7 estilos de barba sem bigode para se inspirar - Dr. JONES

7 estilos de barba sem bigode para se inspirar

Usar barba sem bigode pode parecer uma atitude radical para alguns, mas esse desenho de barba pode dar um aspecto bastante moderno e alternativo para você. Confira as nossas dicas e aprenda a cultivar cavanhaques estilosos, mandíbulas demarcadas e outros truques.

Quando falamos sobre barbas, vem à cabeça, para boa parte de nós, um homem com todos os pelos faciais completos: costeletas, pelos na mandíbula, cavanhaque e bigode, independentemente do comprimento.

A verdade, porém, é que existem muitos modelos de barba por aí – e nem todos requerem, digamos, o ‘conjunto’ completo. Você já se perguntou, por exemplo, se usar barba sem bigode pode ser uma boa ideia?

E pode usar barba sem bigode?

Para muitos, a ideia parece até radical, bem mais do que deixar o bigode fininho, por exemplo, ou, no extremo oposto, aderir à barba lenhador.

Isso porque cultivar apenas os pelos do cavanhaque e/ou das laterais tende a deixar o visual mais alternativo e, dependendo do caso, até agressivo.

No entanto, para muitos homens que aderem a esse desenho de barba, é exatamente o efeito que eles procuram.

Outro motivo que leva muito barbado a aderir ao estilo é simplesmente a dificuldade de deixar o bigode crescer.

Embora, para muitos de nós, o mais comum é que o bigode cresça mais rápido que o restante, há casos em que o candidato a barbudo tem um bigode ralo ou, então, que demora a crescer e ficar volumoso.

Nesse caso, simplesmente a pessoa abraça o ‘poder da natureza’ e da genética e manda ver numa barba sem bigode mesmo.

Frente a porta de loja fechada (porta de metal), homem de cabelos curtos e escuros, arrepiados, pardo, vestindo cardigã vermelho e cachecol azul, olha para a câmera. Ele tem barba por fazer nas laterais, sem bigode e pelos mantidos embaixo do lábio inferior ('mosca', ou soul patch).

Foto: Tom Ellefsen | Flickr | Sob licença CC BY-NC-SA 2.0.

Agora, uma dica importante para a barba sem bigode é que ela tende a deixar o rosto, especialmente a região do queixo – para onde costuma chamar a atenção –, parecer mais largo. Isso é determinante na escolha do estilo que se ajusta melhor a você. 

Homens que têm o formato de rosto alongado, como no tipo retangular, ou têm rosto losango (ou ‘diamante’), por exemplo, podem tirar bastante proveito desse estilo para equilibrar as proporções.

Já os que têm formato de rosto quadrado ou redondo podem reforçar – ou, no segundo caso, criar – uma estrutura mais quadrada na mandíbula. Devem apenas ficar atentos com o efeito ‘alargador de rosto’ que mencionamos.

Aliás, Não deixe de ler como ‘casar’ formatos de rosto e barba no artigo que já publicamos aqui no blog.

Como fazer a barba sem bigode?

A rigor, os cuidados são os mesmos que você já tem com a barba completa.

Se for optar por barba grande, lembre-se sempre de limpar e hidratar os fios e usar produtos para barba que evitem o efeito frizz – que fica ainda mais evidente na ausência do bigode.

Barbas curtas sem bigode vão querer uma manutenção mais frequente em termos de corte e, claro, sem desprezar os cuidados com o pelo.

Em todos os casos, também é importante manter a pele do rosto bem cuidada em uma boa rotina de skincare masculino

Como o bigode vai estar ausente e vai ser raspado com frequência, é necessário atentar bem para a hidratação da pele acima do lábio: não é incomum pele ressecada e esbranquiçada na região.

Então, vamos aos modelos de barba sem bigode?

Barba desenhada com cavanhaque curto

Homem negro de camisa marrom listrada olha para a câmera. Ele cabelos curtos, bem raspados na lateral, e barba desenhada sem bigode.

Foto: Pavel Danilyuk | Pexels.

É talvez o modelo de barba mais comum entre os que optam por não deixar o bigode – e tem a vantagem que deixar a mandíbula mais quadrada.

O comprimento dos pelos tanto na lateral quando no cavanhaque pode variar, assim como a largura da faixa de pelos na lateral: mais larga, suaviza os traços.

Barba desenhada com cavanhaque longo

Em meio a campo de flores lilases, homem negro com cabelo raspado na lateral e alto no topo olha para a esquerda. Ele tem barba desenhada na lateral com cavanhaque bem longo, sem bigode e usa um brinco e jaquela de estilo militar.

Foto: Sam Burriss | Unsplash.

É uma variação da anterior e requer certa paciência para conseguir. Aqui, o desenho na mandíbula permanece, mas deixa-se o cavanhaque ultrapassar a linha do queixo.

É uma opção que deixa o formato de rosto mais losangular. Isso pode ser útil para quem tem o rosto quadrado e sente que ele fica muito largo com a ausência do bigode.

Cavanhaque cheio

Homem oriental usa equipamento de telemarketing. Ele veste uma blusa cacharrel marrom e usa cavanhaque cheio sem bigode. Os cabelos são médios, castanhos e lisos.

Foto: Mart Production | Pexels.

Uma opção bem interessante para quem não quer muito trabalho é usar apenas o cavanhaque sem bigode. Quanto mais cheio o cavanhaque, mais alongado o rosto.

O desenho do cavanhaque pode variar e incluir os pelos embaixo do lábio inferior ou não. Quando inclui, o efeito alongado costuma ser mais pronunciado.

Cavanhaque com desenho alto

De camisa verde e óculos do tipo aviador, homem de pele clara e cavanhaque sem bigode olha para a câmera. Ele tem os cabelos crespos com estilo black power. A barba tem alguns grisalhos, e os cabelos são castanhos.

Foto: Efraim Emaki | Pexels.

O cavanhaque pode ser utilizado também para demarcar o queixo, criando uma impressão de que ele é mais fino.

Nesse caso, valem as dicas do modelo de barba anterior. A diferença é que o cavanhaque tem um desenho mais alto, em direção à lateral da boca, formando um ‘tridente’ com os pelos do lábio inferior.

Costeleta com ‘mosca’

Homem maduro de pele clara e óculos quadrados de lentes amareladas olha para a câmera. Ele usa camisa azul, tem a barba no estilo 'mosca' ou 'soul patch' até o queixo e costeletas desenhadas em direção à boca. A barba e os cabelos são castanhos com alguns grisalhos.

Foto: Thomas Hawk | Flickr | Sob licença CC BY-NC 2.0.

O estilo de barba ‘mosca’, moschetto ou soul patch é aquele que mantem apenas o tufo de pelos que nasce no lábio inferior.

Esse tufo pode ficar tanto ‘encostado’ no próprio lábio quando ‘descer’ em direção ao queixo, como na foto, e pode ser combinado com costeletas bem trabalhadas, dando um aspecto bastante moderno.

Estilo Wolverine

De camiseta branca, homem de pele clara imita Wolverine, com as garras do herói e cabelo e barba de mesmo estilo. A barba e os cabelos são castanhos.

Foto: Tim White | Flickr | Sob licença CC BY-NC-SA 2.0.

O estilo ‘Wolverine’ não é uma novidade no mundo masculino, mas se tornou popular graças aos filmes do mutante e ao ator Hugh Jackman, que o usou até fora das telas.

Aqui, a ideia é deixar as costeletas e as laterais bem pronunciadas e cheias – e, além do bigode, retirar o cavanhaque e deixar os pelos ao redor da boca. O efeito é marcante.

Barba por fazer e sem bigode

Jovem de pele clara e cabelos escuros com topete em frente a bosque olha para a câmera. Ele usa camiseta azul e tem a barba sem bigode e a fazer.

Foto: Ana Maria Nichita | Unsplash.

Quem quiser experimentar o estilo de barba sem bigode e tem dificuldade de deixar as laterais cheias pode adotar a versão por fazer.

Esse estilo não deixa o rosto tão marcado e é mais suave, além de ser especialmente útil para quem estiver experimentando ou tem a barba rala ou barba com falhas em outras regiões além do lábio superior.

E aí, gostou? Compartilha com a gente como você usa sua barba sem o bigode – e o que seus amigos dizem do estilo!

Foto/Destaque: Sam Burriss | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance