca com barba loira, pele clara, olhos azuis, cabeça completamente raspada com lâmina de barbear. Ele usa camiseta cinza, olha para a câmera em frente a fundo branco.

Quer ser um homem careca estiloso? Muitos têm recorrido ao visual ‘liso total’, sem fio de cabelo algum na cabeça – e, para isso, recorrem à lâmina de barbear. Explicamos como fazer o processo com segurança, sem cortes nem irritação no couro cabeludo.

Se você andou perdendo muitos fios devido à queda de cabelo, calvície, ou mesmo por conta de tratamentos de saúde, nem sempre a solução está em buscar formas de como crescer o cabelo. Você já considerou ir para o caminho oposto e assumir de vez a careca?

Muitos homens têm feito essa escolha – e com estilo. Não apenas ir ao cabeleireiro ou barbeiro para deixar tudo bem baixinho ou raspar com a máquina de barbear em casa, mas tirar tudo mesmo com a lâmina e exibir um couro cabeludo lisinho e brilhante.

Fique atento às dicas de como raspar o cabelo com estilo, que podem ajudar também quem só quer tirar parte dele, como fazer um desenho na lateral em casa ou adotar um corte de cabelo undercut mais radical.

1. Deixe primeiro o cabelo baixinho

Homem negro, careca, com cabeça raspada por lâmina, sorri para a câmera, usando, em frente a fundo branco neutro, uma camisa ciano com listras azuis, estampada.

Foto: Charles Etoroma | Unsplash.

Assumir-se um careca estiloso não é um processo que acontece do dia para a noite. 

Então, também não dá para adotar o couro cabeludo 'liso total' começando com a lâmina de barbear, mesmo que você já tenha cabelos curtos.

Afinal, o volume de pelos nas diferentes regiões da cabeça tende a ser maior que na barba, por exemplo. 

Então, é sempre importante ter feito um processo de corte e raspagem anterior, parecido com o que um cara de barba grande precisa fazer se tomou a decisão de migrar para o rosto liso.

Corte com a tesoura, raspe com barbeador elétrico, recorra a um profissional, mas deixe o cabelo o mais baixinho que puder, bem rente à pele. Isso vai facilitar muito o uso da lâmina para o visual liso.

2. Adote uma boa lâmina de barbear

Mão segura o THE RAZOR, aparelho de barbear da Dr. JONES, em frente a fundo amarelo.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O couro cabeludo é uma região bastante sensível.

Por isso, todo cuidado é pouco para evitar cortes, irritação e até alguns problemas mais sérios: foliculites no couro cabeludo não são legais, e a experiência pode ser bem desagradável.

Então, antes de raspar, verifique o estado da lâmina, porque você vai, sim, precisar de um ótimo aparelho de barbear.

Dica de ouro: quanto mais lâminas o aparelho tiver, melhor. Isso evita as ‘repassadas’ e diminui as chances de irritação. 

Além disso, as lâminas não devem estar gastas e precisam ter uma boa afiação – e, de preferência, o aparelho de barbear deve contar com ‘extras’, como faixa de segurança, fita lubrificante para facilitar o deslizar e boa empunhadura, principalmente para fazer a parte de trás da cabeça.

Nesse sentido, nada muito diferente dos cuidados que você precisa tomar para evitar irritação na pele ao se barbear, né?

3. Use água morna

Homem pardo toma banho em chuveiro. Na foto, vê-se a imagem por trás do box e marcas de sabão.

Foto: Majestic Lukas | Unsplash.

Um bom aparelho de barbear é fundamental, mas você reduz muito seu poder se for usá-lo ‘a seco’, e de novo: o couro cabeludo é sensível e precisa de proteção.

Começar o processo durante ou depois de um banho morno facilita porque abre os poros. 

Caso não seja possível tomar o banho, dá para recorrer a uma toalha mergulhada em água morna, que deve ser posta na cabeça por alguns minutos antes de começar a raspar.

Outra dica importante sobre a água: use e abuse dela para limpar a lâmina de barbear.

Como o volume de pelos costuma ser maior na cabeça, verifique sempre o acúmulo de fios e, quando precisar, água para retirar. Evite apenas dar aquelas 'batidinhas' na cabeça do aparelho de barbear, porque isso diminui a vida útil dele.

4. Passe produtos para o deslizar da lâmina

Sim, você vai precisar de um produto para facilitar o deslizar da lâmina de barbear e, dessa maneira, reduzir o atrito e as chances de irritação.

Uma espuma de barbear ou um balm para barba multifuncional são dois produtos que superajudam, mas precisa ficar de olho na estratégia.

Como a espuma para barba é mais densa, ela pode ser aplicada toda de uma vez, desde que você não a deixe ressecar: se precisar de muito tempo, vá aplicando por partes, de acordo com a região da cabeça que você está raspando. 

O balm tem a vantagem de possibilitar a visualização da área que está sendo raspada. Como ele é absorvido pela pele, porém, o legal pode ser só aplicar na área em que se está passando a lâmina e, depois, ir aplicando de acordo com cada região trabalhada. 

Use e abuse do 'poder deslizante' dos produtos. Se precisar passar a lâmina mais de uma vez ou sentir que precisa reaplicar o produto, reaplique. O importante é ter o menor atrito possível na hora de raspar a cabeça.

Foto de destaque em que se vê uma mão colocando um pouco do THE SHAVING SOLUTION, balm para barba da Dr. JONES, entre os dedos.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

5. Raspe no sentido do crescimento do cabelo

Se você tem dúvidas sobre qual o jeito certo de raspar o cabelo na lâmina, é esse daí, especialmente para quem é marinheiro de primeira viagem. 

Até dá para raspar no sentido contrário: desde que você tenha, antes, raspado no sentido do crescimento e queira apenas fazer uma finalização numa parte específica da cabeça. 

Isso é importante porque, além de ser uma área sensível e sujeita a cortes, raspar a cabeça no sentido contrário do crescimento do cabelo pode diminuir a firmeza da sua empunhadura no cabo do aparelho. Resultado: mais cortes. 

Outra dica importante: fique atento à própria cabeça durante o processo. Procure por coisas como feridas no couro cabeludo, áreas com irritação, caroços ou elevações e evite passar a lâmina lá ou o faça bem gentilmente e com bastante cuidado e produto. 

Aliás, gentileza é a palavra-chave. Estique a pele da cabeça onde for necessário, afaste as orelhas na hora de raspar as laterais, não ponha muita força na lâmina. Cuide da sua careca com muito carinho. 

Se você tiver mais de um espelho, usar um segundo para visualizar a parte de trás também é algo que pode ajudar.

6. Enxágue com shampoo, hidrate e proteja

Terminou o processo? Que tal lavar a cabeça com um shampoo apropriado? 

Foto de destaque, em mesa azul-clara molhada, mostrando a embalagem do ISOTONIC SHOWER GEL, shampoo multifuncional para corpo e barba, da Dr. JONES.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Pera… Carecas usam shampoo? Sim, meu caro. Não é porque há pouco ou nenhum cabelo que problemas como ressecamento, caspa ou dermatite estão afastados. 

Pelo contrário: até por estar mais exposto, a chance de alguns deles atacarem o couro cabeludo é maior.

Uma pergunta muito frequente é o que passar na cabeça após raspar

A dica de ouro é não descuidar da hidratação: use um produto com propriedades hidratantes que acalme a pele (um balm, de novo, pode ser útil) e, depois de absorvido, filtro solar.

Aliás, fica a dica: hidratante e filtro solar na careca sempre! Espere também um pouco antes de expor a careca ao sol. Deixe a pele se recuperar. Se precisar sair sob o sol quente, invista no estilo com bonés, chapéus ou uma boina, por que não?

E aí, curtiu? Comenta com a gente como você faz para ter uma careca lisinha e estilosa nos trinques!

Foto/Destaque: Olha Ruskykh | Pexels.

Leia também:

Receba as matérias mais bacanas no seu e-mail