Por dentro do produto: Manteiga de Karité
Hidratante para pele, antioxidante, anti-inflamatório, emoliente. Os poderes da Manteiga de Karité são impressionantes. Saiba mais sobre esse ingrediente utilizado há milênios e os benefícios que ele pode trazer para você.
28/06/2021
Você certamente já deve ter ouvido falar da Manteiga de Karité por aí, não? Encontrada em muitos dermocosméticos e até na ‘forma bruta’ em farmácias, ela tem sido uma das substâncias mais queridas quando o tema são cuidados com a pele.
Vem que eu te conto por quê.
O que é Manteiga de Karité?
A árvore de karité – nome científico: Vitellaria paradoxa; anteriormente, Butyrospermum parkii – é nativa da África. Ela ocorre numa extensa faixa de savana que vai da Etiópia ao Senegal, abrangendo dezenas de países.
A árvore pode viver até cerca de 300 anos, pode chegar a 15 m de altura e demora de 15 a 20 anos para dar o fruto. O karité, ou carité, é um tipo de noz ou castanha que amadurece na estação seca, quando há menos alimentos, mais trabalho e, infelizmente, risco de fome em alguns lugares.
A tradição manda que apenas as mulheres colham e processem os frutos, que só podem ser recolhidos depois de cair naturalmente da árvore.
Foto: Amuzujoe | Wikimedia Commons | CC BY-SA 4.0
Isso rendeu ao karité o apelido de ‘ouro feminino’.
Contendo vitaminas, sais minerais e proteínas, há uma polpa comestível, embora azeda e fina, que envolve uma grande semente.
Essa semente é o ‘ouro’. Depois de extraída da casca dura após fervura e quebrada, torrada e batida com água, libera uma gordura complexa e rica em nutrientes.
É a Manteiga de Karité (shea butter), que pode ser usada na culinária, como cosmético e até para produzir sabão!
Quais os benefícios da Manteiga de Karité?
O mais importante é a hidratação.
A Manteiga de Karité faz parte da categoria dos cosméticos naturais e é uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e hidratantes do mundo.
Na África, além da cozinha, já era usada há milênios para tratar a pele, especialmente a dos bebês.
Além disso, contém antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina A, e um grupo de ácidos graxos que incluem o ômega-3 e o ômega-6 e constituem a chamada ‘vitamina F’, importantíssimos para o funcionamento do corpo e saúde da pele.
Estudos têm demonstrado que a Manteiga de Karité tem também propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar no combate a certas doenças de pele, como dermatite atópica e acne, além de atuar no tratamento de feridas, cicatrizes, queimaduras e no cabelo.
Para que serve a Manteiga de Karité?
Foto: Adam Ford | Unsplash.
O que a Manteiga de Karité faz na pele é criar uma espécie de barreira protetora.
Aliás, o ácido cinâmico, um de seus componentes ativos, funciona como um filtro solar natural, que protege contra as agressões dos raios ultravioleta (raios UV).
Enquanto faz esse trabalho, o lupeol, outro princípio ativo, inibe as enzimas que decompõem as proteínas da pele, combatendo o envelhecimento.
Finalmente, os ácidos graxos retêm a umidade natural, o que possibilita à Manteiga de Karité aumentar a hidratação e a emoliência, melhorando a elasticidade e maciez da pele.
Por conta disso, ela é indicada para tratar ou prevenir a pele ressecada e os efeitos desagradáveis da desidratação, como descamação, sensibilidade, coceira, irritação e até inflamação, podendo compor qualquer rotina de barbear e skincare masculino.
Um ponto a destacar é que essa atuação no combate ao ressecamento da pele, inclusive ao acumulado, que é mais difícil de tratar, não depende do tipo de pele da pessoa.
Seja pele seca, pele oleosa, normal ou mista, a Manteiga de Karité traz benefícios e bem-estar, porque, ao contrário de outros óleos vegetais, deixa um toque seco e suave, em vez de um toque mais gorduroso.
Além de tudo isso, ela tem a praticidade de hidratar até no banho, o que permite que seja utilizada para produzir sabonete natural, como o Hydra Soap – sabonete masculino com Manteiga de Karité da Dr. JONES.
Então, gostou de conhecer mais sobre esse ingrediente? Deixe seu comentário aqui pra gente.
Foto/Destaque: Dr. JONES (todos os direitos reservados).