5 produtos que podem fazer mal para a sua barba

Quem ter uma barba saudável precisa investir nos cuidados diários, e isso requer não apenas usar o que é bom, mas evitar alguns erros que podem, inclusive, atrasar seu progresso em direção a uma barba bonita e hidratada. Listamos alguns deles.

Compartilhar:

Para quem quer ser do time dos barbados, é preciso entender dos cuidados com a barba para mantê-la saudável, alinhada e hidratada.

Isso requer algum esforço, e aqui, no blog da Dr. JONES, temos inúmeras dicas de como cuidar e manter um estilo de barba que ‘cai bem’ no seu rosto — mas tem um porém: não basta só fazer o certo; devemos também evitar o errado, que, às vezes, está prejudicando os resultados.

Por isso, hoje, vamos falar de produtos que, muitas vezes, usamos na barba e que podem ser prejudiciais no processo de conquistar aquela barba desenhada e macia.

1. Sabonete comum

Close de mãos, uma branca e uma negra, uma embaixo da outra, segurando quatro sabonetes nas cores bege, rosa, verde e laranja, em fundo laranja.

Foto: Freepik.

A rigor, não tem nada de errado com o bom e velho sabonete, desde que você faça uma boa escolha para a sua pele, claro.

Com a barba, porém, a questão é menos de qualidade do sabonete e mais de adequação.

O sabonete comum, que é pensado e produzido para uso no corpo, não é adequado para o rosto nem para limpar a barba, pois embora a pele ‘seja uma só’, cada região tem suas necessidades e particularidades: é possível até que a pessoa tenha pele oleosa no rosto, mas seca no restante do corpo, por exemplo.

Para a região da barba, é ainda mais importante escolher o produto certo porque não se trata apenas de fazer a limpeza de pele, mas também dos fios e sem ressecá-los —  é aí que muitos sabonetes comuns acabam ‘pecando’, principalmente os que têm um alto valor de pH.

O resultado a médio e longo prazos de usar um sabonete que não foi pensado para esse cuidado pode ser uma barba seca, quebradiça e mais propensa à irritação e coceira.

2. Shampoo para o cabelo

Homem de pele clara, barba por fazer e olhos claros, sem camisa, passando shampoo nos cabelos escuros.

Foto: Valuavitaly | Freepik.

Já que falamos dos fios e da questão do sabonete, vai ser normal que alguém pense que a melhor solução, então, é o shampoo comum!

Tudo é pelo, então, se serve para o cabelo, serve para a barba, não é?

Não, não é.

Só para você ter ideia, além de tender a se enrolar mais, o pelo da barba costuma ser mais espesso que o do cabelo.

Além disso, não há por baixo da barba um ‘couro cabeludo’, como há na cabeça, que shampoos comuns e os especializados, como os shampoos anticaspa, costumam tratar. Então, vale a máxima: necessidades diferentes, produtos diferentes.

Assim como os sabonetes comuns, o shampoo para cabelo pode remover a oleosidade natural e saudável da barba e deixá-la seca e quebradiça.

3. Produtos com alto teor de álcool

Foto de mão de homem de pele clara apertando o 'pump' de um frasco de álcool em gel para passar na outra mão.

Foto: User3802032 | Freepik.

Que álcool demais faz mal, é algo que a gente aprende na vida, hehehe 🤫 — e isso não muda quando falamos de pele e barba.

Na hora de comprar um loção ou gel pós-barba, verifique se o produto que é ‘extremamente refrescante’, na verdade, não tem álcool demais.

Esse excesso de álcool pode deixar a pele seca na região da barba, o que novamente resulta em coceira, irritação e até alergia.

Busque opções com ativos biofuncionais, que não sejam agressivas e contenham agentes hidratantes e cicatrizantes que mantêm sua pele equilibrada.

4. Produtos químicos agressivos

Foto de homem com agasalho amarelo, barba lenhador, cabelos curtos e fundo amarelo segurando um maçarico.

Foto: DCStudio | Freepik.

Produtos para pintar barba ou para clareá-la estão muito na moda, seja por uma questão de estilo, seja porque, no primeiro caso, a pessoa não quer aderir à barba branca ou grisalha.

A prática em si não tem nada demais… Mas é preciso cuidado com os produtos. Daqueles que definitivamente não são adequados para a barba, é melhor passar longe.

Recorrer a um bom barbeiro ou barbeira (já há muitas mulheres na profissão) que entenda desse assunto é uma excelente ideia, principalmente se você não tem certeza ou não se sente seguro em preparar e passar o produto.

Em casos de clareamento ou produtos para alisar barba, que costumam ser mais agressivos, esse cuidado é ainda mais importante.

É precisamente nessa agressividade, presente em vários químicos, que você precisa prestar atenção: ela pode danificar sua barba e sua pele. Então, pesquise bem e converse com o profissional.

Um ponto importante é que, mesmo com o produto adequado para você e um bom profissional, você vai precisar cuidar da barba direitinho depois, porque química é química. Siga as instruções sem ‘trapacear’…

5. Água demais!

Jovem negro sorri enquanto toma banho em chuveiro externo, localizado na praia. Ele tem cabelos curtos e barba por fazer nas laterais, sem bigode.

Foto: DCStudio | Freepik.

Uma dica adicional é você evitar o que se chama overwashing (lavagem excessiva) da barba.

Sim, você deve lavar e hidratar a barba sempre, para mantê-la limpa e livre de resíduos.

O problema do overwashing acontece, porém, quando você faz isso várias vezes no dia sem necessidade — e ainda usando os produtos que não são adequados.

O excesso de lavagem pode acabar removendo a oleosidade natural e saudável da pele e dos pelos da barba, induzindo um ressecamento que pode ter, como efeito rebote, a produção de ainda mais óleo, desequilibrando a área.

Aqui, na Dr. JONES, você foge de tanta ‘dor de cabeça’ recorrendo a produtos para barba que foram produzidos com todo o cuidado para evitar esses problemas que descrevemos.

Temos inclusive produtos multifuncionais, como o balm para barba The Shaving Solution, que tanto condiciona a barba quanto hidrata a pele, e o shampoo Isotonic Shower Gel, que pode ser utilizado no corpo, no cabelo e na barba e deixa todo mundo hidratado e com sensação de refrescância. Confira! 😏