3 hábitos que pioram a oleosidade da pele

Imagem: jonathan ocampo @johnophoto em Unsplash

Se tem uma coisa que eu tenho certeza é que pelo menos um desses pontos aqui você pratica no seu dia a dia, fala a verdade. Meu amigo, lavar o rosto com sabão de coco não está tornando sua vida mais fácil - e eu vou mostrar por quê.

A pele não é toda igual em cada parte do corpo. Apesar de serem parte do mesmo órgão (a pele é o maior órgão do corpo humano), ela possui variações de tipo, textura, densidade, pH e sensibilidade em várias partes: rosto, corpo, couro cabeludo, pés, joelhos e cotovelos etc.

Cada parte também possui uma ‘história’ diferente para contar. No rosto, a pele está exposta a muito mais agressões que em qualquer outro lugar (exceto se você for careca, mas isso é para um post à parte) e a forma como a pele se protege das agressões é: produzindo óleo.

Vamos para os deslizes?

Imagem: Lumin @lumin em Unsplash

1. Lavar o rosto com o sabonete do corpo

É muito importante dedicar um sabonete facial para a limpeza do rosto, de preferência um masculino, criado para as características específicas da sua pele.

Isso garante que ela vai desenvolver mais resistência para as agressões diárias, o que, a médio prazo, regula a produção de oleosidade.

E na hora que você precisar expor sua pele para agressões mais punks, como frio intenso ou sol escaldante, ela vai se recuperar mais rápido dessas ‘lesões’.

Imagem: Safia Shakil @stapal1 em Unsplash

2. Não esfoliar a pele

Isso é um convite VIP para a oleosidade. A nossa pele possui poros, que precisam estar sempre abertos, para ela ‘respirar’. Ao longo do dia várias impurezas grudam e entopem os nossos poros, principalmente poluição.

Quando os poros estão obstruídos pelas impurezas eles inflamam e dilatam (aqueles poros visíveis na pele). Essa inflamação acaba desregulando a produção de óleo, que aumenta nesses pontos, para combater a agressão.

3. Lavar o rosto várias vezes ao dia

Você já viu que a pele produz óleo como um recurso para se proteger de agressões. Cada vez que você lava o rosto você remove essa proteção natural e, ao primeiro sinal de agressão, ela volta a produzir o óleo.

Como uma criança birrenta que não aceita ser contrariada, vocês entram nesse ciclo sem fim de remover-produzir oleosidade. Mas já que você é o adulto dessa relação, cabe a você educar a sua pele para regular a produção de óleo e aumentar sua resistência natural.

Quando você tem a pele oleosa, em vez de lavar várias vezes ao dia, opte por um gel de limpeza facial com controle de oleosidade. Só ele pode equilibrar a pele dia após dia com o uso, até que ela esteja saudável e sob controle.

Quer cuidar da sua pele com a gente? Confira nosso Gel de Limpeza Facial Charcoal Face Wash e nosso Gel Microesfoliante Facial Isotonic Face Scrub.

Você tem a pele oleosa também? Me conta nos comentários como você cuida dela.