Barbeador elétrico x lâmina de barbear: qual o melhor?
FlaxFlu, Palmeiras ou Corinthians, ervilha ou milho, boxer ou samba-canção… poucas situações dividiram tanto a opinião masculina quanto a dúvida: compro um barbeador elétrico ou um aparelho de barbear?
De maneira totalmente imparcial (sic), resolvemos levantar cada ponto e diferença entre um e o outro. Pesquisamos modelos, ouvimos relatos, realizamos testes e aqui está o resultado:
1# COMO FUNCIONA O BARBEADOR ELÉTRICO:
O barbeador elétrico realiza o corte em duas ou três direções, num processo muito semelhante ao Edward Mãos de Tesoura.
Com a cabeça do aparelho rígida e bem larga, ele não se adapta aos contornos do rosto. Portanto, para que o ritmo frenético das suas lâminas não corte sua pele, ele possui uma grade de proteção.
Essa grade possui 3 funções: cria um espaço entre lâminas e pele, isola e levanta o pelo a ser cortado e dá uma leve puxadinha nele (ai).
Essa puxadinha compensa o barbear rente que a grade não deixa fazer. Uma escolha de Minerva: corto a pele do Gilberto ou faço o barbear rente que ele quer?* Bem, eles encontraram essa solução aí.
*nome fictício
2# COMO FUNCIONA O APARELHO DE BARBEAR:
O aparelho de barbear tradicional poderia sair perdendo com seu corte em única direção, não fosse o número de lâminas dos aparelhos mais modernos.
É fato: quanto mais lâminas, mais rente o barbear. Você não vê porque o corte ocorre milimetricamente, mas todas as lâminas cortam. Segundo um cliente nosso no facebook, “a primeira faz tchum, a segunda faz tchum tchum” e por aí vai.
Com uma cabeça bem menor, é mais fácil manusear e controlar o aparelho. Se a cabeça é pivotante (gira em torno de um ponto fixo), ainda melhor: não precisa bancar o Bruce Lee (só se quiser) para fazer o contorno do rosto. Ela é bem mais adaptável que qualquer outro método de barbearia.
Essa combinação de cabeça menor e pivotante consegue alcançar os cantos mais difíceis e consegue cortar os fios igual precisão, seja na mandíbula, bochecha, queixo ou bigode.
3# QUAL O MELHOR PARA USAR A SECO:
Sinceramente, nenhum. Não há métodos que sejam amigáveis com sua pele a seco. Em todos os métodos existe um atrito do aparelho que pode ser motivo para irritação.
Quando você faz a barba a seco, também, seus poros estão contraídos e podem estar com impurezas. Esse é um ambiente muito propício para o surgimento de espinhas e poros dilatados (inflamados).
Proteja sempre sua pele com produtos pré-barbear, como as espumas ou os bálsamos transparentes.
4# QUAL O MAIS PRÁTICO PARA O DIA A DIA?
Nosso estudo revelou um resultado surpreendente: o aparelho elétrico de barbear não é mais prático que o aparelho de lâminas tradicional. #shocked
O barbeador elétrico demanda estar carregado (senão esquece o ‘fazer rapidinho a barba aqui’), ocupa mais espaço, como você pode ver não dá para usar a seco também e tem muito mais chances de entupir com pedaços de pelo e produto.
O corte do barbeador elétrico também funciona melhor com a barba previamente aparada, porque precisa isolar e puxar o pelo para fazer o corte.
Já o aparelho de barbear com lâminas (cof, cof) é menor, está sempre pronto, funciona com qualquer tipo e tamanho de barba e ainda dá para fazer rapidinho. Com o produto certo então, nem precisa enxaguar o rosto depois (e ainda sai hidratado).
5# MAS E A NAVALHA?
Olha, ela é ótima, só precisa que você tenha paciência, habilidade, tempo sobrando, coragem, experiência de uso e licença para porte de armas brancas. De resto, muito boa mesmo.