Cabelo e barba branca ou grisalha? Saiba como cuidar - Dr. JONES

Cabelo e barba branca ou grisalha? Saiba como cuidar

Foto mostra homem de cabelo grisalho, barba branca e pele clara em frente a paisagem, usando camiseta laranja de gola preta, olhando de frente para a câmera.

Se você é um barbado maduro e já ostenta cabelos brancos e uma barba grisalha – ou toda branca mesmo –, está na hora de tomar alguns cuidados. Uma lâmina de barbear de qualidade, proteção contra raios UV e hidratação são aspectos importantes a observar.

Se há algo implacável, é o tempo. Conforme ele passa, a maturidade vai chegando e precisamos aprender novos cuidados que vêm com essa nova fase da vida. 

Isso é verdadeiro para a atividade física, a saúde de forma geral, a pele – e para os cabelos e a barba, que vão ficando mais grisalhos até se tornarem completamente brancos, e, sim, eles precisam de uma atenção diferenciada.

O que faz a barba ficar branca?

É a perda de melanina, o pigmento naturalmente produzido pelo corpo que dá cor à pele e aos pelos, tanto os da barba e corpo quanto os do couro cabeludo (cabelos).

A queda na produção da melanina ocorre naturalmente com o envelhecimento. Daí, o surgimento dos cabelos brancos. Só que isso não resume a questão.

“Primeiramente, precisamos entender que o cabelo branco, ou pelo branco, não representa apenas a perda de melanina”, explica o dermatologista Renato Lima.

“Existe toda uma alteração na estrutura do pelo. A medula, que é o centro do fio, por exemplo, fica alargada, colapsada, com ‘buracos’ dentro dela. Por sua vez, o córtex fica mais fino. Com tudo isso, o fio começa a mudar sua curvatura e desidrata mais facilmente, com mais tendência ao frizz”, detalha.

Imagem mostra desenho esquemático com as três camadas principais do fio de cabelo: medula (mais interna); córtex (intermediária e principal); e cutícula.

Foto: Betta Fish | KindPNG (Free). Adaptada por João Marinho.

Como cuidar da barba grisalha e cabelos brancos?

Foto de homem de pele clara, barba branca e cabelos brancos, com a cabeça descansando em uma das mãos, camisa social, cotovelo apoiado sobre mesa de madeira.

Foto: Alena Darmel | Pexels.

O que fazer? Tanto o cabelo quanto a barba branca (ou cabelo/barba grisalha) precisam receber mais hidratação.

“O homem precisa investir mais em agentes hidratantes, com produtos específicos, para melhorar a qualidade do fio e controlar o frizz”, diz o Dr. Renato.

É preciso, porém, evitar os exageros.

Se em excesso, óleos para barba, por exemplo, podem ter o inconveniente de causar mais um problema em vez de resolver o outro.

“Independentemente da idade, a tendência majoritária para os homens é a pele oleosa. Demora muito para perdermos essa característica", diz o Dr. Renato.

“Assim, se se aplicam em excesso produtos como óleo ou creme hidratante, pode-se piorar a oleosidade na pele, propiciando o aparecimento de uma dermatite seborreica, por exemplo”, explica Lima.

Nesse caso, uma sugestão da Dr. JONES para quem é barbudo e maduro é um balm para barba multifuncional, que hidrata, condiciona e alinha os pelos da barba, cavanhaque e bigode sem deixar textura pegajosa, além de proteger dos danos do sol e do amarelamento.

Ainda sobre o amarelamento, outra forma de evitar que o efeito desagradável apareça é investir em shampoos para cabelos grisalhos, úteis para a região da cabeça.

Parar de fumar também é uma boa ideia para o homem de barba, já que o cigarro pode deixar barba, bigode e cavanhaque “manchados” e amarelos.

Quanto ao sol, essa deve ser outra preocupação para o cabelo branco masculino. Isso porque, com a perda da pigmentação, os fios protegem menos a pele dos raios ultravioleta.

“Quando o fio perde melanina, ele perde também duas propriedades: primeiramente, a capacidade de fotoproteção. Isso significa que o cabelo branco, por exemplo, protege menos o couro cabeludo dos raios UV”, explica o Dr. Renato Lima.

Em frente a floresta, homem de pele clara, barba branca, cabelos grisalhos loiros e de blusa com corro sobre a cabeça olha de frente para a câmera.

Foto: Victor Vorontsov | Unsplash.

Como consequência, quanto mais cabelos brancos, mais é importante prover proteção extra contra o sol, com produtos próprios e até recorrendo a chapéus, gorros e outras coberturas.

Além disso, explica o Dr. Renato, a proteção térmica da melanina também vai embora: “O cabelo com melanina também faz proteção térmica, ou seja, retém calor”. 

Sem melanina, sente-se mais frio conforme há mais cabelo grisalho masculino – “e, principalmente, quando ele fica todo branco”, explica o dermatologista.

Como tudo isso também se aplica à barba, vale a pena prover a proteção extra contra os raios ultravioleta também para essa região.

Dica: fazer a barba com mais frequência

Finalmente, um cuidado extra que os homens com barbas brancas ou grisalhas devem ter é com a frequência do barbear, independentemente do estilo de barba adotado: barba grande, barba desenhada ou a fazer.

“O pelo branco cresce até 4 vezes mais rápido que o pelo com melanina, segundo a literatura. Então, será preciso barbear-se com mais frequência para manter o desenho e o formato da barba”.

Foto em destaque da cabeça do barbeador THE RAZOR, da Dr. JONES, em fundo azul-claro.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O crescimento mais rápido vale para o cabelo também. Quem tem cabelo grisalho já deve ter notado, por exemplo, que os fios perdem o corte mais rápido. 

Portanto, ir ao salão mais vezes poderá ser uma boa ideia – além, é claro, de investir num bom aparelho de barbear

E então, curtiu? Conta pra gente que cuidados você tem com sua barba ou cabelo grisalho.

Foto/Destaque: Anna Shvets | Pexels.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance