Como tirar frizz da barba

Em artigo sobre como tirar frizz da barba, imagem mostra homem de ascendência árabe e pele clara, barba quadrada e bem alinhada, de olhos fechados e cabelos escuros, virado para o lado direito. Ele usa camisa estampada preta e branca.

Não importa se você tem uma barba lenhador, barba rala, aparadinha com bigode ou é adepto das desenhadas: o frizz na barba pode atacar você! Aprenda a fugir dele e deixar os pelos alinhados, nutridos e suaves ao toque.

Saber como deixar a barba crescer não é muito diferente de decidir ter cabelo comprido.

Tudo começa com a vontade de adquirir um novo look. Depois, você passa a se inspirar em alguns modelos de barba por aí e, finalmente, escolhe qual tipo de barba cai melhor com seu rosto e seus objetivos. Aí, é só deixar a natureza fazer seu trabalho, certo?

Não exatamente, companheiro. Assim como no caso de quem usa cabelo longo, crescer a barba requer planejamento, tempo, paciência – e cuidados. Por isso, vamos abordar hoje um dos piores pesadelos de um homem com barba: a barba com frizz!

O que é frizz na barba?

Em artigo sobre frizz na barba ('barba crespa'), imagem mostra homem fazendo careta, pele clara, barba e cabelos bem desgrenhados e grandes, com bastante frizz, em meio a uma praça.

Foto: Michael Larosa | Unsplash.

Se você não está familiarizado com o termo ‘frizz’, trata-se daquele ‘efeito arrepiado’ que fica nos cabelos e barba, geralmente por conta de maus cuidados. 

Devido ao aspecto, muitos conhecem como ‘barba crespa’, que não é exatamente o termo mais correto.

Isso porque a barba pode ser mais crespa por simples herança genética e nem por isso precisa ser frisada. 

De toda forma, quando aparece num homem de barba grande, o frizz não tem como não ser notado: deixa a dita-cuja meio pontuda, um tanto desgrenhada, dura e até quebradiça, tanto visualmente quanto no toque – e ninguém quer isso, não é?

Não por acaso, o frizz é, ao lado da coceira na barba, uma das principais razões por que um barbudo de primeira viagem decide, do dia para a noite, voltar ao mundo dos rostos lisos. Então...

Como eliminar frizz da barba?

Em artigo sobre como tirar frizz da barba, imagem mostra homem de ascendência árabe e pele clara, barba quadrada e bem alinhada, de olhos fechados e cabelos escuros, virado para o lado direito. Ele usa camisa estampada preta e branca.

Foto: Hamid Tajik | Pexels.

O primeiro passo é entender o que causa o frizz e que ações tomar para evitar o problema. 

Então, preparamos uma lista das principais razões e quais as soluções correspondentes para uma barba alinhada e macia:

  1. Falta de limpeza adequada dos fios e uma limpeza de pele desleixada. Solução: cuidar da higiene e manter a barba e a pele limpas, atentando-se, inclusive, para uma boa rotina de skincare masculino, que também já explicamos como fazer;
  2. Pele ressecada e pelos sem boa nutrição. Às vezes, até mesmo por conta da maior distância do pelo, a pele não consegue mais protegê-lo adequadamente com seu óleo (sebo) natural. Eles ficam secos, ‘arrepiados’ e pode até aparecer uma descamação que lembra caspa na barba. Solução: hidratação em tudo! 
  3. Pelos embaraçados. Exatamente como o cabelo longo, a barba grande também pode sofrer com nós e quebras. Solução: pentear a barba, com um pente próprio para isso. Se forem pentes que ajudam a combater o frizz, como os de madeira, melhor ainda.

Agora, o segundo e mais importante passo é se convencer a usar produtos próprios para a barba. Esses produtos, especialmente formulados para a região, trazem uma série de vantagens:

  • Cuidam da hidratação e da nutrição dos fios, evitando a barba ressecada; 
  • Hidratam e evitam o ressecamento da pele sob a barba, que é mais sensível que em outras regiões do corpo; 
  • Evitam o fechamento dos poros e não enfraquecem os bulbos capilares; 
  • São especialmente formulados para evitar o frizz na barba.

O shampoo para barba Charcoal Beard Wash, por exemplo, usa Carvão Vegetal para remover a sujeira e impurezas da barba, inclusive de poluição, e controla a produção de oleosidade na pele

Ao mesmo tempo, o Charcoal educa a pele a produzir a quantidade certa de óleo e traz agentes hidratantes para evitar o efeito ‘barba espetada’. Resultado: um barbado cheiroso e de respeito, com fios cuidados e sem aquela sensação de pele seca.

Foto do produto CHARCOAL BEARD WASH, da Dr. JONES. A embalagem do produto se encontra sobre uma mesa branca, ciano e roxa, ladeado por um pouco do produto, que faz uma tira em forma de 'S'.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Já o balm para barba The Shaving Solution, que contém Óleo de Café Verde, é multifuncional e serve tanto para retirar os pelos e criar uma barba desenhada, evitando a irritação na pele que pode ser causada pela lâmina de barbear, quanto para cuidar dos pelos. 

Nos fios, ele tem ação hidratante e condicionante que os mantém alinhados, combate o frizz e a ocorrência de pelo encravado, além de proteger a barba dos efeitos nocivos do sol.

Confira mais dicas de cuidados com a barba em casa no vídeo abaixo.

E aí, curtiu? Conta pra gente como você cuida da barba diariamente para mantê-la macia e bem longe do frizz.

Foto/Destaque: Hamid Tajik | Pexels.

Leia também:

Receba as matérias mais bacanas no seu e-mail