3 estilos de barba para os dias quentes

Manter os cuidados com a barba em dia no calor pode ser mais difícil. Dias quentes podem fazer suar mais e fazer com que a barba acumule umidade e impurezas. É bom trocar o estilo? Se você decidir por isso, temos algumas dicas de tipos de barba para você.

Compartilhar:

Março é um mês em que, na maior parte, ainda vivemos o verão.

O fim do mês marca a transição para o outono, o que, em parte do Brasil, significa queda nas temperaturas… mas esse efeito é gradual — e, enquanto isso, as chuvas nessas mesmas regiões, que tradicionalmente entram no mês frequentes e intensas, “fechando o verão”, aos poucos dão espaço a uma estação mais seca.

Resumindo: sim, você pode passar calor em março e até o começo de abril e pode somar isso a um tempo seco que requer beber mais água e não descuidar da hidratação — mas e se você usa barba? Será que compensa ‘trocar de estilo’? Vem que a gente explica.

Suor e coceira na barba

Homem oriental jovem, com barba a fazer, mostra-se suado, com os olhos fechados. Foto de close-up.

Foto: Nathan Dumlao | Unsplash.

A rigor, não há nada que indique para o homem que ele deve trocar de barba no tempo quente. Bem-cuidada, a barba mantém sua saúde a despeito da temperatura.

No entanto, especialmente os homens que têm mais pelos, transpiram bastante e/ou têm a barba bastante espessa podem experimentar desconforto.

O suor aí é um fator importante, porque, no caso de a região não ser higienizada com frequência, com um shampoo para barba adequado, e não for seca devidamente, a umidade somada ao calor pode aumentar as chances de coceira na barba, irritação e até infecção, afinal, tudo que microrganismos gostam é de um lugar quentinho, úmido e aconchegante para ficar.

Uma maneira de tornar os rituais mais fáceis é escolher por um estilo de barba menos longo e menos espesso, que tem a vantagem de uma manutenção mais fácil. Separamos alguns para você.

Barba curta e cheia

Homem gordo, de camiseta laranja, de pele clara, olhos verdes e barba curta e densa olha para a câmera em frente a fundo azul.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

O estilo de barba curta é um clássico, e bastante popular entre os brasileiros e os clientes da Dr. JONES. ❤

Tecnicamente, trata-se da barba cheia rente ao rosto, distante até cerca de 2 cm da pele, não muito mais que isso.

Além da fácil manutenção, a barba curta tem a vantagem de reter menos calor e umidade que as barbas grandes, o que é ótimo para evitar as complicações ‘caloríficas’ a que nos referimos.

Cavanhaque e estilo Van Dyke

Homem branco e jovem, de olhos claros e cabelos loiros escuros, olha para a câmera usando camiseta branca em fundo branco. Ele tem a barba no estilo Van Dyke, com bigode e cavanhaque desconectado. O bigode é afinado nas pontas, em old style.

Foto: Karlyuvak | Freepik.

Se você tem ou já tentou a barba curta e, ainda assim, sofre com o calor, o cavanhaque pode ser uma boa opção. Já contamos tudo sobre ele aqui 👉 Como cuidar do seu cavanhaque

Tecnicamente, o cavanhaque é apenas a parte da barba que cresce no queixo e em volta do lábio inferior.

Ele pode ser combinado com o bigode ou deixado sozinho — e, para quem, em outras temperaturas, gosta dos estilos de barba longos, tem a vantagem de que se pode deixar crescer mais, porque a região da pele onde nasce é pequena e fácil de higienizar.

Uma variação bem interessante e popular é usar a chamada barba Van Dyke, que recebe esse nome por homenagear o pintor belga Anthony van Dyke, pioneiro do estilo.

Trata-se de deixar o cavanhaque com um pouco mais de comprimento, ‘pontudo’, e um bigode cheio, mas bem aparado e desconectado do cavanhaque. A ‘desconexão’ pode pegar toda a lateral do cavanhaque e ser combinada com um bigode vintage, como o da foto que ilustra esta seção.

Entre as vantagens da barba Van Dyke, está ‘levantar’ os traços do rosto e deixar um aspecto mais jovial, além de a ‘desconexão’ bigode e cavanhaque poder servir de inspiração para a barba longa que você deixar crescer depois.

Também dá para usar o estilo Van Dyke mantendo os pelos do maxilar. Só que aí, muito bem aparados, como se estivessem ‘por fazer’.

Barba por fazer

Homem jovem e negro, de cabelos em estilo black power, olhada para o lado em frente a fundo laranja. Ele tem a barba por fazer e usa dois brincos na orelha.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Por falar nela, a barba por fazer é uma das preferidas em votações, pela facilidade da manutenção e versatilidade. Você pode deixar crescer por alguns dias, e ela terá efeitos diferentes no rosto. Depois, é só tirar de novo e variar, porque cresce rápido.

Para um efeito mais barbado para o calor, mas nem tanto, deixe a barba crescer de 2 a 5 dias naturalmente até pouco antes de se tornar cheia. Depois, mantenha o comprimento cortando os fios ou usando maquininha.

Com um aparelho de barbear de qualidade, use a lâmina para acertar os detalhes e manter um desenho. Como há menos fios, a limpeza da barba é fácil e a retenção de calor e umidade é mínima. 😏