Cuidados com a barba para homens mais velhos

Assim como o restante do corpo masculino, a barba também passa por mudanças com o avanço da idade, o que requer atenção especial para mantê-la hidratada, saudável e livre de coceira, irritação e até infecções. Explicamos tudo para você!

Compartilhar:

Vai acontecer com todos. Um dia, se tudo der certo e mantivermos os cuidados com a saúde, chegaremos à maturidade — e, se gostamos de usar barba, provavelmente vamos querer manter o estilo também nessa fase da vida.

Será, porém, que muda alguma coisa? Vamos precisar ter ‘cuidados extras’ que não tínhamos quando mais jovens? Vem que a gente explica tudo!

Algumas vantagens de usar barba

Ilustração de homem em três poses, pele branca, regata e agasalho de academia, barba branca, cabelos grisalhos e braço tatuado.

Ter ou não ter barba costuma ser uma questão de gosto pessoal, mas essa discussão às vezes chega à ciência e áreas da saúde.

Há alguns anos, por exemplo, um artigo da CBS News, que contou com os médicos Daniel Yadager e Marie Leger como fontes, sustentava que a barba podia ser um terreno fértil para o crescimento de bactérias, que, transferidas para a boca, podiam causar doenças, além de infecções na pele, como a foliculite.

Já um artigo científico de 2011 publicado pela University of Southern Queensland, da Austrália, argumenta que a barba oferece proteção anti-UV, especialmente em áreas como o lábio superior… e, quanto mais barba, melhor para esse combate aos raios ultravioleta do sol.

O que se tem de consenso, porém, é que não dá para usufruir dos benefícios e deixar as bactérias bem longe sem tomar o mínimo de cuidados com a barba.

A barba envelhece?

Com o avanço da idade, o folículo piloso responsável pelo crescimento de cada pelo da barba também envelhece, como o restante do corpo.

Isso, ao longo do tempo, costuma resultar em ‘barbas ralas’, ou seja, os pelos vão ficando mais finos, crescem mais devagar e estão mais sujeitos à queda ou quebra.

Considere também que a produção de melanina cai, o que faz com que você ostente uma barba grisalha e, depois de uns anos, talvez uma bela barba branca completa.

Fatos sobre os pelos brancos: eles desidratam mais facilmente, têm mais tendência ao frizz e também crescem mais rápido em comparação com os pelos jovens.

No entanto, ao mesmo tempo, como perdem melanina, os pelos brancos também perdem a capacidade de fotoproteção que tinham antes, ou seja, não protegem mais a pele contra os raios UV como costumavam fazer.

Os cuidados com a barba

Esse conjunto de fatores, então, dá a base para os cuidados com a barba que homens mais velhos devem ter.

Ilustração de homem maduro com barba estilo lenhador, pele clara, cabelo aparado nas laterais e grisalhos, mexendo na barba e no bigode.
  • Manter a barba limpa e lavar com frequência: isso evita que sujeira e resíduos se acumulem e causem irritação na pele ou se tornem fontes de infecções
  • Secar corretamente: dependendo do comprimento – principalmente se for barba grande –, é importante para evitar a umidade, que também pode tornar a região propícia à multiplicação de microrganismos
  • Aplicar produtos próprios, como óleo, condicionador e balm para barba — especialmente os que têm proteção anti-UV, como o The Shaving Solution, da Dr. JONES, para controlar o frizz, manter a hidratação e saúde do pelo e ajudar na fotoproteção da pele
  • Não esquecer de escovar ou pentear a barba: as que são maiores precisam desse cuidado para impedir que os pelos fiquem embaraçados, o que acontece mais com os brancos, que tendem a ser mais secos
  • Manter uma alimentação equilibrada: invista em uma dieta rica em vitaminas (A, C, D, E, K, B6 e B12) e proteínas, ácidos graxos e minerais que auxiliam na manutenção da saúde da barba, como ferro, zinco, selênio e cálcio – e não deixe de tomar bastante água
  • Evitar estresse e tratamentos agressivos na barba: homens que adotam estilos de barba compridos, como a barba lenhador, podem se sentir tentados a abusar de tratamentos à base de calor e química para manter os pelos alinhados, mas é importante saber que eles também podem ampliar o processo de envelhecimento
  • Adotar cuidados especificamente voltados para barba branca ou grisalha — e, para isso, já temos um texto aqui, no nosso blog 👉 Cabelo e barba branca ou grisalha? Saiba como cuidar

Seja consistente com esses cuidados. A idade vem, e é preciso entender que há mudanças inevitáveis, mas sempre dá para cuidar da saúde da sua barba e ter um visual arrumado e estiloso na maturidade.

Fotos: Ilustrações geradas por IA, via Midjourney por João Marinho.