Por dentro do produto: Bioativo do Himalaia - Dr. JONES

Por dentro do produto: Bioativo do Himalaia

Oriundo da cadeia de montanhas mais alta do planeta, o Extrato do Fruto de Sapindus Mukurossi é o ingrediente que responde pelo nome de Bioativo do Himalaia no gel pós-barba Recharge After-Shave, da Dr. JONES — e você vai saber tudo de bom que essa árvore faz pela sua pele depois de você fazer a barba.

Aqui, no blog da Dr. JONES, já explicamos como ter a melhor experiência com sua lâmina de barbear, desde a preparação do rosto e a forma mais adequada de fazer o corte até à importância de utilizar produtos para barba que confiram lubrificação 👉 Como ter o melhor barbear com a sua lâmina.

Existe, porém, uma verdade incontestável. 

Mesmo com todos os cuidados e um aparelho de qualidade superior, barbear-se não deixa de ser uma agressão à pele masculina. Consequentemente, é importante também cuidar da pele depois de fazer a barba, a fim de evitar  riscos de pele ressecada, irritação, inflamações e até alguns problemas mais sérios, como a foliculite.

Daí, a importância de um bom gel pós-barba para acalmar a pele e ajudar na cicatrização — e nós temos um: o Recharge After-Shave, que, além de deixar sua pele 'zero bala' depois do barbear, revigora e combate sinais de cansaço e envelhecimento, graças a um ingrediente especial: o Bioativo do Himalaia.

O que é o Bioativo do Himalaia?

Folhagem e tronco da Sapindus mukurossi, em meio a outras árvores.

Folhagem e tronco da Sapindus mukurossi. Foto: KENPEI | Wikimedia Commons | Sob licença CC BY-SA 3.0.

No mundo dos cosméticos, o termo 'Bioativo do Himalaia' pode se referir a diferentes extratos obtidos de plantas que nascem na Cordilheira do Himalaia — formação montanhosa entre Índia, Nepal, China e Butão, onde se localiza o Monte Everest — e que têm, cientificamente comprovadas, ações benéficas para a saúde da pele.

Na fórmula do Recharge After-Shave, Bioativo do Himalaia é o 'nome popular' do Extrato do Fruto de Sapindus Mukurossi.

Sapindus mukurossi é o nome científico de uma árvore com propriedades medicinais e de folhas caducas — ou seja, perde todas as folhas em determinada época do ano — que cresce lá no Himalaia em altitudes de cerca de 200 a 1,5 mil metros e consegue sobreviver em solos razoavelmente pobres de nutrientes, como os das próprias montanhas.

Foto de destaque da embalagem do gel pós-barba Recharge After-Shave, da Dr. JONES, dentro da caixa.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

De interesse para os cosméticos e para você estão os frutos, que, em português, costumam ser chamados sabão-da-índia ou amora indiana, entre outros termos. Em inglês, são comuns termos como reetha/ritha, Indian soapberry e washnut.

Esses frutos são bem conhecidos dos povos originários da região, e não têm à toa a relação com "sabão" — presente até no gênero Sapindus, em latim.

É que as amoras indianas são ricas em compostos denominados saponinas, que têm características de um detergente natural. Por isso, são, há milhares de anos, tradicionalmente utilizadas para produzir sabão, para lavar roupas, para remover piolhos e, sim, para limpar a pele!

Outras utilizações da Sapindus mukurossi incluem usar os frutos como expectorante, transformar as sementes em pó para tratar cáries, artrite, constipação, náuseas, resfriados e fazer banho com as folhas para aliviar dores nas articulações e as raízes para tratar reumatismo.

Planta poderosa essa, hein? Se quiser, vale dar uma conferida em todas as propriedades dela neste artigo aqui 👉 Efeitos farmacológicos do Sapindus mukorossi.

Para que serve o Bioativo do Himalaia?

Em prato branco, fotos dos frutos secos da Sapindus mukurossi, que têm aparência de nozes e são marrons.

Frutos secos da Sapindus mukurossi. Foto: Salil Kumar Mukherjee | Wikimedia Commons | Sob licença CC BY-SA 4.0.

As saponinas receberam esse nome porque têm a capacidade de fazer espuma semelhante à do sabão quando agitadas, mas suas propriedades vão bem além disso.

Começa pelo fato de que elas têm a habilidade única de se ligar tanto a moléculas de água quanto a moléculas de gordura, o que lhes confere incríveis poderes de limpeza e emulsificação.

Para a pele do homem, isso é uma excelente notícia porque, graças a essa capacidade, as saponinas do Bioativo do Himalaia são capazes de remover sujeira, oleosidade em excesso e impurezas do tecido cutâneo sem a agressividade dos sabonetes tradicionais que ressecam a pele, porque tendem a manter a umidade intacta.

A limpeza de pele torna-se, assim, mais suave e ajuda na hidratação... e tem mais. É que as mesmas saponinas encontradas no Bioativo têm propriedades calmantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, muito úteis para manter a pele saudável e livre de irritações depois do barbear.

A Sapindus mukurossi também já comprovou ter ação antioxidante e de combate aos radicais livres em diferentes estudos científicos, como um publicado em 2010 pela equipe de Chen Chung-Yi, da Fooyin University, em Taiwan; e outro, de 2017, de Madeha Shah e colaboradores da Quaid-i-Azam University, no Paquistão.

Para você, que está no Brasil, isso se traduz no combate aos sinais de cansaço e envelhecimento precoce da pele masculina, além de uma baita revigorada para ela ficar mais lisinha, suave e bonita. 

Foto da embalagem do Recharge After-Shave, da Dr. JONES, em fundo azul-escuro.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Por fim, vale mencionar que, na fórmula do Recharge After-Shave, o Bioativo do Himalaia, ou  Extrato do Fruto de Sapindus Mukurossi, vem unido a compostos como o Pantenol (Pró-Vitamina B5) e a Glicerina, com tecnologia Long Last Release.

Isso significa que os ingredientes são liberados de forma prolongada e persistente na sua pele, garantindo mais frescor, suavidade e todos os efeitos positivos por muito mais tempo.

Fala aí se não é uma opção de respeito para você finalizar a barba?

Imagem/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance