8 dicas para a barba crescer mais rápido

Para quem sonha com uma barba grande e que chama a atenção, uma série de cuidados com a pele, os pelos e o organismo em geral pode ajudar no crescimento e na qualidade dos fios. Confira algumas dicas essenciais para você ter uma barba e bigode de respeito.

Compartilhar:

Então, você resolveu fazer parte do time dos barbados, está impaciente e quer saber o que fazer para crescer a barba rápido?

Bom, para ter uma barba grande, precisa de paciência, viu? Mas tem, sim, uma série de cuidados que você pode tomar não apenas para estimular o crescimento, mas também para cuidar dos fios no processo — e, assim, ter uma barba bonita ao final. Vem que a gente dá algumas dicas.

 

 

1. Alimentação saudável

Foto de tigela com comida saudável,mostrando pedaços de frango, ovos e vegetais.

Foto: Anh Nguyen| Unsplash.

Ahá! Pensou que ia escapar da dica de saúde, né? Não é o caso, meu chapa. Pode parecer bobagem, mas o que você ingere na dieta pode ter efeito no crescimento da barba, sim.

A principal dica aqui é investir em uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. 

Especificamente, alimentos ricos em vitaminas do complexo B podem ser seus melhores amigos na busca por uma barba comprida e vistosa. Carnes, leite, leguminosas (como feijão e grão-de-bico) e vegetais verde-escuros estão nessa lista.

Preste bastante atenção naqueles que são ricos em biotina — também conhecida como vitamina H ou vitamina B7, considerada parte do complexo B —, como ovos, amendoins e amêndoas.

A biotina é essencial em diferentes funções metabólicas do corpo e está associada a uma melhor saúde do cabelo, barba, pele e unhas, pois contribui para a produção de queratina, proteína que compõe essas partes do corpo.

 

2. Exercícios físicos

Todos sabemos que a atividade física é essencial para uma melhor qualidade de vida, com impactos positivos para  de uma forma geral — e isso inclui a barba.

Organismo mais saudável significa pelos mais saudáveis. Além disso, exercícios físicos regulares aumentam a produção de testosterona no homem, o que dá um ‘plus’ para o crescimento da barba.

3. Cuidados com a pele

Foto de homem de pele clara, barba e cabelos curtos passando creme à base de Carvão Vegeral no rosto.

Foto: Safia Shakil | Unsplash.

Manter a pele hidratada, nutrida e bem-cuidada também contribui para uma barba mais bonita e um bom crescimento dos fios, já que é dali que eles surgem — e você ainda ajuda sua pele a hidratar os fios com seu óleo natural (sebo).

Capriche na limpeza de pele, inclusive. Um gel esfoliante, por exemplo, ajuda a remover as células mortas e contribui para uma melhor circulação sanguínea, garantindo que os nutrientes cheguem à barba.

Também devido à circulação, massagear a região da barba é outra dica legal, especialmente se você utilizar, no processo, produtos que ajudem a deixar a pele mais saudável.

4. Redução do estresse

Ninguém curte ficar estressado, e, para sua barba, isso também não é bom.

O estresse prejudica o crescimento da barba porque causa uma liberação extra de cortisol.

Esse hormônio pode afetar o crescimento dos pelos na barba e no couro cabeludo, aumentando os episódios de afinamento e de queda.

Ficar estressado também tende a restringir a circulação sanguínea, prejudicando a chegada dos nutrientes necessários ao folículo piloso e, portanto, a saúde da barba e o crescimento.

Outro problema do estresse é que muitas pessoas podem sofrer perda da qualidade no sono ou até passar por insônia.

É justamente no sono que nosso organismo executa funções essenciais de recuperação, crescimento e renovação celular, incluindo as células envolvidas na produção dos pelos. Por isso, é uma boa ideia ficar mais de boas, reduzir o estresse e dormir bem.

 

5. Limpeza e hidratação da barba

Jovem negro com cabelos raspados nas laterais e camiseta vermelha lava o rosto e se observa em frente ao espelho do banheiro.

Foto: Curology | Unsplash.

À medida que a barba cresce, você vai precisar se preocupar com o estado geral dela.

Usar produtos para barba, feitos especificamente para ela, é uma boa maneira de manter os pelos saudáveis, hidratados, nutridos e limpos, evitando o acúmulo de sujeira que pode interferir negativamente no crescimento e até a coceira.

Aliás, evite coçar a barba. Isso pode ajudar no aparecimento de pelo encravado, e isso prejudica a meta de uma barba grande também.

6. Redução no cigarro

O tagabismo causa uma série de efeitos indesejáveis no corpo, alguns dos quais atingem diretamente a barba, como restrição da circulação sanguínea e da oxigenação no sangue, impactos negativos na produção hormonal e envelhecimento precoce da pele e dos pelos.

Reduza o cigarro ou, melhor ainda, pare de fumar. Sua saúde física vai melhorar no geral e na barba — e, de quebra, você evita a retenção do cheiro de cigarro na região, que pode ser desagradável.

7. Visitas ao dermatologista

Às vezes, sua barba vai precisar de uma ajuda ‘extra’, como o uso de suplementos específicos e aplicação de substâncias como o minoxidil.

O médico dermatologista é o profissional adequado para receitá-los, se forem necessários. Ele também pode diagnosticar alguma condição de saúde ou evento específico que pode estar afetando negativamente o crescimento da barba, como a alopecia — e receitar o tratamento adequado.

8. Paciência e respeito à genética

Imagem mostrando, de forma estilizada em fundo escuro, a dupla hélice do DNA.

Foto: Anirudh | Unsplash.

Mesmo com todos os cuidados, no limite, é a sua genética que vai determinar, na maior parte, a velocidade de crescimento, até onde vão os pelos e se você vai ter barba falhada ou não.

Tenha paciência para esperar e respeite os limites do corpo: nem todo mundo nasceu para ter barba lenhador.

Barba legal e bem-cuidada é aquela melhor que seu corpo pode produzir — e você sempre pode escolher um estilo de barba adequado para a sua realidade e seu jeito de ser. 😏

|

Imagem/Destaque: ilustração criada por IA, via Midjourney, por João Marinho.