Em fundo laranja, imagem traz embalagens de vários produtos da Dr. JONES em que o Pantenol está presente: Abdoburn; Charcoal Face Wash; Isotonic Shower Gel; gel pós-barba Recharge After-Shave; Amino Water Pomade; e Hair Force.

Por dentro do produto: Pantenol

Utilizado há mais de 30 anos em cosméticos, o Pantenol age como hidratante, umectante e reparador celular – e, por isso, está presente em uma série de produtos para pele, cabelo masculino e até para a barba. Você, porém, sabe de onde vêm tantos efeitos formidáveis?

Se você usa cosméticos masculinos, shampoos e produtos para barba e se interessa em ler as fórmulas, certamente já se deparou com o Pantenol em algumas delas.

Um componente bioativo de incríveis qualidades, o Pantenol é tão utilizado que é comum aparecer até no marketing e nas propagandas, para destacar produtos que fazem bem para a pele masculina ou feminina, ou ainda em produtos para cabelos, unhas e mesmo em medicamentos para cicatrização e tratamento de feridas.

O que é, porém, esse princípio bioativo tão formidável – e que benefícios ele traz? E, afinal, nós o usamos na Dr. JONES? Vem que a gente conta.

O que é Pantenol?

Para funcionar bem e garantir saúde e bem-estar, nosso corpo precisa de uma série de nutrientes nas quantidades ideais, e isso inclui as vitaminas.

As vitaminas são substâncias que atuam em conjunto com algumas outras, chamadas enzimas, e desempenham funções essenciais no controle de atividades das células.

Além disso, as vitaminas precisam estar presentes em pequenas quantidades (excessos de vitaminas não fazem bem) e são obtidas de fontes externas, normalmente via alimentação. Uma exceção é a vitamina D, que pode ser sintetizada a partir da ação da luz solar sobre a pele.

Também denominada ácido pantotênico, a vitamina B5 é uma dessas vitaminas que desempenham funções essenciais no corpo. No caso, da regulação nos níveis de colesterol e produção de hemácias (glóbulos vermelhos) até à síntese, veja só, da própria vitamina D!

Além disso, o ácido pantotênico é um componente natural da pele saudável e essencial para o bom funcionamento dos tecidos epiteliais, grupo do qual a pele faz parte.

A carência da vitamina B5, ou ácido pantotênico, pode causar uma série de problemas fisiológicos e dermatológicos, que vão da despigmentação à descamação da pele.

Aí que entra o Pantenol.

Imagem mostra pequena espátula em destaque, exibindo aspecto e viscosidade do Pantenol (Pró-Vitamina B5), que é um líquido quase incolor que escorre em direção a um tubo branco.

Aspecto e viscosidade do Pantenol. Foto: Viktor Mayer | Wikimedia Commons | Sob licença CC BY-SA 4.0.

Líquido claro, praticamente incolor, sem cheiro e viscoso, o Pantenol é uma provitamina, ou seja, um tipo de substância precursora que, depois de submetida a reações químicas, dá origem a uma vitamina.

No caso do Pantenol, essa vitamina resultante é... tcharam... a B5. Isso justifica um dos outros nomes do Pantenol: Pró-Vitamina B5.

Na indústria cosmética, são usados também, a depender da formulação, D-Pantenol, dexpantenol e versões em língua inglesa, como Panthenol, d-Pantothenyl alcohol, Dexpanthenolum e Dexpanthenol (DCIR), além de outras nomenclaturas mais complexas.

Para que serve o Pantenol?

Quando aplicado topicamente sobre a pele, o Pantenol penetra no tecido e é transformado em vitamina B5 (ácido pantotênico), que, por sua vez, passa a constituir a coenzima A.

Essa coenzima tem papel essencial na síntese de lipídios (gorduras) e de proteínas, o que a torna fundamental para a saúde e regeneração da pele.

Como resultado, o Pantenol tem sido usado no tratamento de várias lesões dermatológicas, de fissuras a dermatites de contato e até queimaduras causadas pelos raios ultravioleta do sol (raios UV).

Não irritante e sem levar à sensibilidade na pele, o Pantenol tem propriedades umectantes e hidratantes profundas de ação rápida, não é gorduroso e estimula a proliferação celular, reduzindo a descamação da pele e promovendo uma cicatrização mais acelerada.

Imagem mostra, em cima de superfície azul coberta de espuma, embalagem do shampoo fortalecedor Hair Force, da Dr. JONES, que contém Pantenol (Pró-Vitamina B5) na formulação.

Hair Force. Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Além disso, há a formação de um tecido de melhor qualidade e resistência, graças a uma estrutura mais compacta da epiderme.

No cabelo masculino e na barba, o efeito do Pantenol, ou Pró-Vitamina B5, é de condicionador.

Ele atua como hidratante e ajuda na retenção da umidade nos fios, tornando-os mais maleáveis e fáceis de pentear ou arrumar.

O Pantenol também ajuda a evitar a formação de pontas duplas e atua a favor do espessamento do fio, promovendo o crescimento e desempenhando um papel contra a queda de cabelo de cabelo.

Na Dr. JONES, o Pantenol aparece em uma série de produtos, como o Abdoburn, o gel de limpeza facial Charcoal Face Wash, shampoo Isotonic Shower Gel e no gel pós-barba Recharge After-Shave.

A Pró-Vitamina B5 também está presente na pomada para cabelo Amino Water Pomade e no novíssimo shampoo antiqueda e fortalecedor Hair Force – o que prova nossa preocupação com a saúde da sua pele e de seus cabelos. Legal, né?

Agora que você já sabe o que o Pantenol faz por sua vida, conta pra gente quais produtos você usa e que mudanças notou na sua pele ou cabelo.

Foto/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados). Arte: João Marinho.

Leia também: