Como tirar frizz da barba - Dr. JONES

Como tirar frizz da barba

Não importa se você tem uma barba lenhador, barba rala, aparadinha com bigode ou é adepto das barbas desenhadas: o frizz pode te atacar! Aprenda a fugir dele e a deixar os pelos alinhados, nutridos e suaves ao toque.

Deixar a barba crescer não é muito diferente de decidir ter cabelo comprido. Tudo começa com a vontade de ter um novo visual. Depois, você se inspira em alguns modelos de barba por aí e, finalmente, escolhe qual tipo de barba fica melhor no formato do seu rosto e deixa a natureza fazer seu trabalho.

Só que nem tudo pode ser tão simples... Assim como no caso de quem tem cabelo longo, crescer a barba requer planejamento, tempo, paciência — e cuidados. Por isso, vamos abordar hoje um dos piores pesadelos de um barbado: a barba com frizz!

O que é frizz na barba?

Em artigo sobre frizz na barba ('barba crespa'), imagem mostra homem fazendo careta, pele clara, barba e cabelos bem desgrenhados e grandes, com bastante frizz, em meio a uma praça.

Foto: Michael Larosa | Unsplash.

Se você não está familiarizado com o termo ‘frizz’, trata-se daquele ‘efeito arrepiado’ que fica nos cabelos e barba, geralmente por conta de maus cuidados.

Devido ao aspecto, muitos conhecem como ‘barba crespa’, que não é exatamente o termo mais correto.

Isso porque a barba pode ser mais crespa por simples herança genética e nem por isso precisa ser frisada. 

De toda forma, quando aparece num homem de barba grande, o frizz não tem como não ser notado: deixa a dita-cuja meio pontuda, um tanto desgrenhada, dura e até quebradiça, tanto visualmente quanto no toque – e ninguém quer isso, não é?

Não por acaso, o frizz é, ao lado da coceira na barba, uma das principais razões por que um barbudo de primeira viagem decide, do dia para a noite, voltar ao mundo dos rostos lisos. Então...

Como eliminar frizz da barba?

Em artigo sobre como tirar frizz da barba, imagem mostra homem de ascendência árabe e pele clara, barba quadrada e bem alinhada, de olhos fechados e cabelos escuros, virado para o lado direito. Ele usa camisa estampada preta e branca.

Foto: Hamid Tajik | Pexels.

O primeiro passo é entender o que causa o frizz e que ações tomar para evitar o problema.

Então, preparamos uma lista das principais razões e quais as soluções correspondentes para uma barba alinhada e macia:

  1. Falta de limpeza adequada dos fios e uma limpeza de pele desleixada. Solução: cuidar da higiene e manter a barba e a pele limpas, atentando-se, inclusive, para uma boa rotina de skincare masculino, que também já explicamos como fazer;
  2. Pele ressecada e pelos sem boa nutrição. Às vezes, até mesmo por conta da maior distância do pelo, a pele não consegue mais protegê-lo adequadamente com seu óleo (sebo) natural. Eles ficam secos, ‘arrepiados’ e pode até aparecer uma descamação que lembra caspa na barba. Solução: hidratação em tudo! 
  3. Pelos embaraçados. Exatamente como o cabelo longo, a barba grande também pode sofrer com nós e quebras. Solução: pentear a barba, com um pente próprio para isso. Se forem pentes que ajudam a combater o frizz, como os de madeira, melhor ainda.

Agora, o segundo e mais importante passo é se convencer a usar produtos próprios para a barba. Esses produtos, especialmente formulados para a região, trazem uma série de vantagens:

  • Cuidam da hidratação e da nutrição dos fios, evitando a barba ressecada; 
  • Hidratam e evitam o ressecamento da pele sob a barba, que é mais sensível que em outras regiões do corpo; 
  • Evitam o fechamento dos poros e não enfraquecem os bulbos capilares; 
  • São especialmente formulados para evitar o frizz na barba.

O shampoo para barba Charcoal Beard Wash, por exemplo, usa Carvão Vegetal para remover a sujeira e impurezas da barba, inclusive de poluição, e controla a produção de oleosidade na pele

Ao mesmo tempo, o Charcoal educa a pele a produzir a quantidade certa de óleo e traz agentes hidratantes para evitar o efeito ‘barba espetada’. Resultado: um barbado cheiroso e de respeito, com fios cuidados e sem aquela sensação de pele seca.

Foto do produto CHARCOAL BEARD WASH, da Dr. JONES. A embalagem do produto se encontra frente a um fundo geométrico nas cores azul-escuro, branco, amarelo, azul-claro e roxo.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Já o balm para barba The Shaving Solution, que contém Óleo de Café Verde, é multifuncional e serve tanto para retirar os pelos e criar uma barba desenhada, evitando a irritação na pele que pode ser causada pela lâmina de barbear, quanto para cuidar dos pelos. 

Nos fios, ele tem ação hidratante e condicionante que os mantém alinhados, combate o frizz e a ocorrência de pelo encravado, além de proteger a barba dos efeitos nocivos do sol.

Confira mais dicas de cuidados com a barba em casa no vídeo abaixo.

E aí, curtiu? Conta pra gente como você cuida da barba diariamente para mantê-la macia e bem longe do frizz.

Foto/Destaque: Hamid Tajik | Pexels.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance