Coceira na barba? Saiba como resolver

Foto: krakenimages | Unsplash.

Meus parabéns. Depois de muito tempo, você finalmente tomou a decisão de ostentar uma bela barba por aí… e agora já está a ponto de desistir porque está coçando como o inferno! Nada de pânico, companheiro. Estamos aqui para te ajudar.

Barbados de primeira viagem

Se você nunca usou barba antes, a coceira pode vir da ‘virgindade’ de barba mesmo. Primeiro, porque a pele do seu rosto simplesmente está acostumada a viver livre de pelos.

Segundo, tem o efeito do barbear. A pele pode ficar irritada por causa do atrito da lâmina e, além disso, o barbeador deixa os fios afiados e pontudos quando os corta. Quando começam a crescer, eles irritam ainda mais a pele. 

O resultado é uma coceira braba, principalmente na fase em que a barba está ficando cheia. Se o pelo encravar, é pior ainda.

Barbados sêniores

A barba coçando também é um problema que pode aparecer em quem já usa há algum tempo. Nesse caso, as razões podem ser ressecamento e sujeira.

O ressecamento pode acontecer tanto na pele embaixo da barba quanto no pelo, e o motivo é basicamente o mesmo: à medida que o pelo vai crescendo, a pele do rosto não consegue mais hidratá-lo com seu sebo natural. Se sua barba é muito longa, você já deve ter notado que, com o tempo, o pelo começa a ressecar e arrepiar.

O problema é que isso deixa a própria pele mais vulnerável a ficar seca, e quase todo mundo já experimentou o efeito de uma pele ressecada, não? Quando vai à praia e fica muito tempo no sol sem se proteger, por exemplo, coça e descama mesmo.

Aliás, a pele embaixo da barba pode ficar tão seca que acontece a descamação, dando um aspecto de caspa. Embora o fungo que causa a caspa no cabelo também possa atingir a barba, geralmente a ‘caspa’ da barba é ‘fake news’. É a secura. 

Já a sujeira não tem nada a ver com banho. O que acontece é que, no dia a dia, os pelos vão acumulando resíduos do ambiente. Outro foco é a própria renovação da pele, porque as células mortas que são eliminadas podem ficar presas ali também.

Chega de coçar!

Em todos os casos, a melhor solução contra a coceira na barba é ficar atento aos cuidados diários, mantendo-a limpa e com a pele e os pelos hidratados.

O ideal é lavar a barba todo dia com um produto próprio para ela, como o Charcoal Beard Wash – e isso não é frescura, não. Embora pareçam a mesma coisa, o pelo da barba é de uma categoria diferente do cabelo porque seu crescimento sofre ação direta dos hormônios masculinos (pelo androgênico).

Isso dá à barba características específicas, que fazem com que ela ‘não se dê bem’ com sabonetes, shampoos e outros produtos feitos para usar na cabeça. Na verdade, usar esses produtos ali pode piorar o ressecamento, sem falar que a pele do rosto é mais sensível que o couro cabeludo.

O Charcoal Beard Wash ajuda a controlar a oleosidade e reeduca a pele do seu rosto para produzir uma quantidade saudável e normal de sebo, limpa a barba, desembaraça os fios para evitar que fiquem encravados, tira os resíduos e tem agentes hidratantes.

Aproveite os acessórios

Alguns acessórios também são úteis para ajudar na saúde da barba. Quem tem a barba longa ou bem cheia pode usar, por exemplo, um pente para barba, que ajuda a remover a sujeira ao longo do dia. Além disso, principalmente os de madeira evitam o efeito arrepiado.

Por falar em hidratação, o uso diário do The Shaving Solution – Balm para Barbear serve para reduzir o atrito da lâmina, a irritação e para manter a pele bem hidratada e os pelos macios e alinhados. Tudo para uma barba limpa, cheirosa, saudável… e sem coceira.

The Shaving Solution - Balm para Barbear
ar
Receba as matérias mais bacanas no seu e-mail