Qual o melhor sabonete para a pele? - Dr. JONES

Qual o melhor sabonete para a pele?

Com as altas temperaturas do verão, tendem a aumentar a quantidade de banhos e o uso de sabonetes — mas será que isso causa problemas de pele para o homem? Se você souber como usar, não. Vem que a gente explica!

Verão é sinônimo de calor e, para muita gente, mais banho para refrescar — e mais banho pode significar aumentar o uso do sabonete, esse elemento praticamente indispensável nas idas ao chuveiro.

Vêm, porém, as dúvidas: usar o sabonete mais vezes pode fazer mal para a pele masculina? Como escolher o melhor sabonete e evitar, por exemplo, a pele ressecada? Dá para considerar o sabonete parte do skincare masculino? Explicamos tudo a seguir. 🫡

Sabonete pode fazer mal para a pele?

Ilustração de homem jovem, cabelos escuros e olhos azuis, com o rosto coberto por espuma de sabonete, olhando para a frente.

Ilustração gerada por IA, via Midjourney por João Marinho.

Não, não é verdade que o uso do sabonete, por si só, cause problemas para a pele.

Isso é válido mesmo no verão, quando a quantidade de banhos e de uso do produto tendem a aumentar.

Agora, indiretamente, há sabonetes que ou pela formulação ou pelo uso incorreto — por exemplo, fazer a limpeza de pele no rosto com um sabonete que foi formulado apenas para corpo — podem remover a oleosidade da pele e deixá-la mais seca e mais sensível ao sol.

Para evitar isso, é sempre bom observar os ingredientes utilizados no sabonete, qual a indicação de uso do produto e se ele é adequado para o seu tipo de pele. 🧐

Descubra seu tipo de pele

O primeiro passo para escolher um bom sabonete masculino é, portanto, saber seu tipo de pele. Para ajudar nisso, já temos um artigo aqui no blog da Dr. JONES 👉 Pele oleosa, mista, seca ou normal? Descubra o seu tipo.

Agora, o ponto importante que vale mencionar é que nosso artigo tem como foco a pele do rosto, e a pele do corpo é outro assunto... É possível, por exemplo, ter pele oleosa no rosto e seca no restante do corpo, sabia?

Então, o interessante é você aplicar o que aprendeu sobre tipos de pele tanto para o corpo quanto para o seu corpitcho — e aí, sim, escolher o sabonete de acordo com a função e área para a qual ele foi destinado.

Vamos pegar o exemplo do homem que tem pele oleosa no rosto, mas seca no restante do corpo. Bom, se ele for comprar um sabonete facial, vai precisar escolher um produto do tipo oil free (sem óleo na formulação, ou em baixíssima quantidade) ou oil control (controla o excesso de oleosidade) para evitar que seus poros fiquem entupidos e causem problemas como a acne, por exemplo.

Agora, se ele for comprar um sabonete para o corpo, aí vai precisar adquirir um produto que contribua para equilibrar a pouca produção de óleo (sebo), que é uma característica da pele seca e que, se deixada ao deus-dará, pode causar problemas como irritação na pele, coceira e descamação.

Ilustração de homem jovem, pele clara e barba por fazer, de olhos fechados, cabelos escuros e curtos, recebendo um 'jato' de espuma de sabonete no rosto e pescoço.

Ilustração gerada por IA, via Midjourney por João Marinho.

De olho na fórmula do sabonete

Independentemente do tipo de pele, também é interessante ficar de olho em alguns ingredientes e características das fórmulas que, por serem mais abrasivos, podem causar danos especialmente à pele sensível.

Produtos com fragrâncias sintéticas pronunciadas, com alto pH e forte presença de sulfatos, por exemplo, podem irritar peles sensíveis e estão mais ligados à remoção da oleosidade natural.

Na dúvida, procure sempre produtos que tenham sido formulados respeitando o pH natural da pele e com ingredientes mais leves, naturais, hidratantes e que sejam biofuncionais.

Alguns desses ingredientes ‘do bem’ são a Aloe Vera, que hidrata e suaviza a pele; a Glicerina, um hidratante natural que confere maciez; óleos vegetais, como o Azeite de Oliva; Vitamina E, que tem uma poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória; e Manteiga de Karité, rica em gorduras saturadas e ácidos graxos que combatem o ressecamento da pele.

Outras menções honrosas incluem a hamamélis e os ácidos salicílico e glicólico, que têm ação no controle da oleosidade e suavização da pele; e extratos de plantas como camomila, erva-cidreira e calêndula, que têm efeito comprovado sobre peles sensíveis.

Dr. JONES: sabonetes em barra 100% vegetais

Para sua sorte, a linha Corpo da Dr. JONES oferece duas opções com características cientificamente comprovadas dos ‘sabonetes do bem’. Veja se não vale a pena convidar um deles para seus banhos extras neste verão.🧼

O sabonete em barra Hydra Soap contém Vitamina E e Manteiga de Karité. Ele suaviza, refresca e é perfeito inclusive para atletas e homens que tendem a transpirar mais.

Foto em destaque do sabonete em barra Hydra Soap, da Dr. JONES, com fundo quadriculado amarelho e azul.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Sua fórmula também ajuda a fortalecer a barreira natural da pele, que assim ganha uma ‘mãozinha’ na capacidade de reter a hidratação e evitar o ressecamento.

Já o Charcoal Body Soap traz, além da própria Manteiga de Karité e da Glicerina, que lhe conferem uma poderosa ação hidratante e emoliente, o Carvão Vegetal ativado (Charcoal Powder), última palavra em cuidados com a pele.

Foto em destaque do sabonete em barra Charcoal Body Soap, da Dr. JONES, com fundo escuro e coberto de espuma.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O Carvão Vegetal promove uma profunda limpeza de pele, removendo impurezas, ajuda a restaurar o equilíbrio natural e até mesmo contribui para tonificá-la, o que deixa por mais tempo aquela sensação gostosa do pós-banho.

Foto/Destaque: Ilustração gerada por IA, via Midjourney por João Marinho.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance