Cuidados com a barba no verão: como mantê-la sempre fresca - Dr. JONES

Cuidados com a barba no verão: como mantê-la sempre fresca

O verão não precisa significar desistir da sua barba por causa do calor. Com algumas dicas, você pode fazer as pazes entre seu estilo, o sol e as altas temperaturas.

A estação mais quente do ano traz mais do que muito sol, praia, lagos, viagens, férias e cachoeiras: para os barbudos, especialmente os que preferem as longas, como a barba lenhador, é um período de muitos desafios porque o calor quase sempre passa a ideia de que é melhor tirar — mas não precisa ser assim.

A barba e os problemas com o sol

De chapéu de palha, rapaz sem camisa, pele clara e óculos escuros, bebe água de coco utilizando um canudo, embaixo de coqueiro.

Foto: Joey Nicotra | Unsplash.

Há, porém, desafios. Com o aumento da temperatura e da exposição ao sol, há pelo menos dois problemas que podem aparecer.

O primeiro é o ressecamento da pele e da barba, fruto da ação dos raios ultravioleta (raios UV).

O segundo é o ‘efeito rebote’ causado tanto pela agressão do sol quanto pela pele ressecada que pode ser resultado dessa agressão.

Isso porque, na tentativa de se proteger, a pele pode produzir mais óleo (sebo) que o de costume, e esse aumento da oleosidade na pele causa muita dor de cabeça em quem já tem a pele oleosa: ele está relacionado a problemas como a piora da acne (cravos e espinhas), por exemplo, e até à maior ocorrência de dermatites, como é o caso da dermatite seborreica.

Pegue essa visão completa e aplique a uma bela barba. De um lado, o barbado em questão vai ter, no comprimento dos fios, pelos mais ressecados. De outro, perto da pele do rosto, a própria barba pode criar uma ‘estufa’ que vai propiciar o aparecimento de espinhas e coceira.

Brabo, né? Por isso é que alguns homens adotam medidas radicais, como raspar a barba, ou simplesmente passar três meses fugindo do verão — mas há como adotar outras estratégias...

Quais os cuidados com a pele no verão?

Homem negro está de robe branco em cima de uma cama, deitado, mãos atrás da cabeça, com creme no rosto e olhos cobertos com rodelas de pepino. Ele tem cabelos curtos, raspados na lateral, e usa barba.

Foto: Tima Miroshnichenko | Pexels.

O primeiro passo é aprender a cuidar do rostinho.

Comece evitando hábitos que pioram a oleosidade da pele, como usar sabonete comum, deixar de esfoliar e lavar o rosto em excesso, várias vezes ao dia.

Além disso, compensa adotar uma rotina de skincare masculino. Além da esfoliação, isso inclui limpeza de pele, tonificação, nutrição e hidratação.

Muita coisa? Na verdade, não: dá para adotar produtos multifuncionais e bastante práticos, como um gel de limpeza, um microesfoliante e um bom hidratante facial.

O skincare é importante porque ajuda a aumentar a proteção natural da pele contra as agressões físicas, como os raios UV e o próprio calor. De quebra, você também fica mais protegido contra microrganismos e poluição.

Como cuidar da barba no verão?

Na hora de fazer a barba, é importante seguir o passo a passo já comprovado para evitar irritação na pele e garantir o bom deslizar da lâmina de barbear, seja para ficar com a cara lisa, definir os traços ou manter a barba desenhada

Isso significa usar um bom aparelho de barbear, espuma ou balm para barba e um pós-barba de qualidade — e nada de se barbear a seco!

Os barbudos de plantão, mesmo os que têm barba rala, também podem contar com produtos adequados para os fios, que mantêm a maciez e cuidam da limpeza e hidratação. O Charcoal Beard Washda Dr. JONES, é um exemplo.

Trata-se de um shampoo para barba com Carvão Vegetal e Pró-Vitamina B5. O primeiro é um dos ativos mais eficazes no controle da oleosidade na barba e na pele, sem descuidar da hidratação nem induzir ressecamento, além de remover impurezas e toxinas.

Imagem da embalagem do Charcoal Beard Wash, da Dr. JONES, com Carvão Vegetal ativado, em fundo geométrico colorido nas cores azul-claro, azul-escuro, roxo, branco e amarelo.

Foto: Dr. JONES (todos os direitos reservados).

Já a Pró-Vitamina B5 reforça as defesas naturais da pele, aumentando sua resistência diante das agressões do dia a dia, além de deixar os pelos mais macios e fáceis de domar. 

Por fim, lembre-se de proteger a barba — e a pele da região — dos raios UV com um produto que contenha fator de proteção solar. Nesse sentido, o balm multifuncional The Shaving Solution, também da Dr. JONES, pode ser o seu melhor amigo.

Tomando esses cuidados, você faz as pazes com sua barba, sua pele e o sol e vai poder curtir o verão ‘à vonts’, sem abrir mão do seu estilo. 🤜🤛

Foto/Destaque: Jakob Owens | Unsplash.

Leia também:

Nossos Produtos

Autocuidado e Perfomance